Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.83 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Capacitar as nossas crianças a ciclar é capacitá-las para uma vida mais saudável, mais plena e mais responsável. A utilização da bicicleta com rodas laterais de treino (BRL) é a abordagem mais comum para aprender a ciclar, no entanto a literatura sugere-a como contraproducente. O presente estudo implementou o programa Learning to Cycle com os objetivos de: i) promover a aquisição de ciclar, e ii) investigar e comparar a utilização da bicicleta de equilíbrio (BE) e BRL durante esta aquisição. Participaram 51 crianças (M=5,82±0,94 anos) do pré-escolar e 1ºCEB, que não sabiam ciclar previamente, divididas por 2 grupos. Um grupo explorou a BE e outro a BRL durante 6 sessões, seguindo-se mais 4 sessões com a bicicleta convencional (BC). A avaliação do ciclar independente foi considerada como a capacidade de realizar, sequencialmente e sem ajuda, os seguintes marcos de ciclar: iniciar, equilibrar e travar. Foi registado o número de sessões com a BC que cada criança necessitou para adquirir cada marco de ciclar e o ciclar independente. O programa revelou 88,24% de sucesso para a aquisição de ciclar independente, 100% na BE e 76,92% na BRL. As crianças do grupo da BE adquiriram significativamente mais rápido os marcos de iniciar, equilibrar e travar, bem como o ciclar independente. Os resultados evidenciam que a intervenção para adquirir o ciclar pode ser aplicada com sucesso a partir do pré-escolar, e que a BE é uma bicicleta de aprendizagem mais eficiente que a BRL.
Description
Keywords
Habilidade fundacional Affordances Abordagem baseada nos constragimentos Pedagogia não linear Saúde
Citation
Bernardino,M., Branco, M. A.C., Catela,D., Cordovil,R. & Mercê,C. (2023). Aprender a ciclar em 5 horas? Resultados de 2 intervenções.In M.J. Lagoa, D.Coutinho, C.Carvalho, J.O.Santos, J. Viana & G. Silva. Estudos em desenvolvimento motor da criança XVI, 37-43. ISBN 978-989-53655-5-5.