Dissertações de Mestrado_ESSS
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- Adaptação e validação de um instrumento para identificação dos modos de escutaPublication . Duarte, JoaquimCom este estudo metodológico, pretendemos validar um instrumento para identificação dos modos de escuta. Após revisão bibliográfica e quadro conceptual, nos quais tivemos em conta, respectivamente, aspectos relacionados com validação de instrumentos e com os modos de escuta ou comunicação verbal, definimos as hipoteses e seleccionámos as variaveis. Como principais indicadores para medir a variavel dependente seleccionámos: Indice de validade de conteudo e Coeficiente de estabilidade ou de concordancia. A metodologia utilizada baseou-se na tradução, adptação, validação e aplicação do questionário de Jacques Chalifour.
- Capacitar a pessoa com hipocoagulação para a gestão e adesão ao regime terapêuticoPublication . Frazão, Inês; Reis, AlcindaNos últimos anos têm-se verificado um aumento significativo na incidência e prevalência das doenças crónicas a nível mundial, bem como em Portugal. Dentro destas estão presentes as doenças cardiovasculares, onde se incluem as que necessitam de terapia permanente com anticoagulantes orais. A implementação do projeto Capacitar = Mais Saúde, na Unidade de Saúde Familiar CampuSaúde, surge da necessidade de intervenção nas pessoas com hipocoagulação, visando a sua capacitação para a gestão e adesão ao regime terapêutico. A scoping review realizada salientou a importância da relação terapêutica estabelecida com a pessoa e que a família deve ser envolvida no processo de cuidados. Enfatizou que a pessoa deve tomar as suas decisões, e que deve ser detentora de informação que as sustente. O enfermeiro especialista em saúde comunitária assume um papel preponderante na promoção da saúde. Face ao exposto, a mestranda realizou uma sessão de educação para a saúde, replicada seis vezes, enfatizando-se os pilares que contribuem para a gestão e adesão ao regime terapêutico. A recetividade das pessoas com hipocoagulação às sessões de educação para a saúde permite prognosticar mudanças efetivas nos comportamentos, visando ganhos em saúde, ou seja, diminuir o risco de formação de coágulos e prevenir hemorragias. In recent years there has been a significant increase in the incidence and prevalence of chronic diseases worldwide, as well as in Portugal. These include cardiovascular diseases, including those requiring permanent therapy with oral anticoagulants. The implementation of the Capacitate = More Health project at the Family Health Unit CampuSaúde arises from the need for intervention in people with hypocoagulation, aiming at their capacity to manage and adhere to the therapeutic regimen. The scoping review emphasized the importance of the established therapeutic relationship with the person and that the family should be involved in the care process. It also emphasized that the person must make his decisions, and that he should have the information that supports them. The nurse specialist in community health plays a leading role in health promotion. In view of the above, the master's degree has done a health education session, replicated six times, emphasizing the pillars that contribute to the management and adherence to the therapeutic regime. The receptivity of people with hypocoagulation to health education sessions can predict effective changes in behaviors, aiming at health gains, that is, the decrease in the risk of clot formation and prevent bleeding.
- Capacitar para bem comunicarPublication . Vicente, Bruno; Santos, Irene; Santiago, ConceiçãoEste relatório tem como objetivo dar visibilidade às intervenções de enfermagem comunitária desenvolvidas no estágio na Unidade de Saúde Pública Zé Povinho. Ao longo do estágio utilizou-se a metodologia do planeamento em saúde. Inicialmente efetuaram-se entrevistas aos informantes chave procedendo-se à análise de conteúdo das mesmas. Desta análise emergiu o diagnóstico de enfermagem com base no modelo de Betty Neuman: “Ameaça à linha de defesa das Ajudantes de Ação Direta relacionada com stressores intrapessoais: obstáculos à comunicação com o idoso/família”. No sentido de enquadrar a prática clínica de enfermagem baseada na evidência recorreu-se à metodologia científica da Revisão Sistemática de Literatura, de forma a capacitar as AAD no processo de comunicação com o idoso em contexto domiciliário. Foi com base nesta evidência que se desenvolveram as intervenções de enfermagem às AAD sendo que a avaliação demonstrou um aumento de conhecimentos destas no processo de comunicação ao idoso. This report aims to give visibility to community nursing interventions developed in stage in John Doe public health unit. Along the stage we used the methodology of planning in health. Initially the Office key informant interviews and the analysis of content of the same. This analysis emerged the nursing diagnosis based on the Betty Neuman: "Threat to the defense of direct action helpers related to stressores people: barriers to communication with the elderly/family". In order to manage the clinical practice of evidence-based nursing appealed to the scientific methodology of systematic review of the Literature, in order to enable the AAD in the process of communication with the elderly in home care context. It was on the basis of this evidence that developed nursing interventions to the AAD and the assessment showed an increase of knowledge of those in the process of communication to the elderly.
- Capacitar para melhor cuidarPublication . Duarte, Mónica; Santos, Irene; Cruz, OlímpiaA responsabilidade de cuidar do idoso dependente cabe à família que, na impossibilidade de assegurar estes cuidados, recorre aos cuidadores formais. No intuito de intervir com Ajudantes de Ação Direta, procedeu-se ao diagnóstico das necessidades formativas através de entrevistas. O projeto “Capacitar Para Melhor Cuidar” teve como objetivo capacitar Ajudantes de Ação Direta nos cuidados de higiene e conforto ao idoso dependente através da promoção do aumento de conhecimentos. O recurso à revisão sistemática de literatura orientada pela questão: “Quais as intervenções de enfermagem que promovem a melhoria dos conhecimentos das AAD no cuidado ao idoso dependente?” evidenciou que estratégias educacionais lideradas por enfermeiros comunitários permitem o aumento de conhecimentos e capacitação dos cuidadores formais. Foram realizadas sessões de formação teórico-práticas destinadas a 24 Ajudantes de Ação Direta. Avaliou-se melhoria de conhecimentos após término das sessões, contribuindo para a aquisição de competências pessoais e profissionais adequadas ao exercício da sua atividade profissional. The responsibility of caring for the elderly dependent on the family, the inability to provide this care, retains the formal caregivers. In order to intervene with direct action helpers, the diagnosis of training needs through interviews. The project "Training For Better Care" was aimed at empowering direct action helpers in hygiene and comfort to the elderly dependent by promoting increased knowledge. The use of systematic review of the literature guided by the question: “What are the nursing interventions that promote the improvement of knowledge of direct action helpers in care when elderly dependent?” showed that educational strategies led by community nurses provide increased knowledge and training of formal caregivers. Were carried out theoretical and practical training sessions aimed at 24 Deputies of direct action. Assessed knowledge improvement after completion of sessions, contributing to the acquisition of personal and professional skills appropriate to the exercise of your professional activity.
- Comer bem, crescer saudávelPublication . Rodrigues, Catarina; Reis. AlcindaA alimentação saudável consiste num fator essencial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. O projeto de intervenção comunitária realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ponte de Sôr teve como foco de intervenção 15 crianças do 1º Ciclo da Escola Básica de Foros do Arrão com a finalidade de promover a sua aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Como metodologia de trabalho mobilizaram-se as etapas do planeamento em saúde e como referencial teórico o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. O Diagnóstico de Saúde realizado permitiu identificar os seguintes diagnósticos de enfermagem: Grupo com excesso de peso e Grupo com obesidade. Tendo em conta esta realidade torna-se essencial desenvolver um projeto de intervenção comunitária “Comer bem, Crescer Saudável”. De forma a dar suporte à intervenção, identificar e analisar as evidências científicas sobre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na promoção da alimentação saudável nas crianças do 1º ciclo, foi realizada uma Scoping Review. Posso concluir que após a intervenção houve um ganho de conhecimentos deste grupo-alvo a nível desta temática. Healthy eating is an essential factor for the development and growth of children. The community intervention project carried out at the Ponte de Sôr Community Care Unit focused on intervention of 15 children from the 1st Cycle of Foros do Arrão Elementary School in order to promote their acquisition of healthy eating habits. As a working methodology, the stages of health planning were mobilized and the Betty Neuman Systems Model as theoretical reference. The Health Diagnosis performed allowed us to identify the following nursing diagnoses: Group overweight and Group obese. Given this reality, it is essential to develop a community intervention project “Eat well, Grow healthy”. In order to support the intervention, identify and analyze the scientific evidence on the strategies used by nurses to promote healthy eating in first cycle children, a Scoping Review was conducted. I can conclude that after the intervention there was a gain of knowledge of this target group on this subject.
