Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste projeto interdisciplinar, proposto na formação inicial de professores,
é estimular e ajudar os futuros professores na elaboração conjunta de planejamentos e
cooperar na sua execução. O programa para a preparação dos professores é concebido
tendo em vista o desenvolvimento de novas competências que possam levar os
professores a coletivamente produzirem conhecimentos sobre a realidade das escolas, a
necessidade de saber negociar pontos de vista, perceber as diferenças, as
singularidades, a complementaridade e as possibilidades e limitações de sua
especialização para o diálogo com outros especialistas, respeitando as diferenças de
linguagem e formas de olhar para o mundo, para reconhecer que o seu conhecimento é
sempre parcial, uma vez que é parcial a possibilidade fixada pela área de especialização.
Uma primeira interpretação da experiência leva à organização das seguintes
necessidades a serem consideradas no processo de realização de uma experiência
interdisciplinar na preparação dos professores: i) focalização do trabalho de intervenção
sobre as múltiplas dificuldades dos futuros professores na elaboração de uma nova perspectiva de Ensino; ii) construção de uma sala de aula como contexto orientador e
facilitador à construção de um ensino interdisciplinar; iii) orientação específica para
pequenos grupos de licenciandos sobre aspectos cognitivos e subjetivos que irão ajudar a
socialização dos seus membros; iv) modificação curricular e um esforço contínuo de
reflexão dos responsáveis pelo projeto, no sentido de produzir manifestações concretas
de interdisciplinaridade que possam se constituir num ancoradouro e referência para os
futuros professores. - The aim of this new interdisciplinary project proposal in teachers’ initial training is to
stimulate and help future teachers to elaborate joint planning and to cooperate in its
execution. A program for teachers’ education is designed aiming at the development of
new competences that may lead these teachers to collective knowledge production about
the reality of schools.
A first interpretation of the experiment leads to the identification of the following
aspects to be integrated in teachers’ education process: i) focalization of the intervention
work on teachers’ multiple difficulties in constructing a new view of teaching; ii)
construction of a classroom context to guide and facilitate the construction of an
interdisciplinary teaching; iii) specific guidance to small groups of graduates on cognitive
and subjective aspects that will help the socialization of their members; iv) curricular
modification and a continuing reflection effort by the project coordinators, in producing
concrete manifestations of interdisciplinarity that will constitute an anchorage and a
reference for future teachers.
Description
Keywords
Interdisciplinaridade Formação inicial de professores Inovação curricular
Citation
PIERSON, Alice; FREITAS, Denise; VILLANI, Alberto; FRANZONI, Marisa - Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.113-128
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação