Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária by Subject "abandono escolar"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar em São Tomé e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento localPublication . Cruz, Evaldo da Graça da; Dias, Paulo; Silva, Perpétua SantosO presente trabalho, intitulado “Abandono escolar em São Tome e Príncipe: uma causa fundamental na base do subdesenvolvimento local”, desenvolvido no quadro do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo geral conhecer as causas e as consequências do abandono escolar na região das Praias em São Tomé e Príncipe, conhecer a relação existente entre abandono escolar e subdesenvolvimento local, as políticas locais para promoção de formação extraescolar e diminuição do abandono escolar. Do ponto de vista metodológico, foi desenvolvida uma abordagem mista, combinando técnicas e procedimentos do tipo qualitativo e quantitativo – análise documental, realização de entrevistas e aplicação de questionários – tomando como campo de observação os territórios de Praia Gamboa, Cruz, Lochinga e Diogo Nunes. Foi possível concluir que o abandono escolar (interrupção precoce do ciclo de estudos) é uma problemática com múltiplas causas (individuais, familiares, organizacionais e comunitárias), que afeta negativamente os alunos, os seus familiares, a instituição escolar, bem como os seus territórios de inserção. Tem consequências ao nível do desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, ao nível do seu bem-estar individual e social e, também, ao nível do desenvolvimento comunitário, com projeção nacional. Os resultados a que chegamos permitem evidenciar a necessidade de as entidades governamentais locais e nacionais, apoiadas pelos parceiros de desenvolvimento, continuarem a envidar esforços no sentido de erradicar fenómenos de abandono escolar, constituindo equipas de trabalho multidisciplinares, com a participação das comunidades locais e nas quais devem ser incluídos técnicos do trabalho socioeducativo, trabalhando em conjunto na capacitação pedagógica de professores, aumentar e equipar instituições educativas, melhorar o currículo escolar, desenvolver iniciativas formativas formais e informais, empoderar e aumentar a autoestima de alunas e alunos.
- Fatores condicionantes do insucesso e abandono escolar no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico - estudo numa Região da Guiné-BissauPublication . N´Cuga, Augusto Cudon; Dias, Paulo; Silva, PerpétuaA presente dissertação visa a conclusão do curso de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Intitulado “Fatores condicionantes do Insucesso e Abandono escolar no 1º e no 2º ciclo do Ensino Básico – estudo numa Região da Guiné-Bissau”, este trabalho pretende identificar os principais fatores que condicionam e provocam insucesso e abandono escolar na Guiné-Bissau, baseado em um estudo de caso na região de Biombo, especificamente no setor de Safim, tendo como objetivos específicos: conhecer a estrutura do sistema educativo guineense; caraterizar o insucesso e abandono escolar no estabelecimento escolar do 1º e 2º ciclo Safim-Sede e identificar os fatores que condicionam estes fenómenos sociais e educativos. Para colheita de dados ou informações, seguimos uma metodologia do tipo qualitativo, com análise documental e realização de entrevistas. Foi possível concluir que os fatores que provocam o insucesso e o abandono escolar na Região de Biombo, são numerosos, dos quais, se destacaram os seguintes: condição de pobreza e dificuldades socioeconómicas; gravidez e casamento precoce; instabilidade política com reflexos no setor educativo; assimetrias regionais e de género no acesso à educação; infraestruturas escolares inadequadas; condições de trabalho e formação pedagógica dos professores, a para de questões culturais e de fraca relação entre as escolas e as famílias associada a baixos níveis de escolaridade dos pais.
- O Insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-BissauPublication . Sanca, Fidel Oliveira; Tavares, Teresa Claudia; Beirante, DavidA presente dissertação é um estudo de caso onde procuramos, por um lado, analisar quais os principais fatores que influenciam o insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Guiné-Bissau, e por outro, avaliar o impacto ao nível da intervenção comunitária da ONG Effective Intervention, no domínio da educação na mesma região, comparando-o com as práticas e os resultados obtidos pela escola pública. Em termos metodológicos, e de acordo com os nossos objetivos, as técnicas usadas conjugam uma abordagem de pendor qualitativo com algumas técnicas quantitativas, por forma a levar a cabo a análise documental, o inquérito por questionários e as entrevistas semi diretiva. Da análise de alguns dos fatores que contribuem para o fracasso do ensino no país e a intervenção feita no sentido de ultrapassar a situação, pretendemos dar algumas sugestões, tanto a nível pedagógico como a nível social, que possam contribuir para combater o flagelo do insucesso e abandono escolar na Guiné-Bissau.