- Contributo do acolhimento para a qualidade dos cuidados à pessoa no contexto domiciliário.Publication . Gaspar, Sílvia; Santos, Maria IreneO envelhecimento populacional é uma realidade incontornável, que ocupa um lugar de destaque nas decisões políticas, institucionais e organizacionais, conduzindo inevitavelmente à necessidade de desenvolvimento de novas respostas em saúde. À enfermagem exige-se uma intervenção centrada na pessoa/família e no cuidador informal, que garanta a humanização e a qualidade nos cuidados. O acolhimento do enfermeiro à pessoa no seu domicílio assume uma extraordinária importância, pois permite identificar as necessidades, problemas, angustias e expetativas da pessoa/família e/ou cuidador informal. O projeto de intervenção comunitária desenvolvido, teve como suporte metodológico o Planeamento em Saúde (Nunes, 2016) e visa contribuir para a qualidade do acolhimento de enfermagem à pessoa no seu domicílio, considerando a qualidade dos cuidados de saúde como elemento essencial no desempenho dos sistemas de saúde. No sentido de identificar as estratégias e intervenções de enfermagem a incluir no acolhimento de enfermagem à pessoa no seu domicílio, foi realizada uma Scoping Review, sustentando desta forma a prática baseada na evidência. Palavras-chave: Acolhimento de enfermagem, Pessoa, Qualidade dos cuidados. Population-ageing is an unavoidable reality that has a relevant position in political, institutional and organizational decisions, inevitably leading to the need of the development in new health responses. It is required to nursing an intervention centered in the person/family and informal caregiver that ensures humanization and quality of care. The Patient admission at home assumes an extraordinary importance, as it allows to identify the needs, problems, anguishes and expectations of the person/family and/or informal caregiver. The community intervention project developed, had as methodological support the Planning in Health (Nunes, 2016). This aims to contribute to the quality of nursing care to the person at home, considering the quality of health care as an essential element in the performance of health systems. A scoping review was performed in order to identify the nursing strategies and interventions included in nursing care taking to the person at home, in this way sustaining the evidence-based practice.
- Crianças em movimentoPublication . Rodrigues, Márcia; Reis, AlcindaO projeto de intervenção comunitária realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ponte de Sôr- “Crianças em Movimento” teve como base de intervenção as 15 crianças do 1º ciclo da Escola Básica de Foros do Arrão com idades compreendidas entre os 7 e 11 anos. Como referencial teórico, optei pela perspetiva teórica de Betty Neuman. Como metodologia utilizei as etapas do Planeamento em Saúde. Foram identificados dois diagnósticos de enfermagem o Grupo com Excesso de Peso e o Grupo com Obesidade. Perante esta realidade tornou-se fundamental desenvolver um projeto para promover a prática da atividade física nestas crianças, no qual foram executadas variadas estratégias e atividades. Neste estágio a intervenção foi planeada e desenvolvida, com base na evidência científica identificada a partir de uma Scoping Review. A elaboração do projeto contribuiu para o reconhecimento da importância da promoção da saúde assim como para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária. The community intervention project carried out at the Community Care Unit of the Ponte de Sôr - "Children in Motion" was based on intervention of the 15 children of the 1st cycle of the Basic School of Foros do Arrão, aged between 7 and 11 years. As a theoretical reference, I opted for the theoretical perspective of Betty Neuman. As methodology I used the steps of Health Planning. Two nursing diagnoses were identified: the Overweight Group and the Obesity Group. Given this reality, it became essential to develop a project to promote the practice of physical activity in these children, in which various strategies and activities were performed. At this stage the intervention was planned and developed, based on scientific evidence identified from a Scoping Review. The elaboration of the project contributed to the recognition of the importance of health promotion as well as the development of specialized skills in community nursing.
