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- A arte como caminho para a inclusão e cidadania ativaPublication . Ferreira, Carla; São João, Ricardo; Coelho, TeresaO Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém, consciente da importância crescente que a Doença Mental (DM) assume no nosso quotidiano, não fazendo distinções quanto ao gênero, raça ou estrato social, tem procurado numa lógica inclusiva e sustentável, desenvolver projetos que tenham como objetivo a promoção e manutenção do estado psicopatológico e da autoestima na comunidade. Indivíduos com DM são frequentemente confrontados com estigma e preconceito e sujeitos a exclusão social. Sabe-se que a autoestima tem um papel crucial sendo um fator mediador na DM. Com vista à recuperação destes indivíduos, merecem destaque dois projetos que articulam inovação, educação, empreendedorismo e cidadania, a saber: i) INcluir: baseado na criação de oficinas artísticas; ii) IN_Cooking: baseado na criação de oficinas culinárias. O primeiro tem como objetivo mensurar o impacto das oficinas artísticas no estigma e na autoestima dos participantes com DM, através da aplicação de escalas específicas, antes e após a sua integração nas oficinas e num grupo controlo. Verificou-se que a participação nestas oficinas conduziu a uma melhoria de 66% na avaliação do estigma e de 48% na autoestima dos participantes com DM comparativamente ao grupo controlo. O projeto IN_Cooking, através do desenvolvimento de competências culinárias, tem como objetivo avaliar e monitorizar o impacto destas oficinas nos portadores de DM com idêntica metodologia. Foram aferidas melhorias estatisticamente significativas nos participantes com DM ao nível nas escalas adotadas. Estes projetos revelaram ser uma estratégia terapêutica com impacto positivo em portadores de DM potenciando a inclusão e promovendo uma cidadania global.
- In-season body composition effects in professional women soccer playersPublication . Oliveira, Rafael; Francisco, Ruben; Fernandes, R.; Martins, Alexandre; Nobari, Hadi; Clemente, Filipe Manuel; Brito, JoãoThis study aimed to analyze anthropometric and body composition effects in professional soccer women players across the early and mid-competitive 2019/20 season. Seventeen players (age, height, body mass, and body mass index of 22.7 ± 6.3 years, 167.5 ± 5.6 cm, 60.7 ± 6.6 kg and 21.6 ± 0.2 kg/m2) from a Portuguese BPI League team participated in this study. The participants completed ≥80% of 57 training sessions and 13 matches. They were assessed at three points (before the start of the season (A1), after two months (A2), and after four months (A3)) using the following variables: body fat mass (BFM), soft lean mass (SLM), fat-free mass (FFM), intracellular water (ICW), extracellular water (ECW), total body water (TBW), and phase angle (PhA, 50 Khz), through InBody S10. Nutritional intake was determined through a questionnaire. Repeated measures ANCOVA and effect sizes (ES) were used with p < 0.05. The main results occurred between A1 and A2 for BFM (−21.7%, ES = 1.58), SLM (3.7%, ES = 1.24), FFM (4%, ES = 1.34), ICW (4.2%, ES = 1.41), TBW (3.7%, ES = 1.04). Furthermore, there were significant results between A1 and A3 for FFM (4.8%, ES = 1.51), ICW (5%, ES = 1.68), and PhA (10.4%, ES = 6.64). The results showed that the water parameters improved over time, which led to healthy hydration statuses. The training load structure provided sufficient stimulus for appropriate physical fitness development, without causing negative disturbances in the water compartments.
- Adaptação cultural e validação da escala de Braden para a pessoa internada em Cuidados Intensivos, em AngolaPublication . Pinto, Susana; Assunção, Marta; São João, Ricardo; Domingues, Tiago; Alves, Paulo; José, HelenaIntrodução: A avaliação do risco de desenvolver lesão por pressão (LPP) é uma medida de boas práticas e deve incluir o uso de um instrumento preditor de risco, sendo um deles, a escala de Braden. Esta contempla seis categorias e o score varia entre 6 e 23 pontos [1]. Para poder ser usada no contexto clínico em Angola esta escala carece de adaptação cultural e validação [2]. Objetivos: Descrever o processo de adaptação cultural da escala de Braden para Angola. Determinar as propriedades psicométricas da escala. Metodologia: Realizou-se um estudo metodológico [2] após autorização das autoras da escala de Braden para a sua utilização em Angola. A escala na versão português padrão foi avaliada por um grupo de oito enfermeiros especialistas, peritos angolanos dando resultado à escala de Braden para Angola. Procedeu-se à retrotradução para inglês e envio às autoras. Para a avaliação da validade preditiva realizou-se um estudo observacional, descritivo, longitudinal e prospetivo numa UCI, em Luanda, entre setembro e dezembro de 2019, com uma população de 110 doentes. A análise dos dados foi realizada com recurso ao software R e o ponto ótimo de corte para o desenvolvimento de LPP foi determinado pelo modelo de regressão logística. Resultados: Da avaliação dos peritos resultaram oito sugestões de mudança, duas delas excluídas pelo investigador por alterarem o contexto da definição da subcategoria. A nova versão mantém o sentido da escala original e isso foi assegurado pelas autoras. Nesta população, considerando um nível de significância α= 5 a variável explicativa da pontuação da escala de Braden é estatisticamente significativa (valor-p<0.001). O ponto ótimo de corte resultou na pontuação 12, sendo o que assegura melhor equilíbrio entre a sensibilidade (67%) e a especificidade (82%). A área abaixo da curva ROC para este ponto de corte foi de 0.687 (IC de 95%), correspondendo a um poder discriminante aceitável. Conclusões: Pelas suas características psicométricas, a versão angolana da Escala de Braden é um instrumento válido para avaliar o risco de desenvolvimento de LPP em UCI.
