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- A 16-week intervention on mood and life quality in elderly: testing two exercise programsPublication . R. R. Oliveira, Bruno; Matos, Isabelle Cavalcanti; Maranhão Neto, Geraldo; Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Lattari, Eduardo; Machado, SergioThe purpose was to examine the effects of strength training program (STP) and multi-component training program (MTP) on mood states in physically active elderly. Thirty Brazilian elderly (female=21; male=9) aged between 65 and 75 years (66.94.1) with BodyMass Index (BMI) ranging from 25.6 to 31.0 kg/m2 (28.31.2), were enrolled for research. The elderly were randomly assigned into two groups: Strength Training Program (STP; age=66.74.4 years, BMI=28.21.3 kg/m2) and Multi-Component Program (MTP; age=67.13.9years, BMI=28.51.0 kg/m2). STP group performed three 1-hour sessions per week, working at a range of 3 sets, 8-10 repetitions, and 2-minute recovery between sets and exercises. MTP group performed two different types of exercise sessions: a) 50 minutes of Zumba©, followed by 5-10 minutes of dynamic stretching exercises; b) 40 minutes of body-weight dynamic and static exercises, as well as agility and balance movements. The Profile of Mood States (POMS) was applied to assess mood at baseline and post-intervention. No significant interaction or main effect for group and time was showed for six factors of the POMS. However, the magnitude-based inference showed that MTP is likely beneficial to reduce fatigue. On the other hand, MTP is possibly harmful to increase confusion and to reduce vigor when compared to STP. In practical terms, we can conclude that older people physically active seems to attain an adaptation in mood responses minimizing the additional effects of STP and MTP.
- 8.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social – Ócio, Jogo e Brincadeira: aprendizagens e mediação interculturalPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José CARLOS; Silva, Pedro; Vieira, Ana; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui
- À descoberta com frascos e garrafasPublication . Reis, Pedro
- À descoberta da meteorologiaPublication . Reis, Pedro
- À descoberta de minhocas e caracóisPublication . Reis, Pedro
- À descoberta do marPublication . Reis, Pedro
- Uma Abordagem em Rede à Avaliação da Qualidade dos Serviços de SaúdePublication . Eiriz, Vasco; Figueiredo, José AntónioEste artigo identifica mudanças importantes no sector dos serviços de saúde em Portugal. Uma dessas mudanças é na propriedade dos prestadores desses serviços, assistindo-se à entrada de organizações lucrativas num sector tradicionalmente dominado por operadores públicos. Simultaneamente os utentes dos serviços de saúde têm alterado as suas atitudes, tendo vindo a preocupar-se e a exigir cada vez mais dos seus serviços de saúde. Estas mudanças têm conduzido os prestadores de cuidados de saúde, tanto privados como públicos, a desenvolver serviços mais orientados para o marketing. Baseado nestas mudanças, o artigo reconhece a importância da avaliação dos serviços de saúde como forma de aumentar os níveis de satisfação dos utentes e de eficiência organizacional, e desenvolve uma abordagem em rede sobre a avaliação da qualidade dos serviços de saúde. Apesar desta avaliação colocar questões diferentes das que se levantam noutros serviços devido à complexidade, ambiguidade e heterogeneidade dos serviços de saúde, o artigo desenvolve uma abordagem à avaliação da qualidade que tem em consideração os quatro principais actores dos serviços de saúde (utentes, pessoal, fornecedores e proprietários) e quatro grandes indicadores de qualidade (desempenho financeiros, funcionalidade logística, orientação do serviço para o cliente e competência técnica e profissional do pessoal).
- Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professoresPublication . Martins, Clara; Correia, MarisaA formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico.
- Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professoresPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranjinha, RitaO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas.
- Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professoresPublication . Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Cunha, Juliana; Sousa, Maria Catarina; Laranginha, RitaO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada "A porosidade dos solos", que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas. Palavras-chave: ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos. Abstract Soil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.