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- A importância da formação do gestor na utilização do orçamento público: um estudo de caso em uma instituição federal de ensinoPublication . Junior, Cícero Penteado da Silva; Rosa, SérgioO objetivo principal deste trabalho é avaliar a importância da formação dos gestores na utilização do orçamento público, visando a melhoria da execução dos recursos orçamentários, no Instituto Federal de Brasília – IFB, Distrito Federal. Para o alcance desse objetivo, propõe-se como objetivos específicos: traçar o perfil dos gestores do IFB, quanto à sua formação e experiência profissional e em cargos de gestão; avaliar a prática e conhecimento dos gestores sobre orçamento público; identificar possíveis dificuldades dos gestores para execução orçamentária, tendo em vista a melhoria da qualidade ao atender a atividade-fim da instituição. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas estruturadas e aplicação de questionários, o que possibilitou conhecer a percepção dos dirigentes, a partir das análises e confronto das experiências, permitindo a formatação de uma proposta de projeto de intervenção que tem como finalidade implementar cursos de capacitação, treinamento e formação para gestores. Os resultados da pesquisa demonstram que há variedade de formações acadêmicas na gestão, pouca experiência na área de gestão e orçamento público, um perfil predominantemente democrático e uma necessidade de capacitação para gestores e futuros gestores visando melhorar utilização dos recursos orçamentários.
- A eficácia dos conselhos de classe nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de BrasíliaPublication . Amorim, Patrícia Rodrigues; Marques, Ramiro; Conciani, WilsonA pesquisa realizada se refere ao Conselho de Classe como espaço eficaz, capaz de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Este importante colegiado está previsto nos regulamentos do Instituto Federal de Brasília (IFB), sendo conceituado como um espaço privilegiado de discussão, reflexão e deliberação sobre questões pedagógicas da turma, com o intuito de reorientar a prática educativa. Baseado nesse conceito, a pesquisa teve como o objetivo principal verificar a eficácia dos Conselhos de Classe nos cursos técnicos subsequentes do IFB. Para isso, a abordagem adotada foi a qualitativa, tendo como instrumentos de pesquisa: observação dos Conselhos de Classe, entrevistas semiestruturada, aplicação de questionários e análise documental. Todos os instrumentos escolhidos foram primordiais para o estudo realizado. Por meio da análise e interpretação de dados obtidos foi possível responder aos objetivos da pesquisa e, assim, propor ações para melhoria da realização dos Conselhos de Classe, de forma que ocorram melhorias na aprendizagem dos alunos e na prática pedagógica do professor. Os principais teóricos que fundamentaram essa pesquisa foram: Carlos Cruz, Carlos Cipriano Luckesi, Heloísa Luck, e José Carlos Libâneo, além das pesquisas à legislações e resoluções internas. Os resultados da pesquisa demonstraram que para o Conselho de Classe atingir sua finalidade é preciso haver organização e planejamento prévio, estímulo e valorização a participação ativa de todos os seus membros, em especial o aluno, com a definição de papéis e instrumentos de coleta de dados adequados, de modo a contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. A melhoria do processo de ensino-aprendizagem, como resultado do Conselho de Classe, será fruto de um trabalho coletivo, de uma ação intencional capaz de identificar as deficiências existentes no processo educativo e, a partir daí, levar a escola a estabelecer ações e atitudes capazes de transformar a realidade existente.