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- Conflitos de uso do solo - identificação na “Quinta do Quinto”Publication . Grifo, Anabela; Ferreira, AlbertinaO uso e ocupação de solo têm consequências relevantes nos sistemas ecológicos. A gestão do uso do solo é importante para a preservação do meio ambiente. Tecnologias cada vez mais sofisticadas podem ser aplicadas à agricultura e ter um papel preponderante no processo produtivo e nas tomadas de decisão. Este trabalho teve como objetivo identificar e classificar zonas de conflitos culturais de ocupação e uso do solo. A base de trabalho utilizada foi uma exploração agrícola localizada no distrito de Santarém. Para alcançar esse objetivo recorreu‑se a: carta de capacidade de uso do solo; carta de solos; identificação das culturas praticadas nas parcelas da exploração; fotografia aérea; ferramentas de sistemas de informação geográfica ArcGISTM. Este trabalho tornou possível delimitar zonas de conflito quanto ao uso da terra, bem como ter uma melhor perceção em termos espaciais das zonas que devem ser exploradas.
- Contributos para a formação de treinadores de sucessoPublication . Rodrigues, José; Sequeira, PedroEsta obra, pelos trabalhos que apresenta, situa-se nas Ciências do Desporto e no âmbito científico da Pedagogia do Desporto. Neste sentido, parece-nos útil uma reflexão sobre esta disciplina que ao colher enriquecimentos de várias outras áreas referentes aos factores da formação desportiva e às ciências do contexto se situa nos processos de intervenção que objectivam a qualidade do desempenho desportivo a partir de uma relação pedagógica cientificamente estudada, contribuindo com interacções de objectivos e metodologias.
- O conflito na educação de infância: conceções e práticas dos educadoresPublication . Dias, Joana Rita Andrade; Uva, MartaO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em três contextos, dois de creche e um de jardim-de-infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do percurso académico. A segunda parte refere-se à componente investigativa “O conflito na educação de infância: Conceções e práticas dos educadores.” O principal objetivo deste estudo centra-se em compreender qual o papel do/a educador/a na gestão de conflitos entre as criança em contexto educativo. Pretende-se ao longo deste estudo perceber qual o modo como as educadoras de infância conceptualizam o conflito e identificar e descrever as estratégias que utilizam na resolução/mediação dos conflitos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, recolhendo informação documental a partir da bibliografia consultada e através de entrevistas semiestruturadas realizadas a quatro educadoras, consequentemente os dados recolhidos foram sujeitos a análise. A terceira e última parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional da autora, como futura educadora de infância. Concluindo este estudo permitiu conhecer diversas estratégias a utilizar na resolução dos conflitos mas mais importante, independentemente da estratégia, é respeitar e mostrar reconhecimento sobre aquilo que a criança esta a sentir e levar as crianças a serem participantes no processo de resolução de conflitos. A solução deve sempre ser justa e razoável.
- A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemáticaPublication . Joanico, Eliana Patrícia Simões Branco; Teixeira, MadalenaO relatório que a seguir se apresenta foi elaborado no âmbito da prática pedagógica realizada ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este relatório reflete e descreve as experiências vividas e as aprendizagens realizadas nos vários contextos de intervenção. No entanto, o estudo desenvolvido focou-se no contexto do 2.º CEB, nomeadamente na prática pedagógica em Matemática e em Ciências Naturais. Este estudo aborda a relação entre o Português e a Matemática, particularmente no que respeita à resolução de problemas matemáticos. É, por isso, nossa intenção testemunhar que a interpretação e a (in) compreensão da linguagem utilizada nos enunciados escritos influencia a seleção e a execução da estratégia adequada à resolução do problema. Na realidade, acredita-se que uma prática articulada do ensino-aprendizagem do Português e da Matemática privilegia o sucesso dos alunos na disciplina de Matemática, uma vez que permite superar dificuldades relacionadas com a interpretação dos enunciados. Nesta investigação, realizada na própria prática, utilizou-se a metodologia qualitativa e os dados apresentados resultaram do estudo desenvolvido na prática pedagógica. Os resultados obtidos reconhecem a importância e a influência do Português na resolução dos problemas matemáticos e que os alunos apresentam uma maior predisposição para a resolução de exercícios em lhes é exigida a compreensão da linguagem simbólica matemática.
- A integração da Expressão Plástica e da Geometria e Medida no Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Isabel Maria Pereira deO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e é composto por duas partes. Na primeira parte encontra-se uma síntese e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas, tanto no 1º como no 2º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte integra o estudo investigativo sobre a integração da Expressão Plástica e da Geometria no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação centrou-se num estudo de caso que segue uma natureza qualitativa de caráter interpretativo e permitiu concluir que a interdisciplinaridade promove interesse e motivação na aprendizagem integral da Geometria no 1º Ciclo do Ensino Básico.
