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- Desenvolvimento de chouriço de Malhado de Alcobaça e sua caracterização físico-química, nutricional e sensorialPublication . Faustino, João Pedro Lopes; Dias, IgorO porco Malhado de Alcobaça representa uma das três raças autóctones de suínos existentes em Portugal. Como não se conhecem trabalhos publicados que caracterizem enchidos produzidos com as matérias-primas provenientes da raça em questão, desenvolveu-se uma formulação de chouriço de carne e, posteriormente, produziram-se três lotes independentes do produto cárneo referido. Para se proceder à caracterização físico-química, nutricional e sensorial do produto, foram determinados os seguintes parâmetros em cada lote: percentagem de perda de peso, pH, aw, gordura bruta/lípidos, perfil de ácidos gordos, proteína bruta, hidratos de carbono, fibra bruta, cor, textura e análise sensorial. Também foram estudadas estatisticamente as diferenças existentes entre lotes. Verificou-se que existiram diferenças significativas entre vários parâmetros dos três lotes, algo expectável e aceitável dado que os enchidos foram produzidos de forma tradicional. Por exemplo, nos ácidos gordos, verificou-se que estes chouriços tinham mais benefícios a nível nutricional comparando com chouriços de outras raças.
- Será a Metodologia de Trabalho por Projeto facilitadora dos Fundamentos e Princípios das Orientações Curriculares?Publication . Duarte, Nânci Catarina Silvestre; Brito, Clara; Uva, MartaO presente relatório ilustra todo o meu percurso realizado, ao longo do Mestrado, em Educação Pré-Escolar, nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, tendo como principal objetivo de compreender de que forma esta metodologia se pode sustentar nos Fundamentos e Princípios referidos nas Orientações Curriculares para o Pré-Escolar. Este está dividido em duas partes, sendo que a primeira é referente às práticas realizadas, nos três momentos de estágios e a segunda parte relativa à componente investigativa, procurando responder à questão/problemática. A metodologia enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 14 educadoras em diversos contextos, onde o ponto de partida de pesquisa foi constituído por questões práticas do trabalho quotidiano. A recolha de dados feita através das entrevistas, da revisão de literatura, da consulta documental de ambos os contextos de estágio e através de observações participantes diretas, serviu para fundamentar e sustentar toda a investigação. Os dados permitiram verificar que “A criança aprende a partir da ação”, ou seja, “agir para pensar para compreender”, (OCEPE, 2007:47), na metodologia de trabalho por projeto, através da pedagogia em participação, a criança está diretamente envolvida na experiência e na construção da sua própria aprendizagem, tendo em conta as suas necessidades, compreendendo o mundo que a rodeia, ficando predisposta a adquirir novos conhecimentos. Através da realização de um único projeto, a criança desenvolve inúmeras conceções relativas às diferentes áreas do saber, tornando-se assim um processo holístico da sua aprendizagem.