Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projeto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
363-868-1-PB.pdf568.69 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta investigação procurou 1. Conhecer o impacto das medidas organizativas na construção da escola inclusiva; 2. Percecionar de que forma o trabalho de projeto pode potenciar a motivação dos alunos CEI; 3. Conhecer as representações dos alunos CEI sobre as aprendizagens escolares numa perspetiva de transição para a vida ativa. Qualitativa, descritiva, interpretativa-fenomenológica e etnográfica desenvolveu-se através da análise documental, observação naturalista, na aplicação de inquéritos por questionário aos alunos e na realização de entrevistas aos professores. N=fase exploratória=8 alunos CEI 2º 3º CEB inquiridos por questionário. Numa fase posterior foram selecionados N= 5 alunos CEI 2º 3º CEB em 2 sessões/ atelier projeto. As conclusões revelaram que o trabalho de projeto PMD é uma medida organizativa da escola para a inclusão para alunos CEI. Os ambientes enriquecidos pela tecnologia não foram um factor motivacional. Sugere-se como forma de potenciar a motivação para a aprendizagem a atribuição de maior valor às aprendizagens multidisciplinares de complemento pedagógico.
This research aimed to 1. Know the impact of organizational measures in the construction of inclusive school; 2. Perceive how the project work can enhance the motivation of the IEC students; 3. To know the representations of the CEI students about the school learning in a perspective of transition to the active life. Qualitative, descriptive, interpretive-phenomenological and ethnographic was developed through documentary analysis, naturalistic observation, the application of questionnaire surveys to students and interviews with teachers. N = exploratory phase = 8 CEI students 2º 3º CEB questioned by questionnaire. At a later stage, N = 5 CEI 2nd CEB students were selected in 2 sessions / atelier project. The findings revealed that the PMD project work is an organizational measure of the school for inclusion for CIS students. Technology-enriched environments were not a motivational factor. It is suggested as a way to enhance the motivation for learning to assign greater value to multidisciplinary learning of pedagogical complement.

Description

Keywords

aprendizagem motivação necessidades educativas especiais projetos tecnologias learning motivation projects special educational needs technologies

Citation

Linguiça, F., Piscalho, I., Galinha, S. & Silva, F. (2017). A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projeto. Revista da UIIPS, 5(1), 119-135.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém

CC License