- Cuidados de enfermagem em cuidados continuados: cada caso é um casoPublication . Gina, MarquesNesta investigação estudámos as assimetrias nas interacções enfermeiro-utente no âmbito dos cuidados de saúde, através de uma estrutura teórica organizada em torno da sociologia da acção, enquanto entendimento da actividade social como um produto da actividade humana. Quisemos analisar a prática quotidiana dos cuidados de enfermagem com o intuito de compreender o processo de cuidados a partir da experiência e do significado subjectivo dos enfermeiros. As questões de partida: As assimetrias veiculadas nas interacções no âmbito dos cuidados de saúde são produtoras de desigualdades sociais? Como é que o enfermeiro gere os processos de saúde, doença no processo de cuidados considerando a existência de assimetria na interacção? Definimos como objectivos: Compreender se as assimetrias nas interacções entre o enfermeiro e o utente em Cuidados Continuados são produtoras de desigualdades sociais; Compreender de que forma o enfermeiro usa o poder no processo dos cuidados de saúde em cuidados continuados. Para observação e análise do fenómeno, seleccionámos um contexto de cuidados continuados integrados, por aí se produzirem relações sociais complexas estabelecidas entre actores mediadas pelas normas orientadoras e a apropriação de significado feita por cada enfermeiro em interacção com os utentes. Este estudo é de caris qualitativo e descritivo. Os dados foram produzidos com recurso à entrevista semi-estruturada submetendo-se o corpus produzido, à análise de conteúdo temática e estrutural que permitiu a observação de regularidades sociais operacionalizadas em características na acção do enfermeiro, cujo conteúdo foi organizado em torno de dois eixos de análise, um por referência à modalidade da acção e outra por referência ao estatuto do utente na acção do enfermeiro. Como principais conclusões destacamos: Pela intersecção do conjunto de características da modalidade de acção: “a prática nunca é a mesma” com o “estatuto singular do utente” as mesmas apontam para características na actuação do enfermeiro que possibilita a edificação de relações que embora sejam assimétricas, afastam a possibilidade da ocorrência de uma desigualdade com princípio nas interacções com os utentes no processo de cuidados em contexto de cuidados continuados. As características do poder afecto a tais características, sugerem que o conhecimento do enfermeiro é parte essencial do seu reconhecimento profissional, mas esse mesmo conhecimento não lhe confere poderes especiais sobre os utentes, antes o seu conhecimento de especialista é de saber-fazer para se adaptar à singularidade de cada situação. Também pela intersecção das características da modalidade de intervenção: “a prática é sempre a mesma” com o “estatuto indiferenciado do utente” compreende-se que a inércia, a certeza, a imposição na acção do enfermeiro potencia a assimetria e a distância social na relação com os utentes; o estatuto passivo do utente no seu processo de cuidados destitui-o de poder e submisso ao enfermeiro. Tais características potenciam as assimetrias de poder tidas como desnecessárias no âmbito dos cuidados de saúde e a um nível ainda que restrito, não deixa de ser possível que sejam objectivadas desigualdades sociais, nas interacções condicionadas pelas características da acção do enfermeiro baseadas na desigualdade da posição do utente na equipa de saúde.In this investigation we tried to study the asymmetries in the interactions between nurse-patient in the scope of the health care, through a theory structure organized within the sociology of action of social activity understanding as a product of human activity. We wanted to analyze and understand the daily practice of nursing care giving within the process of care from the experience and subjective meaning of nurses. Initial questions: Are the asymmetries expressed in the interactions in the scope of heath care