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Neste trabalho analisamos as narrativas escritas de alunos do curso de
Pedagogia1 sobre suas aprendizagens e experiências escolares com a matemática na
trajetória enquanto estudante e como isso é retomado no momento de preparar e
desenvolver atividades de regência de classes dessa disciplina para crianças (de 6 a
10 anos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental no âmbito do Estágio da Docência.
Os resultados apontam que quando aparecem falas sobre as experiências com a
matemática, no período vivido enquanto estudante o conteúdo versa sobre os
sofrimentos vividos nas aulas ou na realização de exercícios e/ou provas ou, em
menor número, sobre as lembranças felizes, uma aula, assunto ou um professor
marcante. No momento do estágio retomam essas vivências, o que os leva, em muitos
casos, a procurar fazer de forma diferente de seus professores. Procuram
contextualizar o ensino por meio de referências ao cotidiano das crianças.
Demonstram preocupação com o lúdico em oposição às aulas cansativas que trazem
na memória e com o uso de materiais manipulativos em oposição ao ensino centrado
nas conceituações. Por vezes repetem os modelos que tiveram e se dão conta disso.
Ao narrar essas experiências, confrontando suas escolhas quando se colocam no
papel de professores em um processo construção e de tomada de consciência de
seus saberes, os futuros professores assumem uma postura de autonomia frente ao
próprio processo formativo. - In this paper we analyzed the narratives written by Education students about their
learning and school experiences with mathematics in their formation as students and
how it is resumed in the moment of preparing and developing classroom teaching
activities is this area for children (from 6 to 10 years old) from Elementary School on
their Teaching Internship. The results point that when springs the speeches about
experiences with mathematics during the course, the content is usually about the pain
suffered in classroom or in the accomplishment of tasks or tests, or in a smaller
number about the happy memories, a class, a subject or an important teacher. At
internship period they revive those memories which lead them in many cases to strive
for doing it differently than their own teachers. They try to contextualize the teaching
through references to the children’s everyday life. They demonstrate care to the ludic
aspect in opposite to the tiresome classes that they have in their memories, and with
the use of manipulative materials in opposite to conceptualization focused teaching.
Sometimes they repeat the models they have and don’t realize that. By narrating those
experiences confronting their choices when they put themselves in the teacher’s role in
a process of building and becoming aware of their knowledge, the future teachers
assume an autonomous posture on their own formation process.
Description
Keywords
Formação de professores Narrativas de formação Estágio supervisionado
Citation
Oliveira, R. (2011). Narrativas de formação: aspectos da trajetória como estudante e experiências de estágio. Revista Interacções,18(7),229-245.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação