Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
200.18 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos
professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da
compreensão leitora.
Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de
assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a
ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à
ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da
leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido,
pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face
in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies.
Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important
way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP
(Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and
comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have
enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools.
Description
Keywords
Compreensão da leitura Ensino da leitura Ensino Básico Português Programa Nacional de Ensino do Português
Pedagogical Context
Citation
Custódio, P. (2011). A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento. Revista Interacções,19(7),127-141
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação