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Fernandes Rodrigues, José de Jesus

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  • Comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de fitness de localizada
    Publication . Franco, Susana; Rodrigues, José; Castañer i Balcells, Marta
    Este estudo teve como objetivo realizar uma aplicação piloto do novo instrumento desenvolvido, Sistema de Observação do Comportamento dos Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (SOCIF), pretendendo-se identifi car e descrever quais as tendências comportamentais dos instrutores de fi tness nas aulas de grupo, designadamente de localizada. Materiais e Métodos: Foram observadas sessões de localizada, com conteúdo de treino de resistência muscular. Foi efetuado o registro da duração dos comportamentos, através do instrumento SOCIF. Resultados: Foram encontrados valores excelentes de fi delidade intra-observador. Discussão: Verifi cou-se que: quando confrontados os resultados deste estudo com os de outros estudos, independente do contexto, os dois principais comportamentos dos professores, treinadores ou instrutores são a informação e/ou observação, parecendo que os comportamentos restantes apresentam variações em termos de ocorrência; existem alguns comportamentos que os sujeitos nunca manifestaram; os comportamentos positivos predominam em relação aos negativos; as instrutoras utilizam comportamentos que são importantes como estratégias pedagógicas para reter os alunos à prática de exercício, quais sejam, a Afetividade positiva, avaliação positiva, pressão e conversas com alunos. Os comportamentos evidenciam uma variação na sua ocorrência, de sujeito para sujeito. Os comportamentos parecem mudar a sua ocorrência de acordo com as fases da aula. Os comportamentos aparentam ser infl uenciados pela posição de realização dos exercícios. As instrutoras, durante a aula, passam a maioria do seu tempo a realizar exercício físico.Introduction: The aim of this pilot study is to make an application of the new developed instrument Fitness Instructors’ Behaviour Observation System – Group Classes (SOCIF), and to describe which, in Resistance Training classes, the behaviour instructor’s tendencies are. Materials and Methods:There were observed Resistance Training sessions, in group classes, with the content of resistance strength. We registered the behaviours duration through an observation system of the instructors (SOCIF). Results: It was guaranteed excellent values of reliability intra -observer. Discussion: We have concluded that: When we confronted the results of this study with other studies, independently of the context, the two principal behaviours of the teachers, coaches or instructors are Information and/or observation, and the other behaviours present an variable occurrence; there are some behaviours that are never manifested by the instructors; the positive behaviours prevail in relation to the negatives; the instructors use behaviours that are important as pedagogical strategies to retain the participants to the exercise practice, such as positive affectivity, praise, hustle and conversation with participants. The behaviours seem to vary between instructors; the instructors’ behaviour seems to change their occurrence in agreement with the class’ phases. The instructors’ behaviour seems to be influenced by the position of the exercises. The instructors, during the class, spend most of the time in exercise.
  • Validação e desenvolvimento de um sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness
    Publication . Alves, Susana; Rodrigues, José; Balcells, Marta; Foguet, Oleguer; Sequeira, Pedro; Simões, Vera; Franco, Susana
    Este estudo foi realizado com o propósito de desenvolver e validar o sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, assim como realizar uma aplicação piloto do mesmo. No processo de desenvolvimento e validação do novo sistema de observação foram consideradas cinco fases sequenciais. No final deste processo foi estabelecida a validade e fiabilidade de 5 dimensões e 21 categorias de comportamento cinésico dos instrutores, criando-se a versão final deste sistema de observação. Esta versão do sistema de observação foi aplicada num estudo piloto a uma amostra de 12 instrutores de quatro atividades de grupo distintas. Os resultados indicam que o comportamento proxémico dos instrutores pode ser codificado com recurso ao sistema de observação da comunicação cinésica do instrutor de fitness, tendo sido realizada uma análise comparativa acerca da sua intervenção nas diversas atividades, ainda que com uma amostra reduzida.
  • Relação entre expectativas e perceção de treinadores futebol sobre o conteúdo da instrução em competição
    Publication . Santos, Fernando; Louro, Hugo; Lopes, Hélder; Rodrigues, José
    A presente investigação pretende estudar as expectativas e a perceção de treinadores sobre o conteúdo da instrução em competição e verificar de que forma se relacionam. Foram questionados antes e no fim da competição, 4 treinadores de futebol jovem que orientavam equipas que disputavam os campeonatos nacionais de Portugal. Utilizamos para o efeito questionários adaptados e validados para este estudo (Mesquita, Isidro, & Rosado, 2010; Hill & Hill, 2009; Tuckman, Manual of Research in Education, 2002). Os resultados demonstram que os treinadores têm expectativas e auto perceção de emissão durante a competição de instrução com conteúdo psicológico e tático. Apesar de terem sido registadas algumas correlações entre as variáveis estudadas, verifica-se pouca congruência ao nível do pensamento do treinador.
