Browsing by Author "Silva, Francisco"
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- Conjunto de materiais: educação inclusiva. Módulo 3: gestão da educação inclusivaPublication . Piscalho, Isabel; Colaço, Susana; Seixas, Sónia; Silva, FranciscoO Projeto Educação Inclusiva1 , coordenado pelo Ministério de Educação, através da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Inspeção-Geral da Educação e Ciência e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P., alicerça-se na qualidade e eficiên cia do sistema de educação e formação para a promoção do sucesso escolar, designadamente no que concerne aos instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva, e desenvolve-se em três eixos fundamentais: i. Produção de recursos de apoio à Educação Inclusiva – concebidos na ótica da capacitação de docentes para a reflexão, a tomada de decisão e a adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. Reforço do investimento na capacitação de docentes, incluindo, naturalmente, os que pre sentemente desempenham funções de administração e coordenação, e outros agentes edu cativos e sociais, em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas; iii. Acompanhamento e apoio de (e à) proximidade entre escolas e comunidades, através de pro jetos de investigação-ação a desenvolver nas escolas, sendo, numa primeira fase, dedicados à elaboração e aplicação de guias de reflexão sobre Educação Inclusiva e, numa segunda fase, ao planeamento, intervenção e monitorização em áreas identificadas pelas comunidades educa tivas e locais como deficitárias no âmbito da equidade e inclusão em educação. O Conjunto de Materiais apresentados neste terceiro e-book enquadra-se, pois, no ponto i) Produção de re cursos de apoio à Educação Inclusiva e procura gerar reflexão e iniciativas concretas de ação e envolvimento de diferentes interlocutores das comunidades educativas, através de lentes multidimensionais correspon dentes aos pontos de vista e experiências de que são portadores (Brussino, 2021; Cerna et al., 2021).
- (Des) continuidades educativas entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo em sala de aulaPublication . Oliveira, Vera; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Silva, FranciscoEste estudo de caso pretende perceber se existe continuidade educativa entre as Unidades de Ensino Estruturado e as Salas de Aula e de que forma decorre no contexto estudado. Centralmente apresentamos o ensino estruturado – Modelo TEACCH, como forma de intervenção pedagógica para garantir um maior sucesso ao nível do desenvolvimento das crianças portadoras de Perturbações do Espectro do Autismo. Sobre a análise dos resultados obtidos através do método qualitativo, com recurso à aplicação de entrevistas semi-estruturadas em que foram analisadas as perspetivas de três professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e da Professora de Educação Especial, foi-nos possível concluir neste estudo que existe comunicação entre os professores titulares de turma e a Professora de Educação Especial, promovendo a continuidade educativa entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo e a sala de aula.
- Explorar o SPSS em contexto educativoPublication . Silva, Francisco; Barbas, Maria Potes; Silva, Liliana
- A formação dos educadores sociais: reflexividade e capacitação para a mudançaPublication . Silva, Francisco; Teixeira, Leonor; Pappámikail, Lia; Delgado, Luísa Maria da Silva; Tagarro, MartaNeste artigo, propomo-nos examinar uma proposta de formação assente justamente nestes pilares: reflexividade, pois o educador social deve estar ciente do mundo que o rodeia e do seu lugar nele; reportório de competências técnicas e científicas sólidas, enquanto ferramentas de um agir fundamentado; e posicionamento ético e deontológico como base da identidade profissional enquanto Educador Social. Procura-se ainda, através de uma reflexão retrospetiva e prospetiva, pensar criticamente o modelo e a prática formativa dos educadores sociais; esta reflexão assume especial importância por se considerar que o espaço de formação representa um importante espaço de construção (sempre dinâmica) da sua identidade profissional. Em síntese, para esta reflexão trazemos sobretudo um conjunto de perspetivas que têm resultado da experiência na formação dos educadores sociais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, e da partilha dessa experiência em redes de formação e prática profissional, nomeadamente em projetos ou iniciativas em torno da Educação Social.
- Implementação do decreto-lei nº 3/2008: perspetivas dos docentes de educação especialPublication . Duque, Raquel; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Silva, FranciscoO presente artigo tem por objetivo abordar as perspetivas dos docentes de Educação Especial sobre a implementação do Decreto-Lei nº 3/2008. Com esse intuito, realizou-se um estudo exploratório, de caráter descritivo, que foi dirigido a uma amostra de docentes de Educação Especial, de Agrupamentos de Escolas do distrito de Santarém. Aplicou-se um inquérito por questionário, com o intuito de conhecer as perspetivas dos docentes face à legislação que rege as suas práticas educativas. Os docentes inquiridos partilham da importância da implementação do Decreto-Lei nº 3/2008 como verdadeiro promotor da Escola Inclusiva, no entanto consideram que recursos materiais e humanos são insuficientes para a sua eficaz concretização e apontam a medida e) Currículo Específico Individual, prevista no Programa Educativo Individual, como pouco fácil de planear e implementar e sugerem que devia ser clarificada pela tutela.
- Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino secundário: as atitudes dos encarregados de educação de alunos sem NEE e com NEEPublication . Santos, Marta Maria; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Silva, FranciscoFoi aplicado um questionário a 30 EE de uma Escola Secundária do distrito de Leiria, constituído por 4 blocos temáticos: caracterização pessoal; inclusão de alunos NEE em turmas do ensino secundário; inclusão e aprendizagem conteudinal e inclusão e aceitação social. Destes 30 participantes 10 EE de alunos sem NEE, cujos educandos tinham contacto com a inclusão; 10 EE de alunos sem NEE, cujos educandos não tinham contacto com a inclusão; 10 EE de alunos NEE. Os dados obtidos pela análise estatística SPSS (versão 22.0), permitiram observar que os EE demonstraram atitudes favoráveis perante a inclusão, considerando mais vantagens que prejuízos para os alunos NEE, como para os alunos sem NEE, principalmente ao nível da aceitação social. Contudo, os EE de alunos sem NEE, cujos educandos têm contacto com a inclusão nas suas turmas, e no que diz respeito à aprendizagem conteudinal e aceitação social, evidenciaram atitudes menos favoráveis face à inclusão.
- A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projetoPublication . Linguiça, Fátima; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Silva, FranciscoEsta investigação procurou 1. Conhecer o impacto das medidas organizativas na construção da escola inclusiva; 2. Percecionar de que forma o trabalho de projeto pode potenciar a motivação dos alunos CEI; 3. Conhecer as representações dos alunos CEI sobre as aprendizagens escolares numa perspetiva de transição para a vida ativa. Qualitativa, descritiva, interpretativa-fenomenológica e etnográfica desenvolveu-se através da análise documental, observação naturalista, na aplicação de inquéritos por questionário aos alunos e na realização de entrevistas aos professores. N=fase exploratória=8 alunos CEI 2º 3º CEB inquiridos por questionário. Numa fase posterior foram selecionados N= 5 alunos CEI 2º 3º CEB em 2 sessões/ atelier projeto. As conclusões revelaram que o trabalho de projeto PMD é uma medida organizativa da escola para a inclusão para alunos CEI. Os ambientes enriquecidos pela tecnologia não foram um factor motivacional. Sugere-se como forma de potenciar a motivação para a aprendizagem a atribuição de maior valor às aprendizagens multidisciplinares de complemento pedagógico.
- Pilotagem em TICe...por terras ribatejanasPublication . Barbas, Maria Potes; Pacheco, Bordalo; Silva, Francisco; Duarte, Paulo; Dias, José; Novo, Cristina; Matos, Pedro; Mortari, FábioEste documento integra dois momentos complementares para a construção da pilotagem em TICe … por terras ribatejanas. O primeiro apresenta um percurso experimental de um conjunto de formações no domínio das competências em TICe (conceitos básicos de informática, Skype, Facebook, Gmail e Pesquisa no Google). No segundo, apresenta-se os resultados de dois questionários (inicial e final) implementados em sete juntas de freguesia (Pernes, Alcanhões, Alcanede, Povoa de Santarém, Santarém, Amiais de Cima/Abrã e Vale de Figueira). Estes instrumentos de avaliação foram analisados sob supervisão do Observatório de Avaliação da Qualidade da Escola Superior de Educação de Santarém.
- O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Silveira, Joana; Piscalho, Isabel; Pereira, Sónia; Silva, FranciscoEste artigo debruça-se sobre a forma como a música de orquestra pode contribuir para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objeto de investigação o projeto Orquestra Geração. O presente estudo, de natureza qualitativa, visa compreender, no contexto não formal de aprendizagem, de que modo um projeto de educação pela música - enquanto lugar de aquisição e valorização de competências- pode ser inclusivo. Pretendemos aferir, por um lado, como este projeto pode ser facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento e, por outro, se as práticas pedagógicas usadas na aprendizagem musical/experiência artística são inclusivas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas à coordenadora pedagógica, aos dois coordenadores de orquestra, ao professor de instrumento, a dois dos alunos com NEE ao nível motor e aos respetivos encarregados de educação. Trata-se de uma amostra de conveniência, com intervenientes no processo educativo das orquestras onde tocam os alunos, que pertencem aos municípios da Amadora e Oeiras. Recorreu-se também a observações de aulas individuais de instrumento e momentos de estágio de orquestra. Os resultados obtidos sugerem que a experiência artística proporcionada aos alunos através da prática orquestral pode propiciar um ambiente favorável à aprendizagem, assim como facilitar a expressão de emoções e contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. A metodologia e as práticas pedagógicas revelaram-se inclusivas, derivando daí que a OG é uma ferramenta ao serviço do processo inclusivo e educativo.
- Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEEPublication . Marques, Maria Margarida; Piscalho, Isabel; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Silva, FranciscoCom o presente estudo quantitativo, propusemo-nos caraterizar as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial quanto à frequência, iniciativa e ordem de trabalhos, e analisar em que medida as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com o professor de Educação Especial influenciam as práticas pedagógicas que desenvolvem com estudantes com NEE. O estudo realizado permitiu-nos observar que as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial acontecem essencialmente nos conselhos de turma, uma vez por período e por iniciativa da direção da escola ou do diretor de turma, e que existe uma relação entre as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com os professores de Educação Especial e as práticas pedagógicas que desenvolvem com alunos com NEE.