Escola Superior de Desporto
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Browsing Escola Superior de Desporto by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Analysis of health and wellness programs and their relationship to injuries in football and futsal players: a systematic reviewPublication . Tavares, Bárbara; Mercê, Cristiana; Oliveira, RafaelIntroduction: Football and futsal are associated with a high risk of injuries and consequently, the development of mental health problems. Health and wellness programs aimed at reducing the incidence of injuries, but these areas remain insufficiently explored in the literature, there fore, their effectiveness is still uncertain. Objective: This study aimed to present a systematic review that analyzes the effects of health and well-being programs on the incidence of injuries in football and futsal athletes. Methodology: A search was conducted in PubMed, EBSCO, and Web of Science databases to se lect relevant literature on the topic. The selected literature was based on health and wellness programs applied to football players, and after implementation, the difference in the incidence of injuries examined. Studies that used experimental study design to compare athletes before and after the intervention were selected. Results: Based on the physiotherapy evidence database scale, criteria were applied to assess the interventions’ evidence. Seven studies were classified as having good methodological qual ity, while four were classified as moderate and one as poor. From a total of 329, 12 studies were selected based on the eligibility criteria. Conclusions: The different studies selected addressed various types of programs (e.g., Mindful ness, Stress Inoculation Therapy and Biofeedback, Psychological and physiotherapy, Yoga). The programs reduced the incidence of sports injuries in football athletes and improved individual and team performance and reduced muscle tension. However, research is scarce, while studies are needed.
- Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervençõesPublication . Bernardino, Mafalda; Branco, Marco A. C.; Catela, David; Cordovil, R.; Mercê, CristianaCapacitar as nossas crianças a ciclar é capacitá-las para uma vida mais saudável, mais plena e mais responsável. A utilização da bicicleta com rodas laterais de treino (BRL) é a abordagem mais comum para aprender a ciclar, no entanto a literatura sugere-a como contraproducente. O presente estudo implementou o programa Learning to Cycle com os objetivos de: i) promover a aquisição de ciclar, e ii) investigar e comparar a utilização da bicicleta de equilíbrio (BE) e BRL durante esta aquisição. Participaram 51 crianças (M=5,82±0,94 anos) do pré-escolar e 1ºCEB, que não sabiam ciclar previamente, divididas por 2 grupos. Um grupo explorou a BE e outro a BRL durante 6 sessões, seguindo-se mais 4 sessões com a bicicleta convencional (BC). A avaliação do ciclar independente foi considerada como a capacidade de realizar, sequencialmente e sem ajuda, os seguintes marcos de ciclar: iniciar, equilibrar e travar. Foi registado o número de sessões com a BC que cada criança necessitou para adquirir cada marco de ciclar e o ciclar independente. O programa revelou 88,24% de sucesso para a aquisição de ciclar independente, 100% na BE e 76,92% na BRL. As crianças do grupo da BE adquiriram significativamente mais rápido os marcos de iniciar, equilibrar e travar, bem como o ciclar independente. Os resultados evidenciam que a intervenção para adquirir o ciclar pode ser aplicada com sucesso a partir do pré-escolar, e que a BE é uma bicicleta de aprendizagem mais eficiente que a BRL.
- Efeito da intervenção com exercício físico em adolescentes com perturbações no desenvolvimento da coordenação (DCD): revisão sistemáticaPublication . Bernardino, Mafalda; Catela, David; Branco, Marco A. C.; Mercê, CristianaA perturbação no desenvolvimento da coordenação (DCD), é uma condição motora que afeta a capacidade de realizar habilidades motoras coordenadas grossas e finas, com impacto negativo significativo no dia a dia. O exercício físico (EF) ajuda a mitigar os efeitos negativos da DCD em crianças, porém não existe sistematização nesta área com a população adolescente. Esta revisão objetivou investigar quais os efeitos do EF em adolescentes com DCD. A pesquisa foi realizada na PubMed, e a avaliação da qualidade através da escala de PEDro. Foram selecionados 5 artigos, que evidenciaram efeitos significativos do EF na competência motora em adolescentes com DCD. O EF deve ser incluído nos hábitos de vida de adolescentes com DCD, preferencialmente através de programas, com uma duração mínima de 13 semanas, orientados por profissionais com qualificação adequada, para melhoria da competência motora e desenvolvimento das habilidades motoras.
