Escola Superior de Desporto
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Browsing Escola Superior de Desporto by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Analysis of health and wellness programs and their relationship to injuries in football and futsal players: a systematic reviewPublication . Tavares, Bárbara; Mercê, Cristiana; Oliveira, RafaelIntroduction: Football and futsal are associated with a high risk of injuries and consequently, the development of mental health problems. Health and wellness programs aimed at reducing the incidence of injuries, but these areas remain insufficiently explored in the literature, there fore, their effectiveness is still uncertain. Objective: This study aimed to present a systematic review that analyzes the effects of health and well-being programs on the incidence of injuries in football and futsal athletes. Methodology: A search was conducted in PubMed, EBSCO, and Web of Science databases to se lect relevant literature on the topic. The selected literature was based on health and wellness programs applied to football players, and after implementation, the difference in the incidence of injuries examined. Studies that used experimental study design to compare athletes before and after the intervention were selected. Results: Based on the physiotherapy evidence database scale, criteria were applied to assess the interventions’ evidence. Seven studies were classified as having good methodological qual ity, while four were classified as moderate and one as poor. From a total of 329, 12 studies were selected based on the eligibility criteria. Conclusions: The different studies selected addressed various types of programs (e.g., Mindful ness, Stress Inoculation Therapy and Biofeedback, Psychological and physiotherapy, Yoga). The programs reduced the incidence of sports injuries in football athletes and improved individual and team performance and reduced muscle tension. However, research is scarce, while studies are needed.
- Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervençõesPublication . Bernardino, Mafalda; Branco, Marco A. C.; Catela, David; Cordovil, R.; Mercê, CristianaCapacitar as nossas crianças a ciclar é capacitá-las para uma vida mais saudável, mais plena e mais responsável. A utilização da bicicleta com rodas laterais de treino (BRL) é a abordagem mais comum para aprender a ciclar, no entanto a literatura sugere-a como contraproducente. O presente estudo implementou o programa Learning to Cycle com os objetivos de: i) promover a aquisição de ciclar, e ii) investigar e comparar a utilização da bicicleta de equilíbrio (BE) e BRL durante esta aquisição. Participaram 51 crianças (M=5,82±0,94 anos) do pré-escolar e 1ºCEB, que não sabiam ciclar previamente, divididas por 2 grupos. Um grupo explorou a BE e outro a BRL durante 6 sessões, seguindo-se mais 4 sessões com a bicicleta convencional (BC). A avaliação do ciclar independente foi considerada como a capacidade de realizar, sequencialmente e sem ajuda, os seguintes marcos de ciclar: iniciar, equilibrar e travar. Foi registado o número de sessões com a BC que cada criança necessitou para adquirir cada marco de ciclar e o ciclar independente. O programa revelou 88,24% de sucesso para a aquisição de ciclar independente, 100% na BE e 76,92% na BRL. As crianças do grupo da BE adquiriram significativamente mais rápido os marcos de iniciar, equilibrar e travar, bem como o ciclar independente. Os resultados evidenciam que a intervenção para adquirir o ciclar pode ser aplicada com sucesso a partir do pré-escolar, e que a BE é uma bicicleta de aprendizagem mais eficiente que a BRL.
- Efeito da intervenção com exercício físico em adolescentes com perturbações no desenvolvimento da coordenação (DCD): revisão sistemáticaPublication . Bernardino, Mafalda; Catela, David; Branco, Marco A. C.; Mercê, CristianaA perturbação no desenvolvimento da coordenação (DCD), é uma condição motora que afeta a capacidade de realizar habilidades motoras coordenadas grossas e finas, com impacto negativo significativo no dia a dia. O exercício físico (EF) ajuda a mitigar os efeitos negativos da DCD em crianças, porém não existe sistematização nesta área com a população adolescente. Esta revisão objetivou investigar quais os efeitos do EF em adolescentes com DCD. A pesquisa foi realizada na PubMed, e a avaliação da qualidade através da escala de PEDro. Foram selecionados 5 artigos, que evidenciaram efeitos significativos do EF na competência motora em adolescentes com DCD. O EF deve ser incluído nos hábitos de vida de adolescentes com DCD, preferencialmente através de programas, com uma duração mínima de 13 semanas, orientados por profissionais com qualificação adequada, para melhoria da competência motora e desenvolvimento das habilidades motoras.
- A função de observador e analista em contexto de Sub-17 feminino & estudo dos pontapés de canto no futebol de formação femininoPublication . Severiano, Nelson Sebastião Paulo; Teixeira, EduardoEste documento é desenvolvido no âmbito do 2º ano do 2º Ciclo do Mestrado em Treino Desportivo, especialização em futebol decorrente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Consiste num relatório de estágio e um estudo que visam a obtenção do grau de mestre em Treino Desportivo pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O relatório está dividido em duas partes. Uma primeira parte acerca da questão prática, o estágio, onde o estagiário colocou em teste os conhecimentos e práticas adquiridos ao longo da sua formação académica. Uma segunda parte, relativa ao estudo referente às bolas paradas defensivas no Campeonato Distrital Feminino da AF Lisboa em sub-17. Na primeira fase o estagiário fez uma reflexão da sua época de estágio, aprofundando as áreas da observação e análise, departamento onde esteve inserido, do planeamento e operacionalização, área onde teve bastante intervenção e também da área da gestão de equipas e pessoas. Na segunda fase o estagiário fez a análise de todas as bolas paradas defensivas dos adversários que defrontaram a sua equipa durante o período competitivo.
