Browsing by Author "Sequeira, Pedro"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Análise do pensamento, da acção e da reacção no feedback dos treinadores de andebol dos escalões de formaçãoPublication . Sequeira, Pedro“Coaching is communication. Every act of coaching requires you to communicate. Successful coaches are masterful communicators.” Martens (1997) As características do Treinador, a sua formação e experiência, assim como as qualidades físicas, técnicas, psicológicas, entre outras, dos Atletas, são determinantes no sucesso desportivo e na relação pedagógica em Desporto. A relação pedagógica, entre Treinador e Atleta, irá influenciar tudo aquilo que se passa antes, durante e após o treino. São muitos os factores inerentes à relação pedagógica, no entanto, existe um que é preponderante em qualquer tipo de relação, seja ela pedagógica ou não, que é a comunicação. A arte de saber comunicar poderá influenciar, positiva ou negativamente, a prestação de um Atleta. Para Martens (1997), não chega aos Treinadores apenas dominar o envio, o conteúdo e a parte verbal, mas também a recepção, a parte não verbal e a parte psicológica de uma comunicação. O Feedback é um dos instrumentos que o Treinador utiliza para comunicar com o Atleta no processo da relação pedagógica. É através do Feedback que o Atleta tem possibilidades de evoluir em termos psicomotores, pois só assim é que ele obtém informações acerca das suas prestações.Será que o Treinador está apto a emitir Feedbacks apropriados? Sabe quando os utilizar e quais as suas consequências? Será que o Treinador tem uma formação desportiva e pedagógica que influencie positiva ou negativamente a prescrição de Feedbacks? A investigação científica tem se debruçado sobre o Feedback mais ao nível da Educação Física e dos seus profissionais. Mas assim como é importante o Feedback no desempenho dos alunos nas aulas de Educação Física, também o parece ser durante os treinos desportivos. Afinal, em ambos os casos, o Feedback tem o mesmo objectivo: auxiliar os Atletas/Alunos a desenvolverem as suas habilidades psicomotoras. Os estudos sobre o Feedback costumam apenas abordar a sua utilização durante o treino ou a aula de Educação Física. Actualmente, a investigação tem abordado, não só aquilo que se passa durante a fase interactiva, o treino ou a aula, mas também aquilo que ocorre antes e depois da fase interactiva. Este estudo pretende, não só abordar a análise multidimensional do Feedback em situações de treino de Andebol, nos escalões de formação, mas também analisar o que os Treinadores pensam antes do treino. Iremos, também, aproveitar para confrontar Treinadores com duas formações distintas, ao nível universitário e ao nível federativo, como forma de verificar qual a influência da formação dos Treinadores num instrumento tão importante como parece ser o Feedback. O estudo deste tema parece-nos de grande importância, na medida que permitirá abordar e aprofundar o estudo sobre o Feedback em situação de treino desportivo, ao mesmo tempo que permitirá introduzir uma nova perspectiva na abordagem ao Feedback – são as decisões tomadas antes da emissão dos Feedbacks.Pretendemos, com este estudo, contribuir para a pesquisa sobre a utilização do Feedback, no treino nos escalões de formação, e sobre o pensamento do Treinador antes do treino. Para além disto, pretendemos também contribuir para a análise da influência da formação profissional no processo ensino-aprendizagem.
- Analyzing the influence of playing time and partial score on the tactical behavior in the duel 2 vs 2 in the offensive process in handball, using the polar coordinates techniquePublication . Prudente, João Filipe; Sousa, Duarte; Sequeira, Pedro; López-López, José Antonio; Hernández-Mendo, AntonioDiferentes estudios hacen referencia a como el tiempo de juego, la puntuación parcial y la interacción de ambos influyen en los comportamientos de jugadores y equipos. Con este estudio se intentó demostrar la compleja realidad del comportamiento táctico en el ataque en la Copa de Europa Masculina, mediante la detección de patrones de comportamiento y vincularlos al tiempo de juego y a la puntuación parcial. Se utilizó metodología observacional, y para el análisis de los datos se utilizó la técnica de coordenadas polares. El instrumento de observación fue construido ad hoc y validado. La optimización de la herramienta incluye el control de calidad del dato, mediante el análisis de la fiabilidad del observador intra e inter a través del índice Kappa de Cohen (rango entre .85 y 1), y la aplicación del análisis de generalizabilidad (los índices G son adecuados para todos los modelos estimados) que confirman la fiabilidad del instrumento. La muestra contenía todas las situaciones de 2vs2 que se produjeron durante el proceso de ataque organizadas en igualdad numérica 6vs6, en dieciséis partidos (n = 390). Como principales resultados se pueden referir que el tiempo de juego influyó en la toma de decisiones en relación con los medios tácticos empleados, a excepción de los últimos diez minutos, donde no se encontraron patrones. Los resultados también muestran que hay un menor número de patrones de comportamiento cuando el marcador es un empate.
- Behavioral analysis of premier league top coaches in concern with their pre and post game decisionsPublication . Sequeira, Pedro; Dimkova, Rositsa; Hanke, Udo; Rodrigues, JoséSubmitted article is thorough study of top coaches behavioral responses during the competition. A detailed analysis of the literature /from the last 15 years / is made, focusing on various determinants of sporting success which determine the role of the coach to shine and not be underestimated. It stressed the need to examine current trends, that elucidate the process complexity / behavioral and cognitive / in coaching job.
- As bolas paradas no futebol jovem – A opinião dos treinadoresPublication . Loureiro, Nuno; Teixeira, Eduardo; Costa, João; Sequeira, Pedro; Prudente, JoãoAs bolas paradas têm ganho importância no futebol nas últimas décadas devido à sua influência no resultado final dos jogos. No entanto no futebol jovem ainda são poucos os estudos neste âmbito. O objetivo deste estudo foi auscultar a opinião dos treinadores acerca da importância das bolas paradas no futebol jovem, nomeadamente as diferenças relativamente ao futebol profissional, os exercícios utilizados no treino, a importância do lado estratégico e como potenciar o aparecimento de especialistas nestes lances. Foram entrevistados seis treinadores com experiência na primeira liga portuguesa de futebol, tendo sido utilizada a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados. A análise e interpretação do conteúdo das entrevistas permitiu identificar que os treinadores consideram que o treino destes lances no futebol jovem deve ter características diferentes do futebol profissional, que os exercícios de treino no futebol jovem devam ser direcionados para a aprendizagem do jogo e dos seus princípios. Quanto ao lado estratégico indicaram que é mais relevante nos escalões mais avançados e nas competições nacionais. Para a potenciação do talento existe a necessidade de maior volume de treino destes lances específicos e também treino individual.
- O comportamento e as decisões pré- e pós-interativas do treinador de andebol de topo durante a competiçãoPublication . Sequeira, Pedro; Hanke, Udo; Rodrigues, JoséEste estudo tem como objetivo caraterizar as decisões pré- e pós-interativas e o comportamento do treinador de andebol de topo em competição e sua consequente relação. Observámos 6 treinadores de equipas Seniores Masculinas da Divisão Principal de Andebol em Portugal. Filmámos por treinador e durante três semanas, três jogos. Antes e após cada jogo foi efetuada uma entrevista. A amostra ficou reduzida a 18 jogos e 36 entrevistas. Neste estudo utilizámos o Sistema de Observação do Comportamento do Treinador (S.O.T.A.), desenvolvido por Rodrigues, Rosado, Sarmento, Ferreira & Leça-Veiga, (1993), como forma de avaliar as variáveis comportamentais, e entrevistas, para analisar as decisões pré- e pós-interativas, avaliando assim as variáveis cognitivas. Podemos concluir que o comportamento do treinador na competição é planificado e objecto de reflexão, mas que apresenta algumas incoerências na relação entre decisões pré-interativas, comportamento e decisões pós-interativas.- The aim of this study is to characterize the behavior and the pre- and post-interactive decisions of top handball coach's during handball competitions and its consequent relationship. We observed six top handball coaches of the Portuguese Senior Men's Main Division Main. We filmed every coach during three weeks a total of three games. Before and after each game was preceded by an interview. The sample was reduced to 18 games and 36 interviews. This study used the Behavioral Observation System of Coach (SOTA), developed by Rodrigues, Rosado, Sarmento, Leça-Ferreira & Veiga (1993), in order to assess the behavioral variables, and interviews to analyze the pre- and post-interactive decisions, thus assessing the cognitive variables. We can conclude that the behavior of the coach in the competition is planned and subject of reflection, but presents some inconsistencies in the relationship between pre-interactive decisions, behavior and post-interactive decisions.
- Construção e validação de um sistema de observação em competição no futebol de bolas paradasPublication . Teixeira, Eduardo; Loureiro, Nuno; Sequeira, PedroTendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP), como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol, o objetivo do estudo foi construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), de acordo com a metodologia observacional e suportado por um software de análise de jogo (VideObserver). O estudo foi constituído por uma amostra de 80 ações de bolas paradas observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A metodologia de desenvolvimento do sistema de observação adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto. O Sistema de Observação em Competição de Futebol de Bola Paradas (SOCFutBP) foi construído e validado apresentando dez critérios adequados e ajustados para a recolha e análise de dados no âmbito da investigação focada nas bolas paradas no Futebol, uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0,75 na fiabilidade intra-observador e inter-observadores.
- Construção e validação de um sistema de observação em competição no futebol de bolas paradas: estudo piloto nos campeonatos nacionais de Juniores Sub-19, Juvenis Sub-17 e Iniciados Sub-15Publication . Teixeira, Eduardo; Coito, Nuno; Loureiro, Nuno; Sequeira, PedroTendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP) como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol (Borrás & Baranda, 2005; Borrás & Baranda, 2012; Siegle & Lames, 2012), procuramos construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), sustentado pela metodologia observacional (Anguera & Mendo, 2013) e suportado por um software técnico de análise de jogo (Videobserver). Metodologia O estudo foi constituído por dois tipos de amostra: a primeira, referente à validação do sistema, foi constituída por 80 ações de BP observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A segunda, referente à aplicação do estudo piloto, foi constituída por 1723 ações de BP registadas na observação de 12 equipas dos Campeonatos Nacionais dos diferentes escalões de formação (Juniores Sub-19, Juvenis Sub-17 e Iniciados Sub-15), organizados pela FPF na época desportiva de 2012-2013. A metodologia de desenvolvimento do SOCFutBP adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema por experts; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto. Resultados Os resultados demonstraram que o SOCFutBP mostrou-se coerente em relação aos objetivos para o qual foi concebido uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0,75. Por outro lado, a aplicabilidade do sistema de observação, direcionada para o futebol de formação, permitiu uma análise global ao nível da ocorrência e tipos de BP, ao nível da incidência que as BP adquirem na finalização e ao nível das tendências específicas que as mesmas assumem na competição. Conclusões Como conclusão, podemos afirmar que o SOCFutBP permite, de forma consistente, analisar as Bolas Paradas no futebol.
- Contributos para a formação de treinadores de sucessoPublication . Rodrigues, José; Sequeira, PedroEsta obra, pelos trabalhos que apresenta, situa-se nas Ciências do Desporto e no âmbito científico da Pedagogia do Desporto. Neste sentido, parece-nos útil uma reflexão sobre esta disciplina que ao colher enriquecimentos de várias outras áreas referentes aos factores da formação desportiva e às ciências do contexto se situa nos processos de intervenção que objectivam a qualidade do desempenho desportivo a partir de uma relação pedagógica cientificamente estudada, contribuindo com interacções de objectivos e metodologias.
- Controlo da assiduidade em aulas efectuadas no Second Life®Publication . Madeira, António; Sequeira, Pedro; Morgado, Leonel; Gonzaga, LuísA introdução do computador no ensino a distância (EaD) revolucionou os ambientes de aprendizagem. Verificamos frequentemente a obrigatoriedade do controlo das presenças nas aulas presenciais. No EaD tradicional, este controlo não é muito frequente, mas no SL a forma “presencial” mais frequente é com presença simultânea/síncrona de professor e alunos. Este controlo é difícil de executar neste ambiente, pela natureza indirecta da presença (através de avatares com pseudónimos), ou pela fluidez do meio (intermitências de rede, entradas e saídas das salas de aula sem ruído ou deslocação de ar). Este trabalho visa a concepção, desenvolvimento e validação de um protótipo de controlo automático da assiduidade em aulas efectuadas no SL, e integração automática dos dados no sistema de gestão de aprendizagem Moodle. Demonstrámos ser possível controlar a assiduidade em aulas realizadas no SL e registá-la automaticamente no Moodle, suportando o sistema proposto um número máximo de 99 alunos.
- Envelhecimento ativo: o paradigma socio-económico da sociedade moderna no distrito de SantarémPublication . Morgado, Sónia; Sequeira, Pedro; Ferreira, Leonor; Lima, Georgette; Silva, RicardinaO envelhecimento ativo constitui-se como um processo integrador e prevalente na sociedade contemporânea. A evidência empírica sugere que a manutenção de actividade física, social, cultural, educacional, é potenciadora de uma satisfação perante a vida positiva e o sentido de utilidade para com a sociedade em idades mais avançadas. O presente estudo resulta do processo de investigação-acção em que se tentou identificar a percepção dos inquiridos face a certos aspectos do envelhecimento e as respostas sociais inerentes. Os resultados são consistentes com os estudos, uma vez que os inquiridos procuram manter-se ocupados, das mais variadas formas, para manter os seus níveis de satisfação para com a vida positivos. - Active aging is as an integrating and prevalent process in contemporary society. Empirical evidence suggests that the maintenance of physical activity, social, cultural, educational, is a positive factor for increasing the satisfaction with life and the sense of usefulness for the society at older ages. This study follows the process of action- research that attempted to identify the perception of respondents from certain aspects of aging and the social responses inherent. The results are consistent with studies, since the respondents seek to keep themselves busy, in different ways, to keep their levels of positive satisfaction with life.