- High-intensity running and sprint distance prior to hamstring injury in elite male soccer players. Is there a common theme in over- or under- loading in the weeks preceding hamstring injury?Publication . Morgans, Ryland; Oliveira, Rafael; Ceylan, Halil I.; Teixeira, José; Ryan, Ben; Modric, Toni; Moreira, AlexandreThe analysis of the period prior to injury is still scarce in soccer. Thus, the aim of this study was to examine the loading patterns of high-intensity running and sprint distances during the weekly cycle durations across a five year period in an elite soccer club. Specifically, to investigate any over- or under-loading in the weeks preceding hamstring injury. Thirty professional outfield soccer players from an English Premier League club were involved (age 24.2 ± 6.1 years, weight 74.7 ± 7.8 kg, height 1.81 ± 0.09 m). Injury surveillance, training and match data from the complete 2020/21 season was considered for analysis. Physical data were consistently monitored across the study seasons during all training sessions and matches using an 18Hz Global Positioning System (GPS) technology tracking system. The relative and absolute measures of total distance, high-intensity distance (m; total distance covered 5.5 - 7m/s) and sprint distance (m; total distance covered > 7m/s) were collected. These measures were analyzed considering the four weeks preceding injury (-4, -3, -2, -1) between injured and uninjured players. The main findings revealed that sprint distance per minute was higher in injured than uninjured players in the week preceding the injury (week -1, p = 0.038; ES = -0.89). No other meaningful differences were found. This study highlighted the influence of sprint distance per minute performed in the week preceding injury in elite English Premier League soccer players. Such findings highlight the importance of longitudinal measurements specifically related to sprint distance, while the analysis of two-, three- and four weeks prior to injury does not seem to add any significant value. Finally, the data from the present study highlights the importance of analyzing relativized data (per minute) compared to absolute data.
- Intervenção como treinador-analista estagiário numa equipa de futebol juvenis B Sub-16 em campeonato nacionalPublication . Negreira, João Pedro Silvério; Padinha, VitorEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio, inserida no 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo. O estágio foi realizado durante a época desportiva 2022/2023, com intervenção direta como treinador-analista de uma equipa de Juvenis B – Sub-16, integrado no Departamento de Análise e Observação do clube. Na primeira parte do documento irão ser abordados todos os temas referentes à intervenção do estagiário, assim como os seus objetivos, o seu enquadramento, as suas tarefas e as suas reflexões no tempo que passou na Entidade Acolhedora. As competências e aprendizagens adquiridas neste momento foram imensuráveis. Na segunda parte, será apresentado um estudo aplicado durante o contexto de estágio. O estudo passou pela caracterização do processo de reflexão de cinco treinadores de futebol de um centro de formação de elite. Este estudo, realizado através de entrevistas semiestruturadas e de uma análise de conteúdo, permite acrescentar conhecimento e exemplos de treinadores de topo sobre a forma como refletem. Os treinadores mencionaram que não utilizam ferramentas ou bases teóricas para refletir, preferindo a sua experiência. Quando refletem, todos avaliam os seus jogadores e ainda a si próprios. Para além disso, procuram sempre comparar se a sua operacionalização está de acordo com o que planearam. Os treinadores optam por reflexões mais informais e acima de tudo, este processo de reflexão deve ser pessoal e subjetivo.
