Mestrados da ESES
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESES by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Conceções das crianças do jardim de infância sobre seres vivos: práticas pedagógicas e sustentabilidadePublication . Alves, Andreia Sofia Silva; Linhares, ElisabeteO presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O trabalho é dividido em duas partes: a primeira aborda os estágios realizados em creche e jardim de infância, refletindo criticamente sobre as aprendizagens e práticas pedagógicas. A segunda parte foca o percurso investigativo, analisando as conceções das crianças sobre os seres vivos e a sua conexão com os valores de sustentabilidade. A abordagem qualitativa do estudo, baseou-se na observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental, registo fotográfico e notas de campo. Os resultados indicam que a maioria das crianças têm conceções adequadas acerca dos seres vivos, e que ao longo do tempo, foram desenvolvendo valores de sustentabilidade. As entrevistas revelaram que os familiares transmitem medos que afetam a preservação ambiental e que os espaços escolares restringem a exploração dos habitats, limitando as experiências educativas das crianças.
- As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingeremPublication . Lourenço, Lara Gomes; Cavadas, BentoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB). Estruturado em duas partes principais, o relatório aborda, na primeira secção, uma análise reflexiva sobre a prática de ensino desenvolvida em três contextos de estágio diferentes: Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. Nesta parte, são apresentadas breves caracterizações das instituições, das turmas envolvidas e da prática pedagógica realizada em cada uma delas. A segunda parte do relatório foca-se na componente investigativa, desenvolvida com alunos do Jardim de Infância e do 1.º CEB, sob o título: “As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem”. Esta seção contempla o enquadramento teórico, a metodologia aplicada, a caracterização dos participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados, bem como a apresentação e discussão dos resultados obtidos. As conclusões do estudo revelam que as crianças do Jardim de Infância têm maior facilidade em identificar os alimentos que consomem quando estes apresentam características menos processadas, enquanto os alunos do 1.º CEB demonstram uma compreensão sobre os efeitos dos alimentos no funcionamento do corpo. Por fim é apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso académico.
- Conceções dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico sobre o lobo-ibéricoPublication . Lopes, Joana Margarida Lobato; Cavadas, Bento; Rodrigues, PatriciaO relatório de estágio em apreço divide-se em duas partes. A primeira parte apresenta o percurso da Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, explorando as abordagens, as atividades e as experiências vivenciadas durante os períodos de estágio. A segunda parte apresenta um trabalho de investigação sobre as conceções dos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo-ibérico, que visou compreender as perceções e os conhecimentos dos alunos desses níveis de ensino sobre o lobo-ibérico, uma espécie de grande relevância ecológica e cultural em Portugal, antes e após uma intervenção educativa. A recolha de dados concretizou-se com a aplicação de questionários administrado em dois momentos (um antes da intervenção e outro após a intervenção) para melhor avaliar as conceções dos alunos sobre o tema em estudo. Além desse instrumento de recolha de dados, foram, ainda, analisados textos produzidos pelos alunos sobre o lobo-ibérico, permitindo, por conseguinte, uma análise mais profunda e abrangente dos dados. Os dados recolhidos foram analisados tanto de forma qualitativa quanto quantitativa. A análise qualitativa centrou-se na apreciação conteudística dos textos produzidos pelos alunos e nas respostas abertas dos questionários. A análise quantitativa focou-se nas respostas fechadas dos questionários, permitindo medir as alterações nos conhecimentos e nas atitudes dos alunos relativamente ao lobo-ibérico. Foi possível concluir, através da investigação concretizada, que os alunos desenvolveram o seu conhecimento científico acerca do lobo-ibérico como consequência da intervenção educativa e da produção de textos de escrita criativa.
- Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lopes, Beatriz Isabel Azevedo; Correia, MarisaO presente relatório visa apresentar uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora, a Educação STEAM, partindo de contextos reais e realizando atividades interdisciplinares, seguindo a metodologia Inquiry-Based Learning (IBL). Da prática emergiu a problemática de investigação “Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo delineados os objetivos de estudo: (i) identificar estratégias promotoras de STEAM nas atividades das crianças (ii) analisar de que forma a abordagem STEAM, promove as aprendizagens das crianças no pré-escolar e no 1.º CEB; (iii) investigar as perceções dos alunos, sobre as potencialidades e os desafios, da abordagem STEAM. O estudo segue uma abordagem qualitativa, compreendendo de que forma a abordagem STEAM contribui na aprendizagem dos alunos. Os dados apresentados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos participantes. Analisando os resultados, a abordagem STEAM, no Pré-Escolar e no 1.º CEB, revelou-se eficaz, promovendo o desenvolvimento de competências e aprendizagens.
