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- A pessoa com alterações no equilíbrio decorrente de lesão neurológica e a importância da intervenção do enfermeiro de reabilitação na prevenção de quedas no domicilio.Publication . Martins, Nazaré; Lourenço, JoséAs lesões neurológicas provocam alterações das funções sensitivas, visual, vestibular e músculo-esquelética, que podem provocar distúrbios do equilíbrio e consequente instabilidade postural, originando quedas. São múltiplos os fatores que podem contribuir para as quedas, resultando em limitações funcionais, tendo implicações na independência e qualidade de vida da pessoa. Pretendeu-se assim, avaliar as evidências científicas do resultado de intervenção do enfermeiro de reabilitação na prevenção de quedas, na pessoa adulta/idosa com alteração do equilíbrio postural decorrente de lesão neurológica, no domicílio. Para tal, efetuou-se uma revisão sistemática da literatura de entre 2005 e 2015, com recurso á metodologia científica (metodologia PICO). A pesquisa de artigos/estudos foi efetuada com recurso a bases de dados eletrónicas, na plataforma EBSCO. A evidência científica demonstrou que a intervenção do enfermeiro de reabilitação passa pelo desenvolvimento de programas de intervenção multifatorial, quer através da capacitação e maximização das capacidades funcionais da pessoa com lesão neurológica, melhorando a sua condição física e promovendo o equilíbrio, quer pela eliminação dos fatores de risco ambientais, prevenindo as quedas e melhorando a qualidade de vida da pessoa. Neurological lesions cause changes in sensory functions, visual, vestibular and musculoskeletal that can cause balance disorders and consequent postural instability, causing falls. There are multiple factors that can contribute to falls, resulting in functional limitations, with implications for the independence and quality of life. Our aim was to evaluate the evidence of the result of rehabilitation nurse intervention in the prevention of falls in adult / elderly patients with impaired postural balance, at home. We conducted an integrative review of the literature between 2005 and 2015, using scientific methodology (PICO methodology). We searched electronic databases in EBSCO platform. The scientific evidence has shown that the intervention of rehabilitation nurse is important through the development of multifactorial intervention programs that includes training and maximizing the functional capabilities of people with neurological lesions, improving physical condition and promoting balance and eliminating environmental risk factors, consequently preventing falls and improving the quality of life.
- A formação dos educadores sociais: reflexividade e capacitação para a mudançaPublication . Silva, Francisco; Teixeira, Leonor; Pappámikail, Lia; Delgado, Luísa Maria da Silva; Tagarro, MartaNeste artigo, propomo-nos examinar uma proposta de formação assente justamente nestes pilares: reflexividade, pois o educador social deve estar ciente do mundo que o rodeia e do seu lugar nele; reportório de competências técnicas e científicas sólidas, enquanto ferramentas de um agir fundamentado; e posicionamento ético e deontológico como base da identidade profissional enquanto Educador Social. Procura-se ainda, através de uma reflexão retrospetiva e prospetiva, pensar criticamente o modelo e a prática formativa dos educadores sociais; esta reflexão assume especial importância por se considerar que o espaço de formação representa um importante espaço de construção (sempre dinâmica) da sua identidade profissional. Em síntese, para esta reflexão trazemos sobretudo um conjunto de perspetivas que têm resultado da experiência na formação dos educadores sociais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, e da partilha dessa experiência em redes de formação e prática profissional, nomeadamente em projetos ou iniciativas em torno da Educação Social.