- Intervenção técnico-pedagógica como treinador adjunto de juvenis sub-17 . Caracterização do momento da finalização.Publication . Correia, Tiago Gomes; Teixeira, EduardoO Relatório de Estágio apresenta uma estrutura baseada em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se ao processo de estágio e o segundo capítulo incide sobre o respetivo estudo. Por fim, realiza-se uma breve súmula do trabalho desenvolvido, da importância do estudo e das perspetivas futuras do estagiário. Em relação ao estudo, este teve como objetivo a caracterização dos golos marcados na pela Associação Desportiva Ovarense no Campeonato SABSEG na época 2023/2024. A amostra foi constituída por 78 golos e a sua análise realizada através do software de análise de jogo VideObserver, recorrendo ao Sistema de Observação do Golo no Futebol (SOGF). Por sua vez, a apresentação dos resultados obtidos foi realizada através de estatística descritiva. Os mesmos demonstram que a maioria dos golos foram marcados em casa e quando a equipa se encontrava a vencer. Os passes para finalização surgiram preferencialmente da zona ofensiva direita e o método para obtenção do golo mais frequente foi o ataque posicional. Quanto à forma de obtenção da finalização, o pé direito foi mais solicitado, surgindo a mesma maioritariamente dentro da área (zona F).
- Observação e análise no futebol - O planeamento do microciclo do treinador analistaPublication . Marques, José Augusto Calvo; Padinha, VitorA primeira parte do relatório consiste no enquadramento do estágio, avaliando o seu contexto, definindo objetivos para o estagiário, apresentando conteúdos e estratégias de intervenção profissional, avaliando o controlo do processo de estágio, fazendo um balanço das tarefas do estagiário, assim uma reflexão do seu processo de estágio. Essas tarefas passaram pela filmagem dos jogos e dos treinos da equipa, pela codificação dos jogos relativos aos adversários, pela elaboração de compactos de vídeo em relação à equipa adversária, pela análise individual e coletiva da equipa adversária e pela análise estatística dos esquemas táticos ofensivos e defensivos, das oportunidades de remate alcançadas e concedidas e dos golos marcados e sofridos. Para além disto, também a tarefa de auxiliar no processo de treino. Todas estas tarefas permitiram um desenvolvimento pessoal e profissional, num contexto de elite e, principalmente na área da observação e análise de jogo. Na segunda parte, encontrase um enquadramento do estudo de investigação aplicado durante o contexto de estágio. No processo de investigação dos estudos abordados, teve-se como finalidade o estabelecimento de contactos com treinadores analistas ou elementos do departamento de análise de diversos clubes profissionais, inseridos nos campeonatos de 1ª Liga, 2ª Liga e 3ª Liga. Este estudo passou pela realização de entrevistas a dez treinadores analistas, com o objetivo de procurar analisar os diferentes momentos da observação e análise do jogo de Futebol (focando principalmente no momento do “antes”, ou seja, no planeamento do microciclo do treinador analista), e perceber, de que forma é que essa análise influencia o microciclo semanal de preparação de um jogo. Os resultados demonstraram que, em todas as dimensões abordadas ao longo do estudo, a área da observação e análise é vista como importante nos três contextos (1ª Liga, 2ª Liga e 3ª Liga). No entanto, foi possível concluir que para alguns parâmetros, não existem procedimentos iguais, dependendo daquilo que se pretende para um determinado jogador, equipa, entre outros, e mesmo para alguns tipos de análises mais secundárias, embora se considerem importantes, a falta de recursos humanos em alguns clubes, levam a que essas mesmas análises não sejam realizadas com tanta frequência, ou sejam, realizadas de uma forma mais geral e não tão aprofundada como se pretende.
- Planeamento, intervenção e reflexão na função de treinador de uma equipa de sub-15Publication . Massano, João Pedro Freitas; Padinha, VitorO relatório documenta a experiência do estagiário como treinador de futebol de sub-15 no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Realizado na Associação Recreativa do Porto Alto (AREPA), o estágio focou-se no desenvolvimento técnico, tático e físico dos atletas, culminando na conquista do campeonato distrital de Santarém. Como treinador principal, o estagiário planeou a época, incluindo mesociclos e microciclos, adaptando os treinos às necessidades da equipa. Foi dado ênfase à melhoria de habilidades técnicas, como passe e receção, e princípios táticos, como contenção e cobertura. Exercícios variados, combinando métodos gerais e específicos, foram utilizados para melhorar a coordenação motora e o desempenho físico, enquanto atividades de teambuilding fortaleceram o espírito de equipa. Um estudo integrado analisou o impacto de diferentes métodos de treino na coordenação motora dos atletas, com base em testes realizados antes, durante e após intervenções. Os resultados destacaram a eficácia inicial dos métodos gerais de preparação, enquanto a diversidade de estímulos ao longo do tempo demonstrou benefícios significativos no desenvolvimento global dos atletas.