- An overview on software testing and auditingPublication . Lopes, Catia; Cardoso, Filipe; Abbasi, Maryam; Martins, Pedro; Sá, FilipeMore and more people are dependent on technology. They increasingly use electronic services for day-to-day routines, and user loyalty to the software is essential, being defined by the excellence of the SW. The fewer flaws it has, the greater the likelihood of being able to retain the user’s loyalty. For this situation to be possible, tests are crucial in the development stage since they have the main purpose of identifying errors. To be possible to have a good quality of software, it is important to realize the importance of carrying out tests, as well as to understand what types of tests exist and realize which ones fit in each situation. In addition, the article addresses the life cycle and levels as sociated with software testing. In terms of test automation, there are some tools for developing this type of test, referencing the Katalon stu- diom robot framework, Protractoe and Watir; each is framed in different practical situations.
- The effects of a stem approach on pre-service elementary teachers’ subject matter knowledge about soundPublication . Correia, Marisa; Baptista, MónicaBackground: STEM education has been in focus in recent years given its innumerable potential for developing diverse skills and encouraging the pursuit of careers in the STEM areas. In this way, since initial training, it is crucial to create conditions for preservice teachers (PSTs) in STEM experiences that encourage the development of their subject matter knowledge (SMK). Objectives: This study aims to examine the effects of STEM activities centred on inquiry-based learning on PSTs’ SMK about sound phenomena and concepts. Design: This is a qualitative and interpretative study. Setting and Participants: The participants are nine preservice teachers studying in a Portuguese higher education institution. Data collection and analysis: Two data collection methods were used: (i) students’ productions developed through six STEM activities that included sound-related concepts, such as sound vibration, wave, transmission, velocity, and loudness and (ii) field notes. To analyse the data, we used an inductive strategy of content analysis. Results: Results revealed that the preservice teachers initially misconceived sound and had their subject matter knowledge improved after the activities. Conclusions: STEM approach favoured an active involvement of PSTs in their learning, connecting contents to real-life situations.
- Reference values for external and internal training intensity monitoring in young male soccer players: a systematic reviewPublication . Oliveira, Rafael; Brito, João; Moreno-Villanueva, Adrián; Nalha, Matilde; Rico-González, Markel; Clemente, Filipe ManuelTraining intensity monitoring is a daily practice in soccer which allows soccer academies to assess the efficacy of its developmental interventions and management strategies. The current systematic review’s purpose is to: (1) identify and summarize studies that have examined external and internal training intensity monitoring, and to (2) provide references values for the main measures for young male soccer players. A systematic review of EBSCO, PubMed, Scielo, Scopus, SPORTDiscus, and Web of Science databases was performed according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) guidelines. From the 2404 studies initially identified, 8 were fully reviewed, and their outcome measures were extracted and analyzed. From them, the following range intervals were found for training: rated perceived exertion (RPE) 2.3–6.3 au; session- RPE, 156–394 au; total distance, 3964.5–6500 m and; distance >18 km/h, 11.8–250 m. Additionally, a general tendency to decrease the intensity in the day before the match was Found. This study allowed to provide reference values of professional young male players for the main internal and external measures. All together, they can be used by coaches, their staff, or practitioners in order to better adjust training intensity.