- Educação financeira no 4.º ano do Ensino Básico através de um jogo com recurso à robóticaPublication . Lopes, Dulce Maria da SilvaEste projeto analisa a utilização do robô DOC da Clementoni para introdução dos conteúdos de educação financeira, numa turma do 4.º ano de escolaridade, através de um jogo. Para que essa aprendizagem acontecesse, os alunos tiveram que, durante oito sessões, programar o robô DOC num tapete preparado para o efeito e com utilização de cartas e moedas produzidas a pensar nos conteúdos de educação financeira. Este projeto envolveu os 25 alunos da turma cuja investigadora era professora titular, numa escola do 1.º CEB do concelho de Lisboa. Para tal, adotou-se a metodologia de estudo de caso, envolvendo os alunos e a professora titular de turma/investigadora como participantes centrais. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo e a recolha documental de registos produzidos pelos alunos. Os resultados da implementação do jogo revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos sobre esta área, bem como um aumento da consciência sobre a importância da literacia financeira nas suas vidas. Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem capacidades e competências matemáticas fundamentais que são cruciais para a aquisição de conhecimentos relativos à literacia financeira e ao domínio do robô DOC®.
- Educação financeira no 4.º ano do Ensino Básico através de um jogo com recurso à robóticaPublication . Lopes, Dulce Maria da Silva; Santos, RaquelEste projeto analisa a utilização do robô DOC da Clementoni para introdução dos conteúdos de educação financeira, numa turma do 4.º ano de escolaridade, através de um jogo. Para que essa aprendizagem acontecesse, os alunos tiveram que, durante oito sessões, programar o robô DOC num tapete preparado para o efeito e com utilização de cartas e moedas produzidas a pensar nos conteúdos de educação financeira. Este projeto envolveu os 25 alunos da turma cuja investigadora era professora titular, numa escola do 1.º CEB do concelho de Lisboa. Para tal, adotou-se a metodologia de estudo de caso, envolvendo os alunos e a professora titular de turma/investigadora como participantes centrais. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo e a recolha documental de registos produzidos pelos alunos. Os resultados da implementação do jogo revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos sobre esta área, bem como um aumento da consciência sobre a importância da literacia financeira nas suas vidas. Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem capacidades e competências matemáticas fundamentais que são cruciais para a aquisição de conhecimentos relativos à literacia financeira e ao domínio do robô DOC®.
- Estratégias de cálculo mental na resolução de problemas de matemática no 1º e no2º ciclos do Ensino BásicoPublication . Santos, Joana Vicente dos; Branco, NeusaO presente relatório surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, sendo composto por duas partes principais. A primeira parte tem como foco a descrição e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas, quer no 1.º ciclo quer no 2.º ciclo. A segunda parte corresponde à componente investigativa na qual estão contemplados os objetivos da investigação, o devido enquadramento teórico da mesma, a metodologia utilizada no estudo, os participantes, a análise de dados e as devidas conclusões. Esta investigação teve como foco as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos do 1.º e do 2.º CEB, mais precisamente do 3.º ano e do 5.º ano de escolaridade, na resolução de problemas. O estudo tem um caráter qualitativo em que se descreve a utilização das estratégias de cálculo mental na resolução de problemas. Este segue um design de teaching experiment, sendo que parte da observação dos alunos para a criação de uma sequência de aprendizagem, envolvendo a resolução de problemas. Os dados foram recolhidos através da resolução de problemas dos alunos. Neste estudo, as resoluções dos alunos foram analisadas tendo como foco as estratégias mobilizadas, mas também, as suas principais dificuldades e as representações utilizadas. Os resultados evidenciam o uso de estratégias e representações diversas, mas dificuldades na execução dos cálculos. Destaca-se a importância do reforço conceptual e da prática de estratégias de cálculo mental diversificadas em tarefas de diferentes naturezas, em particular, em contexto de resolução de problemas.
- A gestão do acolhimento e da inclusão de alunos migrantes de PLNM numa escola no distrito de SantarémPublication . Farinha, Manuela da Conceição; Piscalho, Isabel; Cardoso, Maria InêsEquacionar o novo contexto escolar, que se altera e redefine progressivamente devido à intensificação dos fluxos migratórios, é crucial para promover uma escola que valorize a inclusão, equidade e acolhimento da diversidade. Este trabalho de projeto baseia-se num estudo de caso que examina a inclusão de alunos migrantes de Português Língua Não Materna (PLNM) numa escola portuguesa, com o objetivo de identificar a perceção e eficácia das práticas de acolhimento e inclusão implementadas. Durante a etapa diagnóstica/exploratória, realizámos entrevistas semiestruturadas com docentes de PLNM, professores de outras disciplinas, alunos migrantes e alunos portugueses. Explorámos, nestas entrevistas, a dinâmica das aulas, o acolhimento dos alunos migrantes de PLNM e o contributo de cada interveniente no processo de inclusão. Os resultados desta fase revelaram fragilidades na articulação de estratégias e implementação do acolhimento e inclusão, sugerindo a necessidade de desenvolver um plano escolar abrangente e de sensibilizar toda a comunidade educativa para estas questões. Como proposta de intervenção, recomendamos a criação de uma rede de "buddies", a adoção de medidas práticas para o envolvimento da comunidade escolar e o estabelecimento de um grupo de trabalho responsável por coordenar, promover e monitorizar as mudanças necessárias para acomodar o crescente número de alunos migrantes de PLNM. Este projeto contribui para o debate sobre a importância de respostas educacionais adaptadas e inclusivas face à diversidade cultural e linguística nas escolas.
- A importância do livro e da leitura na promoção da linguagem oral no jardim de infânciaPublication . Fortunato, Catarina Germano Santos Mira; Cardoso, Inês; Rodrigues, CarinaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém e reflete o percurso desenvolvido ao longo das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este percurso incluiu três contextos distintos na zona de Rio Maior: uma creche, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com um grupo misto de 16 crianças entre 1 e 2 anos; um primeiro estágio em jardim de infância, com 38 crianças dos 3 aos 6 anos; e um segundo estágio no mesmo contexto, com o mesmo número de crianças, onde decorreu a investigação. A primeira parte do relatório descreve os contextos educativos, os grupos, os projetos de intervenção, os ambientes pedagógicos e as atividades realizadas. Em creche, as práticas centraram-se no desenvolvimento da autonomia e da linguagem emergente, enquanto nos contextos de jardim de infância, as intervenções pedagógicas privilegiaram os domínios da cidadania, da expressão emocional e da linguagem oral, com recurso sistemático à literatura infantil como mediação. A segunda parte do relatório foca-se na prática investigativa desenvolvida durante o estágio final, subordinada ao tema “A importância do livro e da leitura na promoção da linguagem oral no jardim de infância”. Com base numa metodologia qualitativa, foram implementadas quatro sessões de mediação de leitura, explorando obras de literatura infantil selecionadas por critérios definidos como mais importantes por Sobrino (2000): o formato resistente a manipulação pouco experiente; o texto não ser demasiado extenso; as ilustrações bem visíveis e claras; conteúdos simples mas não simplistas. O grupo participante foi constituído por 10 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, uma amostra de conveniência e representatividade da diversidade do grupo maior. Os dados foram recolhidos através da observação direta participante, apoiada na elaboração de notas de campo, e da observação indireta, por meio de gravações áudio. Os resultados demonstram que a leitura em contexto educativo, quando mediada intencionalmente, promove não só a ampliação do vocabulário e a estruturação do pensamento, mas, também, o envolvimento emocional e a partilha verbal. Constatou-se uma evolução significativa na participação oral das crianças, especialmente quando envolvidas em rotinas de leitura interativas e contextualizadas. Conclui-se que o livro e a leitura podem ser instrumentos fundamentais no desenvolvimento da linguagem oral, sobretudo quando associados a práticas pedagógicas coerentes, afetuosas e atentas à escuta da criança.
- A influência da autoestima no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em pré-escolar e 1º CEBPublication . Serrenho, Ana Rita Gesteiro; Uva, MartaO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB),realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este relatório cruza todas as experiências vividas em cada estágio, e todo o pecurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional, culminado na realização do exercício investigativo. A primeira parte é no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES) referido os 4 estágios bem como as reflexões sobre os mesmos. Em seguida, aborda o exercício investigativo focando-se o mesmo nas conceções sobre a autoestima das crianças e docentes, no impacto que esta tem na aprendizagem e o papel que os educadores/professores têm neste processo. A recolha de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, a duas educadoras, duas professoras de 1.º ciclo e a 14 alunos de 1.º ciclo. A revisão de literatura permitiu-me clarificar conceitos como: autoestima e autoconceito e permitiu-me cruzar informações entre as conceções das educadoras/professoras e alunos com as dos autores estudados. Os resultados das crianças apontaram para a importância de se conhecerem a elas próprias.Os resultados dos docentes apontam para a perceção que cada um tem de si, aproximando-se do que as crianças responderam, ressaltando a importância da confiança. As crianças acreditam que o seu bem-estar influencia a forma como aprendem e as educadoras/professoras dão ênfase, também, aos fatores emocionais, bem como à importância de se transmitir segurança, de modo a promover a confiança no processo de aprendizagem.