- The professional careers of former portuguese football players: a sociodemographic and professional approachPublication . António Vicente; Teixeira, Eduardo Filipe; de Lima e Cunha Hopffer Romero, Félix Luís; da Conceição Miguel, Mauro; Silva, Carlos; FerreiraIntroduction: The study is aimed to identify sociodemographic and professional characteristics related to the careers of former Portuguese football players. Methodology: The sample consisted of 84 Portuguese former players (48.8 ± 8.2 years old) with at least 8 years of professional experience, who finished their careers between 1988 and 2018. Quantitative data was collected from a validated semi-structure interview guide. Results and Discussion: Former Portuguese players had a career of 15.2 ± 3.1 years with more 6.4 ± 2.2 years of youth federated formation. Significant statistical differences were seen between former players with different competitive levels (t(71)=3.843; p=0.001) and international status (t(82)=-2.740; p=0.008). During their careers, 36% accomplish academic formation and 61.9% pursued technical education. Academic habilitation was statistically significant relationships with competitive level (χ2(1)=9.655; ρ=0.002) and international status (χ2(1)=6.930; ρ=0.008), unlike what happened with technical qualification (p>0.05). The majority of former players marry (83.3%) and have children during the career (82.2%). The divorce rate is 15%. Residential mobility is high (8.1 ± 5.55 years). The professional incomes were considered high or very high and 16.7% of former players developed addictions during their career. Conclusion: Former players with higher competitive levels and international status tend to have longer careers. Conversely, they tend to invest less in academic formation. The results reveals that the football career is brief and presents stress and risk factors, mainly at higher competitive levels. The findings contribute to a better understanding and discussion of the professional careers of former Portuguese football players.
- Treinador-Adjunto e analista na 1ª Divisão Nacional Sub-15. A influência do número e posicionamento das balizas em jogos reduzidos condicionadosPublication . Freitas, Rafael Lanceiro Bernardes; Miguel, MauroO presente relatório descreve o estágio realizado no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo – Especialização em Futebol, desenvolvido na Associação Académica de Santarém. A prática dividiu-se entre a função de treinador-adjunto e analista da equipa Sub-15 (1ª Divisão Nacional de Iniciados) e a de treinador principal da equipa Sub-9 (Traquinas). O estágio teve como objetivos principais aplicar conhecimentos teórico-práticos, desenvolver competências técnico-profissionais e realizar investigação científica. A componente prática do estágio permitiu a integração plena na dinâmica dos treinos e competições, com responsabilidades que incluíram o planeamento, operacionalização e análise do treino, elaboração de relatórios de jogo, observação de adversários e aplicação de princípios de treino ajustados aos diferentes escalões etários. Paralelamente, foi conduzido um estudo centrado na influência do número e do posicionamento das balizas em Jogos Reduzidos Condicionados (JRC), com o objetivo de perceber de que forma esses elementos condicionam as ações técnico-táticas dos jogadores, havendo também resultados comparativos entre dois grupos distintos (mais e menos utilizados). Os resultados revelaram que menos balizas potenciam maior número de dribles, enquanto mais balizas favorecem maior frequência de passes progressivos. Verificou-se também uma superioridade quantitativa do grupo 1 em relação ao grupo 2, na maioria das várias tipologias de passe. Conclui-se que a manipulação das balizas influencia o comportamento técnico-tático dos jogadores, destacando a importância do design dos JRC na formação desportiva. O relatório aborda ainda os principais desafios, aprendizagens e reflexões do percurso desenvolvido ao longo da época.