- O que faz bem e o que faz mal aos dentes? As ideias das crianças do jardim-de-infância sobre a saúde oralPublication . Farinha, Bárbara; Gonçalves, Cristiana; Vasques, Diana; Silva, Ema; Costa, Vanessa; Cavadas, BentoA higiene oral, como elemento indissociável da saúde oral, deve ser ensinada desde cedo às crianças. No entanto, o que sabem de facto as crianças do jardim-de-infância (JI) sobre o que faz bem e mal aos dentes? Com o objetivo de esclarecer essa questão, esta investigação procurou identificar os conhecimentos das crianças do jardim-de-infância sobre o que beneficia e o que prejudica a saúde oral. Esta investigação exploratória assume um caráter misto, pois engloba tanto uma vertente qualitativa como uma quantitativa. É de caráter qualitativo porque se insere em 4 das 5 categorias desse tipo de investigações identificadas por Bogdan & Biklen (1994), ou seja, ter-se mantido contacto direto com o público alvo (crianças), a recolha de dados ter sido realizada através de desenhos, o facto de não se conseguir prever o resultado final e, por fim, ter como objetivo principal perceber o ponto de vista das crianças sobre a temática em estudo. Esta investigação também apresenta uma vertente quantitativa porque os dados foram organizados em termos de frequência relativa. Utilizou-se como método de recolha de dados uma variação da técnica draw, write and tell, considerada por vários investigadores (Angell & Angell, 2013; Angell, Alexander & Hunt, 2015) como adequada para recolher através de desenhos e/ou texto as ideias das crianças sobre um determinado assunto, acrescentando ainda a vantagem de apresentarem oralmente a sua interpretação do que desenharam e/ou escreveram. R. S. Ferreira (2012) afirma que este é um método muito utilizado em crianças, porque permite expressar os seus gostos e hábitos, trazendo mais informação do que apenas aquilo que observam, e, além disso, facilita os seus relatos orais. A este respeito, Barbosa-Lima e Carvalho (2008) referem que as crianças não desenham só o que veem mas também o que sabem a respeito do tema em questão, ou seja, representam os seus pensamentos e conhecimentos. Este estudo teve como participantes 61 crianças do jardim-de-infância, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, dos quais 30 eram do género masculino e 31 do género Cada investigador categorizou individualmente os desenhos. As codificações realizadas por cada investigador, posteriormente, foram comparadas até se chegar a um consenso. Os resultados foram apresentados sob a forma de gráficos. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que a maioria dos alunos possui conhecimentos relevantes sobre a saúde oral, principalmente no que diz respeito à distinção entre alimentos saudáveis e prejudiciais à saúde dos dentes. Tal como no estudo de R. S. Ferreira (2012), a presente investigação mostra que as crianças do JI têm a perceção que alimentos sólidos como legumes e fruta contribuem para uma boa saúde oral e que, pelo contrário, alimentos açucarados prejudicam-na. Porém, não relacionaram as bebidas açucaradas como prejudiciais à saúde dos dentes.
- Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na prevenção de complicações da espasticidade que interferem na marcha decorrentes de lesão neurológica.Publication . Freitas, Cidália; Simões, JoaquimA espasticidade ocorre na pessoa com lesão neurológica, sendo frequente na situação de AVC ou TCE. Este sintoma mal gerido torna-se incapacitante com repercussões frequentes na marcha devido às alterações posturais, encurtamento muscular e à dor que desencadeia. O enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação avalia, concebe e implementa programas de reabilitação visando a melhoria da funcionalidade e diminuição de incapacidades. As suas intervenções são direcionadas para a pessoa/família. A capacitação da pessoa/família é preponderante na eficácia da reabilitação. A reabilitação da função motora é influenciada positivamente pelo processo de reabilitação cognitiva, sendo as intervenções adequadas às capacidades da pessoa de modo a auxiliar o seu percurso de satisfação dos autocuidados. Na procura da melhor evidência na prevenção das complicações da espasticidade que interferem na marcha usou-se a metodologia PI(C)O com recurso a pesquisa nas bases de dados EBSCOHOST encontrando-se artigos que demonstram a pertinência da intervenção da enfermagem de reabilitação. Spasticity occurs in the person with neurological injury and is common in stroke or brain injury situation. This symptom badly managed, becomes disabling with frequent repercussions in the march due to postural changes, muscle shortening and the pain that it can trigger. The nurse specialist in rehabilitation evaluates, designs and implements rehabilitation programs aimed to improve functionality and decrease disability. Its operations are directed to the person/family. The educational process is predominant in the effectiveness of rehabilitation. The rehabilitation of motor function is positively influenced by the cognitive rehabilitation process and appropriate interventions to the person's capacity to assist its course of satisfaction of self-care. In search of the best shows in the prevention of spasticity complications that interfere with the march used to methodology PI(C)O. The search using the EBSCOHOST databases lying articles that demonstrate the relevance of rehabilitation nursing intervention.
