Mestrados da ESES
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Browsing Mestrados da ESES by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingeremPublication . Lourenço, Lara Gomes; Cavadas, BentoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB). Estruturado em duas partes principais, o relatório aborda, na primeira secção, uma análise reflexiva sobre a prática de ensino desenvolvida em três contextos de estágio diferentes: Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB. Nesta parte, são apresentadas breves caracterizações das instituições, das turmas envolvidas e da prática pedagógica realizada em cada uma delas. A segunda parte do relatório foca-se na componente investigativa, desenvolvida com alunos do Jardim de Infância e do 1.º CEB, sob o título: “As conceções das crianças sobre os alimentos e as consequências para o corpo dos alimentos que ingerem”. Esta seção contempla o enquadramento teórico, a metodologia aplicada, a caracterização dos participantes, os instrumentos e técnicas de recolha de dados, bem como a apresentação e discussão dos resultados obtidos. As conclusões do estudo revelam que as crianças do Jardim de Infância têm maior facilidade em identificar os alimentos que consomem quando estes apresentam características menos processadas, enquanto os alunos do 1.º CEB demonstram uma compreensão sobre os efeitos dos alimentos no funcionamento do corpo. Por fim é apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso académico.
- Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lopes, Beatriz Isabel Azevedo; Correia, MarisaO presente relatório visa apresentar uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora, a Educação STEAM, partindo de contextos reais e realizando atividades interdisciplinares, seguindo a metodologia Inquiry-Based Learning (IBL). Da prática emergiu a problemática de investigação “Contributos da abordagem STEAM no ensino e aprendizagem em crianças de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo delineados os objetivos de estudo: (i) identificar estratégias promotoras de STEAM nas atividades das crianças (ii) analisar de que forma a abordagem STEAM, promove as aprendizagens das crianças no pré-escolar e no 1.º CEB; (iii) investigar as perceções dos alunos, sobre as potencialidades e os desafios, da abordagem STEAM. O estudo segue uma abordagem qualitativa, compreendendo de que forma a abordagem STEAM contribui na aprendizagem dos alunos. Os dados apresentados foram recolhidos através de entrevistas e questionários aos participantes. Analisando os resultados, a abordagem STEAM, no Pré-Escolar e no 1.º CEB, revelou-se eficaz, promovendo o desenvolvimento de competências e aprendizagens.
- Educação financeira no 4.º ano do Ensino Básico através de um jogo com recurso à robóticaPublication . Lopes, Dulce Maria da SilvaEste projeto analisa a utilização do robô DOC da Clementoni para introdução dos conteúdos de educação financeira, numa turma do 4.º ano de escolaridade, através de um jogo. Para que essa aprendizagem acontecesse, os alunos tiveram que, durante oito sessões, programar o robô DOC num tapete preparado para o efeito e com utilização de cartas e moedas produzidas a pensar nos conteúdos de educação financeira. Este projeto envolveu os 25 alunos da turma cuja investigadora era professora titular, numa escola do 1.º CEB do concelho de Lisboa. Para tal, adotou-se a metodologia de estudo de caso, envolvendo os alunos e a professora titular de turma/investigadora como participantes centrais. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo e a recolha documental de registos produzidos pelos alunos. Os resultados da implementação do jogo revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos sobre esta área, bem como um aumento da consciência sobre a importância da literacia financeira nas suas vidas. Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem capacidades e competências matemáticas fundamentais que são cruciais para a aquisição de conhecimentos relativos à literacia financeira e ao domínio do robô DOC®.