- Stand up paddle. identificação dos contributos científicos através de uma revisão sistemáticaPublication . Freitas, João; Louro, Hugo; Frazão, Henrique Manuel Pereira de Oliveira; Carvalhinho, Luís; Neiva, Henrique; Conceição, AnaO Stand Up Paddle (SUP) apresenta-se como um desporto com um forte aumento de popularidade nomeadamente na última década. Neste estudo de revisão sistemática, objetivou-se a compilação do conhecimento desenvolvido na última década, referente tema do stand up paddle. Considerando as características desta metodologia, a operacionalização do estudo é de natureza qualitativa. Os estudos foram recolhidos através das distintas fontes diferenciadas: bases de dados eletrónicas (web of knowledge, b-on, rcaap), e dissertações de mestrado e doutoramento. As palavras-chave utilizadas para a pesquisas foram, em português: “Stand Up Paddle”, “SUP”, “desportos aquáticos“, “biomecânica“, “fisiologia“, “pagaiada“, “atividade muscular“, “cinesiologia“, “função cardíaca“, “técnica“ e em inglês, “Stand Up Paddle”; “SUP”; “Aquatic Sports”; “Biomechanics”; “Physiology”; “Paddle”; “Muscle activity”; ”Kinesiolology“; ”Heart Function“; ”Technique“. Inicialmente, todos os estudos que apresentavam no título uma das palavras-chave foram selecionados para leitura. Contudo, das 47 produções científicas listadas, somente 38 atenderam aos critérios de inclusão: estudos empíricos dos últimos 10 anos, dissertações académicas e artigos com peer review. Resultaram em 38 produções científicas selecionadas, das quais 36 artigos de revistas e 2 dissertações académicas. Os diferentes autores preferencialmente colocaram no seu título de estudo, o “SUP”, ou “Stand Up Paddle“.
- Será a Metodologia de Trabalho por Projeto facilitadora dos Fundamentos e Princípios das Orientações Curriculares?Publication . Duarte, Nânci Catarina Silvestre; Brito, Clara; Uva, MartaO presente relatório ilustra todo o meu percurso realizado, ao longo do Mestrado, em Educação Pré-Escolar, nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como principal objetivo de compreender de que forma esta metodologia se pode sustentar nos Fundamentos e Princípios referidos nas Orientações Curriculares para o Pré-Escolar. Este está dividido em duas partes, sendo que a primeira é referente às práticas realizadas, nos três momentos de estágios e a segunda parte relativa à componente investigativa, procurando responder à questão/problemática. A metodologia enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 14 educadoras em diversos contextos, onde o ponto de partida de pesquisa foi constituído por questões práticas do trabalho quotidiano. A recolha de dados feita através das entrevistas, da revisão de literatura, da consulta documental de ambos os contextos de estágio e através de observações participantes diretas, serviu para fundamentar e sustentar toda a investigação. Os dados permitiram verificar que “A criança aprende a partir da ação”, ou seja, “agir para pensar para compreender”, (OCEPE, 2007:47), na metodologia de trabalho por projeto, através da pedagogia em participação, a criança está diretamente envolvida na experiência e na construção da sua própria aprendizagem, tendo em conta as suas necessidades, compreendendo o mundo que a rodeia, ficando predisposta a adquirir novos conhecimentos. Através da realização de um único projeto, a criança desenvolve inúmeras conceções relativas às diferentes áreas do saber, tornando-se assim um processo holístico da sua aprendizagem.
- Desenvolvimento de chouriço de Malhado de Alcobaça e sua caracterização físico-química, nutricional e sensorialPublication . Faustino, João Pedro Lopes; Dias, IgorO porco Malhado de Alcobaça representa uma das três raças autóctones de suínos existentes em Portugal. Como não se conhecem trabalhos publicados que caracterizem enchidos produzidos com as matérias-primas provenientes da raça em questão, desenvolveu-se uma formulação de chouriço de carne e, posteriormente, produziram-se três lotes independentes do produto cárneo referido. Para se proceder à caracterização físico-química, nutricional e sensorial do produto, foram determinados os seguintes parâmetros em cada lote: percentagem de perda de peso, pH, aw, gordura bruta/lípidos, perfil de ácidos gordos, proteína bruta, hidratos de carbono, fibra bruta, cor, textura e análise sensorial. Também foram estudadas estatisticamente as diferenças existentes entre lotes. Verificou-se que existiram diferenças significativas entre vários parâmetros dos três lotes, algo expectável e aceitável dado que os enchidos foram produzidos de forma tradicional. Por exemplo, nos ácidos gordos, verificou-se que estes chouriços tinham mais benefícios a nível nutricional comparando com chouriços de outras raças.
- O contributo das histórias infantis nas atividades do pré-escolar e no desenvolvimento emocional-afetivo da criança nestas idadesPublication . Amaro, Márcia Sofia Roque Gomes; Sá, Maria TeresaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, tendo como objetivo refletir as etapas e descrever as aprendizagens adquiridas ao longo da prática pedagógica nos vários contextos educativos. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte refere-se ao percurso realizado nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em valência de Creche e Jardim de infância. A segunda parte refere-se ao percurso investigativo, cujo questionamento emergiu a partir dos contextos educativos referidos, pretendendo estudar o contributo das histórias infantis nas atividades do Pré-Escolar, assim como compreender o contributo deste material educativo para o desenvolvimento emocional e afetivo da criança nestas idades. A metodologia utilizada no estudo é uma metodologia mista, sendo que, após a organização e análise dos dados recolhidos através de inquérito por questionário a uma população de vinte educadoras de infância, se procedeu à análise dos resultados que se discutem à luz da Bibliografia consultada.
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