- Students' engagement in Distance Learning: creating a scenario with LMS and Social Network aggregationPublication . Messias, Inês; Morgado, Lina; Potes Barbas, MariaAlready a part of our daily lives, Web 2.0 is becoming also a part of Education, as it evolves to accompany society, education is becoming more personal, and with a focus on knowledge, reflection, social connection and engagement, as to include both digital natives and immigrants [1]. According to Siemens [2] today’s learning depends on connectivity among individuals and it tends to dissolve frontiers between formal and informal learning. This paper presents a study1, that aims to comprehend how an informal platform (such as Facebook) while complement of a formal platform (such as Moodle) can contribute to a greater engagement by the Higher Education level students’, as well as to measure the impact these tools can have on the knowledge acquisition process. Embedded on the Higher Education context, the study is centred in the levels of the students’ engagement and on the frequency and quality of their contributions in Forums, being its participants, lecturers and students of this level of education. Since it is objective of the study to understand how interaction and collaboration contribute to students’ involvement in elearning hybrid contexts the adopted theoretical framework is the Activity Theory, and the methodological approach chosen is of a mixed nature, using Social Network Analysis tools (SNA).
- A expressão e educação dramática : uma área transversal no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Marisa; Guimarães, António Mesquita; Barroca, CéliaNo seguimento de uma síntese da prática pedagógica realizada nos contextos de jardim-de-infância, de escola de 1º ciclo e de creche, respetivamente, reflito sobre as dificuldades encontradas, sobre as potencialidades detetadas e aspetos a melhorar. Também fundamento algumas das minhas aprendizagens e pontos de vista. No segundo capítulo, pretendo mostrar, com os documentos orientadores, que as expressões artísticas estão incluídas no currículo em Portugal e que, por isso, devem ser desenvolvidas na prática pedagógica. É clarificada a distinção entre os vários conceitos e evidenciada a versatilidade desta área curricular, compreendendo algumas relações possíveis com as restantes áreas de conteúdo presentes nos currículos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, favorecendo a interdisciplinaridade. Sugiro algumas atividades, tendo em conta os fins metodológicos e os conteúdos a abordar relativos ao Meio Físico e Social (Conhecimento do Mundo - Estudo do Meio), à Leitura e Escrita (Língua Portuguesa) e à Matemática, conciliados com a Expressão Dramática. Deste modo, o auge desta investigação, através de um estudo de caso, com a realização de três entrevistas, recai sobre o modo como a expressão dramática é desenvolvida e se são criadas oportunidades em que se evidencie uma articulação com as outras áreas curriculares, na própria prática profissional, tanto nos contextos de Pré-Escolar, de 1º Ciclo e ainda na concretização de teatro direcionado para o público infantil. Verifiquei que a expressão dramática é mais desenvolvida pela educadora de infância do que pela professora de 1º Ciclo, e que a interdisciplinaridade, por meio da expressão dramática, é uma preocupação constante das mesmas, bem como da contadora de histórias.
- Trabalhar com grupos de diferentes idades – no jardim de infância e na escola : a influência da heterogeneidade, em termos etários, na aprendizagem das criançasPublication . Costa, Ana Rita Viçoso; Marques, RamiroO presente Relatório de Estágio reflete o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte relaciona-se com a Prática Supervisionada e com as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos estágios, quer em contexto de pré-escolar, quer em contexto de 1º ciclo. A segunda parte apresenta um trabalho de pesquisa, de carácter qualitativo e com características de um estudo de caso. O estudo teve como principal finalidade perceber de que forma a heterogeneidade, em termos etários, influência os intervenientes dos dois contextos; na educação pré-escolar, os educadores e as crianças e no 1º ciclo do ensino básico, os professores e os alunos. Desta forma no presente estudo tentam compreender-se as conceções dos educadores, professores, crianças e alunos sobre a organização de grupos e turmas heterogéneos(as), em termos etários, percebendo quais as dificuldades que os profissionais sentem no trabalho com estes grupos e turmas, que potencialidades encontram, como fazem a gestão curricular e que estratégias pedagógicas adotam para implementar uma pedagogia diferenciada na sala, tendo em conta as características dos grupos e turmas. Assim, com este estudo, pretende-se que os profissionais tomem consciência e problematizem a realidade das turmas heterogéneas, aprendendo através da partilha reflexiva de práticas/estratégias, de modo a encontrar formas de gestão curricular e metodologias adequadas para abordar esta realidade.