- Educação financeira no 4.º ano do Ensino Básico através de um jogo com recurso à robóticaPublication . Lopes, Dulce Maria da Silva; Santos, RaquelEste projeto analisa a utilização do robô DOC da Clementoni para introdução dos conteúdos de educação financeira, numa turma do 4.º ano de escolaridade, através de um jogo. Para que essa aprendizagem acontecesse, os alunos tiveram que, durante oito sessões, programar o robô DOC num tapete preparado para o efeito e com utilização de cartas e moedas produzidas a pensar nos conteúdos de educação financeira. Este projeto envolveu os 25 alunos da turma cuja investigadora era professora titular, numa escola do 1.º CEB do concelho de Lisboa. Para tal, adotou-se a metodologia de estudo de caso, envolvendo os alunos e a professora titular de turma/investigadora como participantes centrais. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo e a recolha documental de registos produzidos pelos alunos. Os resultados da implementação do jogo revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos sobre esta área, bem como um aumento da consciência sobre a importância da literacia financeira nas suas vidas. Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem capacidades e competências matemáticas fundamentais que são cruciais para a aquisição de conhecimentos relativos à literacia financeira e ao domínio do robô DOC®.
- Estratégias de cálculo mental na resolução de problemas de matemática no 1º e no2º ciclos do Ensino BásicoPublication . Santos, Joana Vicente dos; Branco, NeusaO presente relatório surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, sendo composto por duas partes principais. A primeira parte tem como foco a descrição e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas, quer no 1.º ciclo quer no 2.º ciclo. A segunda parte corresponde à componente investigativa na qual estão contemplados os objetivos da investigação, o devido enquadramento teórico da mesma, a metodologia utilizada no estudo, os participantes, a análise de dados e as devidas conclusões. Esta investigação teve como foco as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos do 1.º e do 2.º CEB, mais precisamente do 3.º ano e do 5.º ano de escolaridade, na resolução de problemas. O estudo tem um caráter qualitativo em que se descreve a utilização das estratégias de cálculo mental na resolução de problemas. Este segue um design de teaching experiment, sendo que parte da observação dos alunos para a criação de uma sequência de aprendizagem, envolvendo a resolução de problemas. Os dados foram recolhidos através da resolução de problemas dos alunos. Neste estudo, as resoluções dos alunos foram analisadas tendo como foco as estratégias mobilizadas, mas também, as suas principais dificuldades e as representações utilizadas. Os resultados evidenciam o uso de estratégias e representações diversas, mas dificuldades na execução dos cálculos. Destaca-se a importância do reforço conceptual e da prática de estratégias de cálculo mental diversificadas em tarefas de diferentes naturezas, em particular, em contexto de resolução de problemas.
- A gestão do acolhimento e da inclusão de alunos migrantes de PLNM numa escola no distrito de SantarémPublication . Farinha, Manuela da Conceição; Piscalho, Isabel; Cardoso, Maria InêsEquacionar o novo contexto escolar, que se altera e redefine progressivamente devido à intensificação dos fluxos migratórios, é crucial para promover uma escola que valorize a inclusão, equidade e acolhimento da diversidade. Este trabalho de projeto baseia-se num estudo de caso que examina a inclusão de alunos migrantes de Português Língua Não Materna (PLNM) numa escola portuguesa, com o objetivo de identificar a perceção e eficácia das práticas de acolhimento e inclusão implementadas. Durante a etapa diagnóstica/exploratória, realizámos entrevistas semiestruturadas com docentes de PLNM, professores de outras disciplinas, alunos migrantes e alunos portugueses. Explorámos, nestas entrevistas, a dinâmica das aulas, o acolhimento dos alunos migrantes de PLNM e o contributo de cada interveniente no processo de inclusão. Os resultados desta fase revelaram fragilidades na articulação de estratégias e implementação do acolhimento e inclusão, sugerindo a necessidade de desenvolver um plano escolar abrangente e de sensibilizar toda a comunidade educativa para estas questões. Como proposta de intervenção, recomendamos a criação de uma rede de "buddies", a adoção de medidas práticas para o envolvimento da comunidade escolar e o estabelecimento de um grupo de trabalho responsável por coordenar, promover e monitorizar as mudanças necessárias para acomodar o crescente número de alunos migrantes de PLNM. Este projeto contribui para o debate sobre a importância de respostas educacionais adaptadas e inclusivas face à diversidade cultural e linguística nas escolas.