producers of social inequalities? How does the nurse manage health processes, disease within the care process taking into consideration the existence of asymmetry in the care? Our objectives: To understand if the asymmetries in the interactions between nurse-patient in Continuous Care produce social inequalities; To understand the way the nurse uses power in the process of health care in continuous care. For the observation and analysis of the phenomenon, we selected an integrated continuous care context, because there are produced complex social relationships established between actors, mediated by guiding norms and the appropriation of meaning by each nurse who interacts with the patients. We considered this qualitative and descriptive study, for the production of data we use the semi-structured interview and for the analysis of the corpus produced, the analysis of content thematic and structural that allowed the observation of social regularities operated in the characteristics of the nurse´s action, which content was organized around two axis of analysis, one by reference to the modality of action and the other by reference to the status of the patient in the nurse’s action. As main conclusions we highlight: Through the intersection of the set of characteristics of the modality of action: “the practice is never the same” with “the singular status of the patient” the same point to characteristics in the nurse performance, which enable the edification of relationships despite being asymmetrical, keep off the possibility of occurring an inequality based on the interactions with patients within the process of care in the context of continuous care. The characteristics of the power inherent to those characteristics, suggest that the knowledge of the nurse is an essential part of his professional recognition, but that knowledge does not coffer to him special powers on the patients, in fact his specialist knowledge is the know how to adapt to the singularities of each situation. Through the intersection of the characteristics of the modality of intervention: “the practice is always the same” with “the undifferentiated status of the patient” we understand that the inertia, the certainty, the imposition in the nurse’s action potentiate the asymmetry and social distance in the relationship with the patients; the passive status of the patient in his care process dismisses him from power and submitted to the nurse. Such characteristics potentiate the asymmetries of power seen as unnecessary in the scope of health care and in a level yet restricted, it is possible that they are embodied social inequalities, in the interactions conditioned by the characteristics of the nurse’s action based on the inequality of the position of the patient in the health team.
- Cuidar em enfermagem na perspectiva do géneroPublication . Dias, HéliaO cuidar representa uma necessidade humana e é reconhecido como o núcleo central da enfermagem. Desenvolve-se uma revisão de literatura sobre o conceito, do ponto de vista teórico e empírico, desde quatro perspectivas: antropológica, filosófica, psicossocial (Patistea, 1999) e ideológica. Esta última inclui uma perspectiva de género, que é recente na investigação em enfermagem, apesar de o conceito de género penetrar e atravessar a história da enfermagem. Por último, discutem-se as tendências de evolução do conceito, quer a nível teórico, quer a nível do questionamento das práticas. Abstract Caring represents an human need and is accepted as the central focus of nursing. This document examines the literature on the concept of caring from anthropological, philosophical, psychosocial (Patistea, 1999) and ideological perspectives. The last one includes a gender approach as a recent concept in nursing research, despite the fact that the concept of gender penetrates through the history of nursing. Lastly, the evolution trends of the concept are debated from theoretical and practice levels.