  • Effects of exercise on quality of life in subjects with Alzheimer’s disease: systematic review with meta-analysis of randomized clinical trials
    Publication . Mendes, Mariana; Correia, Érica; Vitorino, Anabela; Rodrigues, José; Cid, Luis; Bento, Teresa; Antunes, Raul; Monteiro, Diogo; Couto, Nuno
    Alzheimer’s disease is a type of dementia that progressively affects memory, thinking, and behavior. It can interfere with daily activities and lead to a decline in cognitive abilities over time. Exercise-based interventions can complement Alzheimer’s disease treatment. Exercise is a valuable tool in all healthcare settings and has shown promise as an effective cognitive improvement intervention for people with cognitive impairments. This systematic review and meta-analysis aimed to analyze the effect of physical exercise on the QoL of subjects with Alzheimer’s disease. A search was performed with the help of the electronic databases PubMed and Web of Science. Randomized controlled trials with exercise-based interventions were selected. Four studies met the inclusion criteria, which included interventions based on exercise. The effects were summarized using standardized mean differences (95% confidence intervals) using random-effect models. The results showed that exercise had no significant effect on the QoL of subjects with Alzheimer. Thus, the effect of exercise interventions on the QoL of patients with Alzheimer’s disease is not conclusive. More research is needed about this topic and the way in which the QoL is assessed; the necessity to conduct an objective way to assess the QoL in this population is mandatory.
  • La conducta de los instructores de Fitness: triangulación entre la percepción de los practicantes, auto-percepción de los instructores y conducta observada.
    Publication . Franco, Susana; Simões, Vera; Castañer, Marta; Rodrigues, José; Anguera, Maria Teresa
    El presente estudio tiene como objetivo relacionar la conducta pedagógica observada, la auto-percepción de los instructores de Fitness así como la percepción de los practicantes sobre dicha conducta con el fin de verificar si estos siguen una misma dirección. Se ha aplicado la metodología observacional sistematizada para analizar sesiones de grupo de Fitness de 62 instructores mediante el sistema de observación SOCIF. Los instructores y 442 practicantes de dichas sesiones respondieron un cuestionario sobre los comportamientos pedagógicos de los instructores, con relación a la auto-percepción y la percepción respectivamente. Los resultados de las asociaciones realizadas han corroborado las constataciones de diversos autores (Chelladurai y Riemer, 1998; De Marco Jr. y Mancini, 1997; Gutiérrez, Pérez y López, 2011; Hanke, 1993; Smith, Smoll y Curtis, 1978, 1979; Tjeerdsma, 1997; Wandzilak, Ansorge y Potter, 1988), pues sólo en parte de los comportamientos pedagógicos la percepción de los practicantes, la auto-percepción de los instructores y la conducta observada tienen una asociación significativa positiva, siguiendo una misma dirección. Se verificó un mayor número de asociaciones significativas positivas entre la conducta observada y la auto-percepción de los instructores que entre la conducta observada y la percepción de los practicantes, siendo el número de asociaciones significativas positivas entre la auto-percepción de los instructores y la percepción de los practicantes aún más inferior.
  • O Feedback Pedagógico em Instrutores de Ginástica Localizada com Diferentes Níveis de Experiência Profissional
    Publication . Simões, Vera; Franco, Susana; Rodrigues, José
    O presente estudo visa caracterizar o feedback pedagógico (feedback) emitido pelos instrutores de Fitness na actividade de Localizada; verificar se existem diferenças significativas, na frequência da emissão de feedbacks em instrutores com diferentes níveis de experiência profissional (instrutor de Fitness com ≤ 3 anos de experiência (grupo A); com > 3 a 5 anos de experiência (grupo B); com > 5 anos de experiência (grupo C)). Materiais e Métodos: a amostra foi constituída por 62 instrutores. Foram realizadas filmagens das aulas, sendo utilizado um sistema de observação composto por 7 dimensões e 24 categorias. Resultados: verificou-se existirem diferenças significativas relativamente à frequência de emissão de feedbacks/minuto, o grupo C foi o que mais emitiu e o grupo B o que menos emitiu. Quanto à emissão de feedback, tanto no grupo A como no grupo C, constatou-se que os tipos de feedback mais emitidos e menos emitidos foram os mesmos. A emissão no grupo B, foi semelhante ao dos grupos A e B, à excepção na categoria prescritivo positivo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas categorias quinestésico e interrogativo. Discussão: foi o grupo B que mais se diferenciou dos outros grupos, no comportamento de feedback observado.