- A estatística do estudo:estigma na doença mentalPublication . São João, Ricardo; Coelho, Teresa; Ferreira, Carla; Castelo, Ana; Massano, Maria TeresaINcluir OficINas para todos e para cada um - projeto de inclusão social baseado na criação de oficinas artísticas com objetivo de aferir se tais oficinas permitem minimizar o estigma da doença mental e a exclusão social.
- Cognitive and Motivational Monitoring during Enriched Sport Activities in a Sample of Children Living in Europe. The Esa ProgramPublication . Alesi, Marianna; Silva, Carlos Manuel Marques; Borrego, Carla Chicau; Monteiro, Diogo; Genchi, Rosario; Polizzi, Valentina; Kirkar, Musa; Demetriou, Yolanda; Brame, Judith; Sahin, Fatma; Kizilyalli, Meltem; Gómez-López, Manuel; López Sánchez, Guillermo Felipe; Pajaujiene, Simona; Indriuniene, Vinga; Rada, Ante; Bianco, Antonino
- O envolvimento dos pais na educação cívica das crianças como promotor do desenvolvimento de um caráter responsávelPublication . Correia, Isabel Maria Gonçalves Rodrigues Alves; Marques, RamiroO presente relatório foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo e constitui-se por duas partes distintas: apresentação do percurso dos estágios no decorrer do curso e o trabalho de pesquisa. Em relação aos estágios é feita uma caraterização e reflexão do percurso de cada contexto bem como a apresentação do projeto de intervenção desenvolvido. Depois de fazer uma reflexão profunda das observações em contexto de estágio, e das consequências do ato irrefletido da falta de pontualidade, enquanto valor cívico que faz a ligação escola família, decidiu-se aprofundar esta temática basilar de formação do caráter das crianças e, consequentemente, na formação de cidadãos responsáveis. Na segunda parte deste trabalho surge o trabalho de pesquisa fundamentado, as opções metodológicas na condução do trabalho e análise da recolha dos dados. Para este estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevista a educadoras e professoras por forma a compreender as dinâmicas familiares de envolvimento na vida dos seus educandos, e repercussão nas suas aprendizagens cognitivas e sociais, tendo em conta a indissociabilidade de cidadania e caráter. Evidenciou-se na análise dos dados que as educadoras e professoras consideram a cidadania como área a trabalhar de forma transdisciplinar e que o envolvimento dos pais na educação cívica dos seus educandos é fulcral na formação do caráter da criança. A pontualidade é um fator, sem dúvida, primordial na ligação da família à escola envolvendo-se de um valor muito importante, a responsabilidade que gera cidadãos ativos e críticos.
- Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.Publication . Lumbela, Narciso Amoroso Salomão; Loureiro, AnaO presente estudo tem como tema “Educação a distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio” e foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia e teve como objectivo a análise do modelo de educação a distância adotado pela Escola Superior Aberta, refletindo sobre os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes relacionado com o uso de tecnologias educativas ajustadas à esta modalidade. Para a concretização do objectivo supracitado, privilegiámos a aplicação de um questionário e uma entrevista em profundidade como instrumentos de recolha de dados. Igualmente fez-se a revisão bibliográfica e documental. A amostra do estudo foi constituída por estudantes que frequentam cursos a distância oferecidos pela Escola Superior Aberta em Nampula. A principal conclusão a que chegamos foi a que, o modelo adotado por esta Escola se adequa a realidade e condições socioeconómicas e do desenvolvimento tecnológico da província de Nampula, uma vez que ficou demonstrado que os intervenientes têm acesso e habilidades de manipulação das tecnologias de informação e comunicação, necessitando apenas de alguns ajustes para responder a algumas necessidades específicas relacionadas com ambientes virtuais de aprendizagem.
- Empresas portuguesas com História:o Grupo Económico Companhia União Fabril (CUF)Publication . Freitas, PedroEm 1898 Alfredo da Silva, pela fusão de duas empresas concorrentes, fundou em Lisboa a Companhia União Fabril (CUF). Com o protecionismo ao trigo a CUF começou a produzir adubos químicos. Em 1908 a CUF iniciou a laboração no Barreiro, pela sua localização estratégica para os adubos químicos - o negócio mais emblemático da CUF. Na República a CUF estendeu as suas atividades numa lógica de integração de empresas e com o Estado Novo tornou-se no maior conglomerado da Península Ibérica. Depois do 25 de Abril de 1974 o grupo económico CUF foi desmantelado e as suas empresas nacionalizadas. Na década de 80, com as privatizações, Jorge de Mello e José de Mello, netos de Alfredo da Silva, reconstituíram alguns negócios da antiga CUF. Na alvorada do século XXI o mundo mudou, as estratégias dos grupos empresariais portugueses evoluíram. Contudo, os grupos Jorge de Mello (Nutrinveste) e José de Mello continuam, embora noutros moldes, a História da CUF.