- Cuidar idosos: uma construção cultural para o estudante de enfermagemPublication . Reis, AlcindaO desenvolvimento desta investigação, processou-se com vista à clarificação dos significados atribuídos pelos estudantes da formação inicial em Enfermagem, à interacção e relações de cuidar pessoas idosas – objecto do estudo. No sentido da compreensão destes significados bem como do seu processo de construção, procurámos identificar os momentos – marcantes e os personagens – chave no contexto de todo o percurso de vida dos estudantes tal como a sua relação com opções adoptadas pela e na Enfermagem. Utilizámos as histórias de vida de três estudantes, com uma orientação de entrevista etno biográfica, visando o seu testemunho circunstanciado no âmbito do acontecimento específico referido. Classificamos o estudo de qualitativo, de orientação etnográfica, mais especificamente de mini etnografia. Sendo que, quer o contexto familiar dos narradores, quer o da sua formação escolar em Enfermagem, são assumidos no decurso da investigação, como pólos organizadores da discussão, referimos como principais conclusões: -A vivência de uma cultura familiar que privilegia o cuidar genérico dos seus idosos em que o narrador desenvolve por vezes acções nesse sentido, a par do elemento feminino da família (normalmente a mãe) é assumida como um factor importante na opção pelo cuidar profissional. -O controle familiar que é sentido nos momentos de morte dos avós, sendo vedada aos estudantes, a vivência deste tipo de rituais, é simultaneamente assumido como um ponto de “viragem” em que é tomada a opção profissional pela Enfermagem. -A representação da pessoa idosa como foco do cuidar profissional, é sobreponível à figura dos “avó”, estruturada a partir de uma noção de afectividade, constituindo-se como alicerce fundamental da socialização dos estudantes. -As vivências e relações de convivialidade em meio rural, são promotoras da sensibilização para cuidar idosos. -A interacção e relações de cuidar em ensino clínico, estabelecidas com idosos, são dimensionadas numa perspectiva «alocêntrica» para os narradores, pois que os induz num nível de reflexividade e auto – aceitação, bem como no estabelecimento de valores altruístas. -A responsabilidade na auto – formação ao nível da Enfermagem Gerontológica e Geriátrica, é assumida pelos estudantes no sentido de um “saber em construção” ao invés de um “saber construído”. -O objectivo da formação neste âmbito é o cuidar idosos de forma culturalmente congruente, que é todavia por vezes comprometido, quando se enfatiza o contexto hospitalar como preferencial, privilegiando-se sobretudo o desenvolvimento de um “sentimento de pertença” a uma cultura profissional de Enfermagem, que tem aí maior visibilidade. The development of this research, was aimed at clarifying the meanings assigned by students of initial training in nursing, interaction and relationships of caring for elderly – subject of study. Trying to understand these meanings as well as its construction process, we sought to identify striking moments – and characters – key in the context of the whole route of life of students such as his relationship with options taken by and in nursing. We have used the life stories of three students, with a biographical interview with his testimony detailed the specific event. We classify our study as qualitative with ethnographic orientation, more specifically like a mini ethnography. Being that both the familiar context of narrators, whether your school training in nursing, are made in the course of the investigation, as poles organizers discussion, mentioned as main conclusions: -The experience of a family culture that emphasizes the care of their elderly in generic narrator’s develops sometimes shares the couple family female element (usually the mother) is assumed to be an important factor in opting for professional care. -The control family is felt in moments of death of grandparents, being forbidden to students, the experience of this type of ritual, is simultaneously assumed as a "turning point" in which the option is taken by the Nursing Professional. -The representation of the older person as focus of care professional is like the figure of "Grandma", structured from a notion of affectivity, becoming as fundamental building block of the socialization of students. -The experiences and relationships of user-friendliness in rural areas, are promoting awareness to care for the elderly. -The interaction and relationships of care in clinical education, established on the elderly, are sized in an «alocentric» perspective for narrators, since that induces a level of reflection and auto-acceptance, as well as in the establishment of altruistic values. -Responsibility in self – training in Gerontological and Geriatric Nursing, is taken by students in the sense of a "under construction" rather than a "know built." -The objective of training in this context is the care for the elderly so culturally congruent, which is however sometimes compromised when it emphasizes the hospital context as their preferred, privilegiating the development of a "sense of belonging" to a culture of Professional Nursing, which has greater visibility.