  • Formação de Treinadores Desportivos
    Publication . Sarmento, Pedro; Rosado, António; Rodrigues, José
  • Validação do questionário de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo
    Publication . Simões, Vera; Rodrigues, José; Alves, Susana; Franco, Susana
    O presente estudo tem como principal objetivo construir e validar um questionário, acerca do comportamento de feedback dos instrutores de fitness em aulas de grupo, em duas versões: auto-perceção do instrutor e preferências dos praticantes. Depois de construída a primeira versão do instrumento por um painel de 4 especialistas (validade de conteúdo), a partir do sistema de observação de feedback de instrutores de fitness em aulas de grupo, foi realizada uma aplicação piloto a 50 praticantes de aulas de grupo de fitness, com o intuito de construir uma segunda versão. Depois desta segunda versão ter sido validada por um painel de 5 especialistas (validade facial); foi realizada uma nova aplicação piloto da mesma a 12 sujeitos, praticantes de aulas de grupo e seguidamente testada a fiabilidade do questionário do tipo estabilidade temporal, sendo a última versão do questionário aplicado a uma mesma amostra duas vezes (81 praticantes de aulas de grupo). O questionário apresentou validade e fiabilidade, pelo que está apto a ser utilizado como instrumento de trabalho pelos profissionais da área do fitness, bem como, em futuras pesquisas.- The propose of this study is to construct and validate a questionnaire, of instructors’ feedback behavior in group fitness classes, in two versions: instructors’ self- perception and participants’ preferences. Once made the first version of the instrument by a panel of 4 experts (content validity) considering an observation system instrument enabling to observe the feedback instructors behaviors in fitness group classes, a pilot application to 50 participants of group fitness classes was conducted, in order to make a second version. After this second version has been validated by a panel of 5 experts (face validity) the new pilot version of the questionnaire was applied to 12 participants of group fitness classes. Then the reliability of temporal stability type was tested, and the final version of the questionnaire was applied twice to a 81 group fitness classes participants. The questionnaire presented validity and reliability, so it’s able to be used as an instrument for fitness professionals, as well, in future research.
  • Processo de Pensamento dos Treinadores de Elite no Futebol: Fatores de Treino e Forma Desportiva.
    Publication . Carvalho, Gonçalo; Rodrigues, José
    O presente artigo é resultado de um estudo qualitativo, realizado com foco na problemática “Fatores de Treino no Futebol – Psicológicos, Físicos, Táticos e Técnicos e respetiva Forma Desportiva”. Na sua realização foram entrevistados dez treinadores, com experiência recente na Primeira e Segunda Ligas Portuguesas de Futebol Profissional. Os dados recolhidos foram tratados com recurso ao software MAXQDA 2018®. Da análise efetuada destaca-se que todos os participantes indicam trabalhar os fatores de treino de forma integrada, assumem a importância dos fatores psicológicos e objetivam uma forma desportiva constante. Somos levados a concluir que a abordagem aos fatores de treino relaciona-se com o processo de pensamento do treinador, traduzindo-se na planificação definida, nos pensamentos e decisões interativas, assim como nas suas crenças e reflexões.
  • FITeens Toolkit: promoting health-related behaviors in the educational context
    Publication . García González, Luis; Abós, Ángel; Sanz Remacha, María; Cid, Luis; Rodrigues, Filipe; Rodrigues, José; Carvalho, Gonçalo; Burgueño-Mengíbar, Rafael; Diloy-Peña, Sergio; Mayo-Rota, Carlos; García-Cazorla, Javier; Sevil-Serrano, Javier; Pérez-Ovejero, Daniel; Álvarez Testillano, Isabel; Pablo González, Nuria de; Sanz Prieto, Mariano; Pablo González, Gema de; Rodríguez Fernández, Saturio; Adelaar, Dylan; Bakker, Tessa de; Tilga, Henri; Koka, Andre; Szymánski, Tomasz; Leinonen, Janne; Karhapää, Henna
    Children and adolescents acquire different habits as they grow up. Some of these habits are closely related to health, so acquiring healthy habits can greatly help them lead a healthy and peaceful life in the future, while bad habits can be detrimental to them. For that reason, it is necessary that from the different educational institutions, we help these young people in the acquisition of these habits. The aim of FITeens (Promoting physical activity and healthy habits in sedentary teenagers) project is to pilot an entertaining and engaging educational intervention targeted at teenagers to promote physical activity and healthy habits This first result of the project consists of a comprehensive set of ideas, resources, practices and some examples for Physical Education teachers that will cover the different key behaviors that increase the risk of chronic diseases (physical activity, sufficient sleep, moderate screen time, alcohol and tobacco consumption, and healthy food intake) that can be incorporated into their teaching practice. This toolkit consists of 3 different modules: 1. High schools as effective settings to promote healthy lifestyles. This module covers the importance of schools in the acquisition of healthy habits by adolescents. 2. Motivation as a key to physical activity promotion. This module focuses on the importance of motivation in the acquisition of healthy habits. 3. Health-related behaviors in young people. This module will focus on the key health-related behaviors mentioned above (physical activity, sufficient sleep, moderate screen time, alcohol and tobacco use, and healthy food intake), describing each of them in depth. All of these modules are dedicated to the different health-related behaviors mentioned above. Each of them will have a theoretical explanation, explanatory videos, infographics and learning situations that will support Physical Education teachers in acquiring a broad knowledge of how to get their students motivated to engage in physical activity and acquire healthy habits, making them aware of their importance.