- High-intensity running and sprint distance prior to hamstring injury in elite male soccer players. Is there a common theme in over- or under- loading in the weeks preceding hamstring injury?Publication . Morgans, Ryland; Oliveira, Rafael; Ceylan, Halil I.; Teixeira, José; Ryan, Ben; Modric, Toni; Moreira, AlexandreThe analysis of the period prior to injury is still scarce in soccer. Thus, the aim of this study was to examine the loading patterns of high-intensity running and sprint distances during the weekly cycle durations across a five year period in an elite soccer club. Specifically, to investigate any over- or under-loading in the weeks preceding hamstring injury. Thirty professional outfield soccer players from an English Premier League club were involved (age 24.2 ± 6.1 years, weight 74.7 ± 7.8 kg, height 1.81 ± 0.09 m). Injury surveillance, training and match data from the complete 2020/21 season was considered for analysis. Physical data were consistently monitored across the study seasons during all training sessions and matches using an 18Hz Global Positioning System (GPS) technology tracking system. The relative and absolute measures of total distance, high-intensity distance (m; total distance covered 5.5 - 7m/s) and sprint distance (m; total distance covered > 7m/s) were collected. These measures were analyzed considering the four weeks preceding injury (-4, -3, -2, -1) between injured and uninjured players. The main findings revealed that sprint distance per minute was higher in injured than uninjured players in the week preceding the injury (week -1, p = 0.038; ES = -0.89). No other meaningful differences were found. This study highlighted the influence of sprint distance per minute performed in the week preceding injury in elite English Premier League soccer players. Such findings highlight the importance of longitudinal measurements specifically related to sprint distance, while the analysis of two-, three- and four weeks prior to injury does not seem to add any significant value. Finally, the data from the present study highlights the importance of analyzing relativized data (per minute) compared to absolute data.
- Intervenção como treinador-analista estagiário numa equipa de futebol juvenis B Sub-16 em campeonato nacionalPublication . Negreira, João Pedro Silvério; Padinha, VitorEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio, inserida no 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo. O estágio foi realizado durante a época desportiva 2022/2023, com intervenção direta como treinador-analista de uma equipa de Juvenis B – Sub-16, integrado no Departamento de Análise e Observação do clube. Na primeira parte do documento irão ser abordados todos os temas referentes à intervenção do estagiário, assim como os seus objetivos, o seu enquadramento, as suas tarefas e as suas reflexões no tempo que passou na Entidade Acolhedora. As competências e aprendizagens adquiridas neste momento foram imensuráveis. Na segunda parte, será apresentado um estudo aplicado durante o contexto de estágio. O estudo passou pela caracterização do processo de reflexão de cinco treinadores de futebol de um centro de formação de elite. Este estudo, realizado através de entrevistas semiestruturadas e de uma análise de conteúdo, permite acrescentar conhecimento e exemplos de treinadores de topo sobre a forma como refletem. Os treinadores mencionaram que não utilizam ferramentas ou bases teóricas para refletir, preferindo a sua experiência. Quando refletem, todos avaliam os seus jogadores e ainda a si próprios. Para além disso, procuram sempre comparar se a sua operacionalização está de acordo com o que planearam. Os treinadores optam por reflexões mais informais e acima de tudo, este processo de reflexão deve ser pessoal e subjetivo.
- Intervenção do treinador-adjunto/analista no processo de treino e competição de uma equipa sénior B femininaPublication . Ferreira, João Gonçalo Carvalho; Teixeira, EduardoO presente Relatório de Estágio descreve a intervenção do Estagiário na função de Treinador-adjunto/Analista da Equipa Sénior B Feminina do Sport Lisboa e Benfica, que participou no Campeonato Nacional Feminino – II Divisão, durante a época desportiva 2023/2024, sagrando-se campeã nacional. Estruturado em três Capítulos distintos, mas complementares, o relatório aborda: Capítulo I – O Estágio, que descreve detalhadamente as funções e tarefas desempenhadas pelo Estagiário no contexto futebolístico em que esteve inserido, com especial foco na área da observação e análise, sendo complementado por uma abordagem multidisciplinar que integra diversas áreas fundamentais para o treino e para o jogo de Futebol; Capítulo II – Estudo “Social support, network, and relationships among coaches in different sports: a systematic review”, que analisa os diferentes tipos e níveis de suporte social fornecidos a treinadores de diferentes modalidades, investigando o impacto desse suporte no seu bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, o desempenho e a eficácia no trabalho; Capítulo III – Balanço Final do Estágio, no qual são analisados os principais desafios e aprendizagens da experiência, tanto no contexto futebolístico como nas atividades extrafutebol, que contribuíram para a evolução do Estagiário enquanto Treinador. Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém, o Estágio permitiu aplicar, avaliar e aprofundar diversas competências teórico-práticas, promovendo a capacidade analítica, pedagógica e de adaptação a diferentes desafios, reforçando a integração de estratégias multidisciplinares no Futebol de Formação.
