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- Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) ProfessorPublication . Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia MariaNesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadores
- Um estudo sobre a educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelProjeto de caracterização da Educação Pré-Escolar no distrito de Santarém - PROCEP
- Relatório do Projeto "Formar para Incluir"Publication . Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda; Amendoeira, AntónioApresentamos neste documento o Relatório Final do Projeto “Formar para Incluir”, em conformidade com os pontos 3.,4.e 5. do artº13ºdo Regulamento do Concurso Educação Especial2014. Completam-‐se aqui todos os elementos em falta no relatório intermédio, datado de 27 de Abril,assim como se procura fundamentar a análise realizada quer do processo quer dos produtos resultantes deste projeto. Apresentaremos uma descrição analítica dos procedimentos e do conjunto de atividades desenvolvidas, em articulação com os objetivos definidos para o projeto. Apresentaremos também os modos e instrumentos de regulação/avaliação dos trabalhos, assim como os produtos deles resultantes. Incluímos, nos Anexos, exemplares de todos os documentos (informativos,de divulgação, de suporte à avaliação),relevantes para a compreensão do conjunto de ações e reflexões que deram corpo ao projeto.
- Editorial: Investigação e prática profissional: histórias de relação com o saberPublication . Hamido, Gracinda; Luís, Helena
- Um estudo sobre educação de infância no distrito de SantarémPublication . Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, IsabelEm Portugal a educação das crianças antes da sua entrada para o ensino obrigatório sempre ocupou um lugar muito específico e diferenciado em relação aos outros níveis de ensino. Tendo evoluído sem obedecer a uma política educativa previamente definida, a educação de infância tem- se caracterizado por uma grande heterogeneidade, tanto em relação à rede institucional como em relação à formação de educadores.
- Projeto formar para incluirPublication . Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, GracindaO projeto “Formar para Incluir“ tem como objetivo central a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de vários níveis educativos e visando intervenções curriculares, pedagógicas e organizacionais inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre as práticas. Foi concebido numa parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e o Centro de Formação da Lezíria do Tejo, tendo obtido aprovação e financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Educação Especial 2014. Envolveu docentes de todos os Agrupamentos da área de abrangência do referido Centro de Formação.
- Arte, educação e aprendizagem: reflexões em torno do conceito, da prática curricular e da formação de educadores e professores em educação artísticaPublication . Togtema, Ana Margarida; Hamido, Gracinda; Luís, HelenaComeçando por nos situarmos epistemologicamente face à multiplicidade de significados e práticas curriculares associadas à Educação Artística, focamo-nos na prática de Educadores de Infância e Professores do 1o Ciclo do Ensino Básico, colocando-nos na perspetiva de discutir modelos e estratégias que garantam, quer nas práticas quotidianas de Jardins e Escolas, quer na formação de professores: i) a efetiva integração curricular (empreendimento interdisciplinar) das expressões artísticas (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança); ii) a capacitação dos docentes dos pontos de vista epistemológico e atitudinal, técnico e didático- pedagógico. Mobilizamos dados e reflexões da experiência e avaliação resultantes do desenvolvimento, desde 2015, de um projeto de intervenção (I-A) em Educação Artística num Agrupamento de Escolas do concelho de Abrantes. Propomos algumas reflexões com base nas quais seja possível melhor compreender e tomar decisões curriculares em Educação Artística.