- A motivação para a leitura na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de docentes e criançasPublication . Ribeiro, Catarina Isabel Mendes; Uva, MartaNuma primeira parte, o presente relatório pretende demonstrar e caraterizar o meu percurso pelos três estágios (jardim-de-infância, 1.º ciclo e creche) realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Numa segunda parte do trabalho, apresenta-se a investigação desenvolvida em torno da questão “Como motivar as crianças para a leitura na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico?”. Esta questão surgiu da prática de estágio em 1.º ciclo do ensino básico. Os objetivos da investigação foram conhecer as conceções de professores e educadores sobre a motivação para a leitura, tentando perceber como é que estes trabalham essa motivação e que estratégias utilizam. Por outro lado, tive também objetivos conhecer os hábitos e as perspetivas das crianças acerca da leitura, assim como identificar fatores que influenciam a sua motivação para esta atividade. A investigação a que a questão referida foi sujeita é de natureza qualitativa, tendo-se recorrido a entrevistas a duas professoras e a duas educadoras de infância, bem como a questionários a trinta e dois alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A análise dos dados permitiu concluir que as educadoras e as professoras trabalham a motivação para a leitura com frequência, adotando algumas estratégias semelhantes. As crianças, na sua maioria, parecem estar motivadas e terem alguns hábitos de leitura.
- A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativasPublication . Pereira, Andreia de Sousa; Piscalho, IsabelO presente estudo exploratório reflete acerca do percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a experiência e aprendizagem adquiridas ao longo deste período. Neste trabalho é estudada a influência da aprendizagem cooperativa na promoção da aprendizagem das crianças, procurando identificar as características da aprendizagem cooperativa no jardim de infância assim como na escola, o papel da aprendizagem cooperativa e o papel que o educador /professor tem na sua promoção. Neste sentido e para atingir estes objetivos, realizou-se um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou a entrevista individual e em grupo, nomeadamente a técnica de Focus Group. Estas foram desenvolvidas em contexto jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico, sendo os participantes 12 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos, duas educadoras de infância e duas professora de 1º ciclo do ensino básico. Foi possível retirar como conclusões do exercício investigativo: que tanto as educadoras e professoras, como as crianças demonstraram atribuir grande importância à aprendizagem cooperativa, tendo esta um grande impacto nas crianças a vários níveis; e que a aprendizagem cooperativa é muito mais do que trabalhar em grupo é uma estratégia que não deve ser trabalhada apenas num dia específico (sem continuidade educativa), e que não seja utilizada apenas na teoria, mas que seja prática diária de uma sala.
- O papel da aprendizagem cooperativa nas (des)continuidades educativasPublication . Santos, Inês; Piscalho, IsabelO presente relatório foi realizado no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) e contempla duas partes. Uma primeira de dimensão reflexiva, onde são apresentadas reflexões acerca dos períodos de estágio, tendo em conta os aspetos mais relevantes. É também realçado o percurso de evolução com base na fundamentação teórica e SER educadora/professora, no fundo, o quer perspetivo para mim profissionalmente. Na segunda parte, dimensão investigativa, é apresentado um ensaio investigativo do tipo qualitativo/interpretativo que pretendeu conhecer as conceções de crianças frequentadoras da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e docentes na qual se conclui que a aprendizagem cooperativa pode ser facilitadora da transição.