- A influência da autoestima no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças em pré-escolar e 1º CEBPublication . Serrenho, Ana Rita Gesteiro; Uva, MartaO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB),realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este relatório cruza todas as experiências vividas em cada estágio, e todo o pecurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional, culminado na realização do exercício investigativo. A primeira parte é no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES) referido os 4 estágios bem como as reflexões sobre os mesmos. Em seguida, aborda o exercício investigativo focando-se o mesmo nas conceções sobre a autoestima das crianças e docentes, no impacto que esta tem na aprendizagem e o papel que os educadores/professores têm neste processo. A recolha de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, a duas educadoras, duas professoras de 1.º ciclo e a 14 alunos de 1.º ciclo. A revisão de literatura permitiu-me clarificar conceitos como: autoestima e autoconceito e permitiu-me cruzar informações entre as conceções das educadoras/professoras e alunos com as dos autores estudados. Os resultados das crianças apontaram para a importância de se conhecerem a elas próprias.Os resultados dos docentes apontam para a perceção que cada um tem de si, aproximando-se do que as crianças responderam, ressaltando a importância da confiança. As crianças acreditam que o seu bem-estar influencia a forma como aprendem e as educadoras/professoras dão ênfase, também, aos fatores emocionais, bem como à importância de se transmitir segurança, de modo a promover a confiança no processo de aprendizagem.
- Observação Interpares: principais desafiosPublication . Barbas, Maria Potes; Rodrigues, Susana Paula da Conceição Silva CoelhoO presente estudo analisa o impacto da formação proporcionada pelo Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, na mudança das práticas letivas dos docentes de um Agrupamento de Escolas (AE) específico (questão de partida). A investigação, realizada no âmbito do mestrado em Ciências da Educação com especialização em Administração Educacional, procura compreender o impacto da formação contínua nas práticas pedagógicas, em particular na integração das tecnologias digitais na sala de aula. Além disso, propõe um projeto de intervenção para reforçar o papel da escola na definição do seu plano de formação. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: • De que forma a formação contribuiu para a mudança na atividade profissional? • Qual o nível de confiança adquirido pelos formandos na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)? • Em que medida as aprendizagens da formação foram aplicadas à prática letiva? • Até que ponto esta formação incentivou os docentes a criarem os seus próprios recursos, passando de utilizadores a criadores? A metodologia adotada segue uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para uma análise mais abrangente. Foram aplicados questionários a todos os docentes do agrupamento em estudo que participaram na capacitação digital (nos níveis N1, N2 e N3) nos anos letivos de 2020/21, 2021/22 e 2022/23. Além disso, foram realizadas entrevistas a uma amostra de docentes que frequentaram a formação, ao coordenador do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), aos Coordenadores de Departamento com assento no Conselho Pedagógico e ao Diretor de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O estudo revela uma evolução positiva nas práticas pedagógicas e nas metodologias dos docentes após a formação, alinhando-se com os objetivos do PCDD. Os resultados indicam um aumento significativo da confiança dos professores para utilizarem tecnologias digitais, em contexto de sala de aula, e uma tendência para a criação e partilha de recursos digitais próprios. O estudo reforça ainda a importância de alinhar a formação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), assegurando a pertinência e adequação das práticas educativas. Apesar dos resultados encorajadores, destaca-se a necessidade de um investimento contínuo na formação, para garantir um impacto duradouro. Assim, a elaboração de um plano de formação torna-se essencial, devendo este basear-se na identificação das necessidades formativas em reuniões de departamento e grupos disciplinares, bem como na definição de objetivos claros e relevantes.
- Organização do ambiente educativo como promotor da autorregulação na aprendizagemPublication . Lameiras, Ana Patrícia Coelho; Piscalho, Isabel; Togtema, MargaridaO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Na primeira parte, é descrito o percurso realizado durante os estágios em creche, jardim de infância e 1.º CEB (1.º e 3.º anos de escolaridade), salientando as aprendizagens que enriqueceram a formação inicial. Esta secção possibilita uma reflexão aprofundada sobre o papel do educador de infância e do professor do 1.º CEB, enfatizando a importância da organização do ambiente educativo e da relação entre a escola e a família. Na segunda parte, o relatório integra um exercício investigativo composto por dois estudos exploratórios de natureza qualitativa e descritiva. O primeiro estudo consiste na aplicação de um questionário com perguntas abertas a 23 encarregados de educação, com o objetivo de compreender a sua perspetiva sobre a autorregulação da aprendizagem na infância, analisando se consideram que a promoção desta competência ocorre de forma intencional no jardim de infância e/ou na escola, e se existe colaboração com a família como complemento. O segundo estudo relata a experiência da investigadora principal em contexto de 1.º CEB numa escola pública orientada para a inclusão social, analisando a transição de um paradigma educacional centrado no professor para um modelo em que este atua como mediador. A sala de aula diversifica os espaços de aprendizagem e organiza o trabalho de forma a promover a cooperação, a iniciativa e a autonomia na construção do conhecimento, aproveitando as diferentes áreas da escola como cenários enriquecedores para oportunidades de aprendizagem. O foco deste estudo é a intencionalidade educativa na organização do ambiente de aprendizagem, com ênfase na promoção da autorregulação da aprendizagem. Para assegurar uma análise rigorosa, foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: i) a observação estruturada, com base na CHILD (Piscalho, 2021), que avaliou as competências autorregulatórias do grupo de 33 crianças; ii) a partir destas observações, foram selecionadas quatro crianças para um acompanhamento mais detalhado, utilizando a CHILD e analisando as narrativas registadas no diário de bordo da investigadora principal, o que proporcionou uma base para reflexão crítica sobre a prática docente; iii) adicionalmente, foi aplicado um questionário a 25 encarregados de educação, visando enriquecer a compreensão global do estudo. A triangulação dos dados revelou que o conceito de autorregulação da aprendizagem permanece desconhecido para muitos encarregados de educação, evidenciando a necessidade de incrementar a ligação entre a escola e a família na promoção desta competência. A observação do contexto reforçou a importância da promoção intencional da autorregulação, particularmente através da organização cuidadosa do ambiente educativo, fator crucial para o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças.
- Organização do ambiente educativo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: a gestão do tempo como promotora da autorregulação da aprendizagem das criançasPublication . Ferreira, Beatriz da Silva; Piscalho, IsabelEste relatório de estágio é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém. O documento reflete a experiência prática adquirida nos contextos de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. Estrutura-se em três partes principais. A primeira parte tem como objetivo desenvolver uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e as práticas pedagógicas implementadas nestes três contextos. A segunda parte aborda a componente investigativa, que procura compreender de que forma a organização do ambiente educativo, sobretudo em relação à dimensão “tempo”, pode promover a autorregulação da aprendizagem das crianças durante as transições educativas entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Além disso, investiga o papel dos educadores e professores na organização do tempo, visando a promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças em ambos os contextos. Para tal, foram realizados três estudos com uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa. A investigação envolveu observação direta, utilizando a cheklist CHILD (Piscalho, 2021), registos escritos, 61 inquéritos online e dois focus groups, cada um com cinco crianças. Além disso, esta exploração investigativa possibilitou perceber qual deve ser o papel do educador/professor na promoção da aprendizagem autorregulada. Os resultados obtidos demonstram de forma clara que a organização do tempo desempenha um papel crucial na promoção das competências autorregulatórias das crianças, ajudando-as a gerir melhor o seu comportamento, emoções e aprendizagens. Adicionalmente, as práticas educativas adotadas pelos docentes revelam-se igualmente essenciais neste processo. Metodologias pedagógicas que incentivem a autonomia, a reflexão crítica e a autoavaliação contribuem significativamente para o desenvolvimento da autorregulação nas crianças, permitindo que adquiram ferramentas para enfrentar desafios de forma mais eficaz e responsável. Assim, a conjugação de uma boa gestão do tempo com estratégias educativas adequadas constitui um pilar fundamental para o desenvolvimento saudável e equilibrado das competências autorregulatórias desde a infância. Por fim, a terceira parte apresenta uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento profissional ao longo do curso, descrevendo as principais aprendizagens e dificuldades encontradas durante este percurso e nos três estudos realizados.