- Intervenção técnico-pedagógica como treinador adjunto de juvenis sub-17 . Caracterização do momento da finalização.Publication . Correia, Tiago Gomes; Teixeira, EduardoO Relatório de Estágio apresenta uma estrutura baseada em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se ao processo de estágio e o segundo capítulo incide sobre o respetivo estudo. Por fim, realiza-se uma breve súmula do trabalho desenvolvido, da importância do estudo e das perspetivas futuras do estagiário. Em relação ao estudo, este teve como objetivo a caracterização dos golos marcados na pela Associação Desportiva Ovarense no Campeonato SABSEG na época 2023/2024. A amostra foi constituída por 78 golos e a sua análise realizada através do software de análise de jogo VideObserver, recorrendo ao Sistema de Observação do Golo no Futebol (SOGF). Por sua vez, a apresentação dos resultados obtidos foi realizada através de estatística descritiva. Os mesmos demonstram que a maioria dos golos foram marcados em casa e quando a equipa se encontrava a vencer. Os passes para finalização surgiram preferencialmente da zona ofensiva direita e o método para obtenção do golo mais frequente foi o ataque posicional. Quanto à forma de obtenção da finalização, o pé direito foi mais solicitado, surgindo a mesma maioritariamente dentro da área (zona F).
- Observação e análise no futebol - O planeamento do microciclo do treinador analistaPublication . Marques, José Augusto Calvo; Padinha, VitorA primeira parte do relatório consiste no enquadramento do estágio, avaliando o seu contexto, definindo objetivos para o estagiário, apresentando conteúdos e estratégias de intervenção profissional, avaliando o controlo do processo de estágio, fazendo um balanço das tarefas do estagiário, assim uma reflexão do seu processo de estágio. Essas tarefas passaram pela filmagem dos jogos e dos treinos da equipa, pela codificação dos jogos relativos aos adversários, pela elaboração de compactos de vídeo em relação à equipa adversária, pela análise individual e coletiva da equipa adversária e pela análise estatística dos esquemas táticos ofensivos e defensivos, das oportunidades de remate alcançadas e concedidas e dos golos marcados e sofridos. Para além disto, também a tarefa de auxiliar no processo de treino. Todas estas tarefas permitiram um desenvolvimento pessoal e profissional, num contexto de elite e, principalmente na área da observação e análise de jogo. Na segunda parte, encontrase um enquadramento do estudo de investigação aplicado durante o contexto de estágio. No processo de investigação dos estudos abordados, teve-se como finalidade o estabelecimento de contactos com treinadores analistas ou elementos do departamento de análise de diversos clubes profissionais, inseridos nos campeonatos de 1ª Liga, 2ª Liga e 3ª Liga. Este estudo passou pela realização de entrevistas a dez treinadores analistas, com o objetivo de procurar analisar os diferentes momentos da observação e análise do jogo de Futebol (focando principalmente no momento do “antes”, ou seja, no planeamento do microciclo do treinador analista), e perceber, de que forma é que essa análise influencia o microciclo semanal de preparação de um jogo. Os resultados demonstraram que, em todas as dimensões abordadas ao longo do estudo, a área da observação e análise é vista como importante nos três contextos (1ª Liga, 2ª Liga e 3ª Liga). No entanto, foi possível concluir que para alguns parâmetros, não existem procedimentos iguais, dependendo daquilo que se pretende para um determinado jogador, equipa, entre outros, e mesmo para alguns tipos de análises mais secundárias, embora se considerem importantes, a falta de recursos humanos em alguns clubes, levam a que essas mesmas análises não sejam realizadas com tanta frequência, ou sejam, realizadas de uma forma mais geral e não tão aprofundada como se pretende.
- Planeamento, intervenção e reflexão na função de treinador de uma equipa de sub-15Publication . Massano, João Pedro Freitas; Padinha, VitorO relatório documenta a experiência do estagiário como treinador de futebol de sub-15 no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Realizado na Associação Recreativa do Porto Alto (AREPA), o estágio focou-se no desenvolvimento técnico, tático e físico dos atletas, culminando na conquista do campeonato distrital de Santarém. Como treinador principal, o estagiário planeou a época, incluindo mesociclos e microciclos, adaptando os treinos às necessidades da equipa. Foi dado ênfase à melhoria de habilidades técnicas, como passe e receção, e princípios táticos, como contenção e cobertura. Exercícios variados, combinando métodos gerais e específicos, foram utilizados para melhorar a coordenação motora e o desempenho físico, enquanto atividades de teambuilding fortaleceram o espírito de equipa. Um estudo integrado analisou o impacto de diferentes métodos de treino na coordenação motora dos atletas, com base em testes realizados antes, durante e após intervenções. Os resultados destacaram a eficácia inicial dos métodos gerais de preparação, enquanto a diversidade de estímulos ao longo do tempo demonstrou benefícios significativos no desenvolvimento global dos atletas.