Browsing by Author "Rosa, Marta"
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- Articulação teórico-prática. Da concepção à operacionalizaçãoPublication . Rosa, Marta; Silva, Mário Ribeiro daNa orientação de estudantes de 1º Ciclo, 1º Ano, no âmbito do Programa de articulação teórico-prático, da Unidade Curricular Enfermagem I, procuramos mobilizar os conhecimentos da disciplina, tendo por base as dimensões que a constituem de forma integrada. Este programa de articulação teórico – prático, nesta unidade curricular Enfermagem I, no 1º ano ocorre nos dois blocos teóricos, aquando das temáticas: «A relação interpessoal no cuidar em enfermagem» «Avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida» É importante referenciar que enquanto Escola de Saúde, preconizamos um modelo teórico de enfermagem que permite aos estudantes um quadro conceptual de referência, que os ajuda a estruturar o seu pensamento tendo em conta a avaliação da pessoa – Modelo de Vida Roper, Logan e Thierney, que está conceptualizado para a avaliação das capacidades da pessoa no desenvolvimento das suas actividades de vida. O que faz com que possamos mobilizar todas as dimensões de acordo com este modelo, assim como caminhar com o estudante para uma integração dos conhecimentos de forma responsável e congruente com a situação de cada pessoa, estimulando à pesquisa do conhecimento relacionado com aquilo que o estudante identifica enquanto foco de atenção de enfermagem, aquando da realização da avaliação inicial e de todo o processo de cuidados a implementar. Este processo permite desenvolver capacidades e habilidades no âmbito da avaliação inicial, planeamento, intervenção e avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida, seguindo a metodologia do estudo de caso-análise, concretizando-se pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo subordinado ao tema «Desenvolvimento do processo de enfermagem numa situação real considerando o Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney
- Autocuidado gestão do regime terapêutico – intervenção do enfermeiro: uma revisão sistemática de literaturaPublication . Amendoeira, José; Cunha, Fátima; Pinto, M. Rosario; Silva, Mário; Rosa, MartaA promoção do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular e com diabetes traduz-se em resultados sensíveis, ganhos em saúde e num grande desafio para os enfermeiros, exigência para a excelência e segurança dos cuidados às pessoas. Quando falamos de Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular e com diabetes, não encontramos especificamente, evidência científica que nos demonstre como capacitar as pessoas especificamente nestes processos de saúde/doença, cuja complexidade é cada vez mais um desafio para os profissionais de saúde. Assim, pretendemos identificar as intervenções de enfermagem promotoras do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular e com diabetes. Da pesquisa realizada na plataforma EBSCO em julho de 2013, emergem as seguintes dimensões: importância da avaliação, relação interpessoal, comunicação/sistemas de informação e registos, capacitação para a tomada de decisão, competências culturais e promoção da saúde, relacionadas com intervenções de enfermagem, fulcrais na promoção do Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos. A evidência dos resultados obtidos, sensíveis às intervenções de enfermagem, permite afirmar que as competências desenvolvidas por estes profissionais são catalisadoras da capacitação das pessoas para os processos de tomada de decisão, relacionados com o Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos.
- Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascularPublication . Silva, Mário Ribeiro da; Amendoeira, José; Ferreira, Maria Regina; Rosa, MartaIntrodução: A promoção do autocuidado dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular é uma dimensão de grande importância em termos de capacitação dos cidadãos e da sua saúde, tanto em termos individuais como coletivos. Neste âmbito a essência da enfermagem na promoção do autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular traduz-se em resultados sensíveis e ganhos em saúde, assim como se constituiu como desafio para os enfermeiros na exigência, para a excelência e segurança dos cuidados às pessoas. Esta temática, tem vindo a ser valorizada como uma das dimensões essenciais na construção do projeto individual de saúde das pessoas, numa perspetiva da centralidade do cidadão nos cuidados de saúde e da sua capacidade para as tomadas de decisão, que se repercute na saúde coletiva. O projeto aqui explicitado integra a “UMIS” – Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Uma Unidade de Investigação que se constitui como dimensão essencial à concretização da política de desenvolvimento da Escola Superior de Saúde de Santarém, a partir de eixos estratégicos como: Investigação, desenvolvimento regional, cooperação e internacionalização. Nesta dimensão da cooperação e dinâmica regional em que nos inserimos, temos como parceiros: Hospital de Santarém; Centro Hospitalar Médio Tejo; Hospital Vila Franca Xira; Hospital Professor Fernando Fonseca; Hospital Beatriz Ângelo; Hospital São Francisco Xavier; Agrupamentos de Centros de Saúde ACES 1 e ACES 2; Objetivos: Divulgar o projeto: “Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular” e partilhar o trabalho desenvolvido em parceria. Material e métodos: Foi efetuada revisão sistemática de literatura na identificação das intervenções de enfermagem promotoras do autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular. A mobilização desta metodologia no projeto evidenciou importantes dimensões relativas às intervenções de enfermagem, optando os investigadores por identificar e analisar instrumentos já aplicados/utilizados no âmbito dos regimes terapêuticos. Tendo em conta os objetivos do projeto, com esta identificação e análise preconiza-se a adaptação e/ou construção de instrumentos de colheita de dados neste âmbito. Resultados: Com o desenvolvimento deste projeto pretendemos identificar as práticas de promoção dos regimes de autocuidado entre enfermeiros e a pessoa e preparar um programa de intervenção interdisciplinar e interprofissional focado na capacitação destas pessoas, para gerir regimes terapêuticos.
- Convivendo com a Demência: Relato de uma experiência de parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém na formação de Cuidadores InformaisPublication . Rosa, Marta; Godinho, CelesteO envelhecimento da população constitui um indicador socio-demografico de suma importância na nossa realidade, podendo-se constatar que em 2008 os indivíduos com 65 anos e mais representam cerca de 15,7% da população portuguesa. Conscientes de que falar de envelhecimento não remete obrigatoriamente para situações de doença/morbilidade, preocupam-nos todavia as alterações associadas, que tornam a pessoa idosa mais susceptível a condições patológicas agudas e crónicas. A idade constitui assim um dos principais factores de risco actualmente considerado para a predisposição das pessoas ao desenvolvimento de uma situação de demência. Integrado neste contexto, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, a partir do diagnóstico de situação efectuado, tradutor das dificuldades dos cuidadores informais inerentes ao confronto com as alterações das capacidades cognitivas e de comportamento na interacção com a pessoa em processo de demência, solicitou a nossa participação num processo formativo com aqueles cuidadores, traduzindo-se assim o objectivo deste poster em: Partilhar uma experiência de formação com cuidadores informais de pessoas em situação de demência.
- O cuidador da pessoa idosa dependente: necessidades de educaçãoPublication . Martins, Luísa; Barroso, Isabel; Rosa, MartaO artigo baseia-se num relatório de estágio sob a temática " necessidades de educação do cuidador informal de pessoa idosa dependente em contexto domiciliário”. Objetivos: fundamentar a prática de enfermagem comunitária, tendo por base a literatura e dados relevantes para a sua prática, assim como o Modelo de Enfermagem de Betty Neuman; refletir sobre as intervenções de enfermagem realizadas em contexto domiciliário, com o cuidador informal, tendo por base a revisão sistemática da literatura. O estágio realizou-se em Ourém, local onde foi caracterizado o cuidador informal e as suas necessidades de educação. Foram alvo das intervenções 10 cuidadores de pessoas idosas dependentes, inscritos e residentes na área geográfica de abrangência do Centro de Saúde, freguesia de Nossa Senhora da Piedade em que as pessoas idosas dependentes, necessitavam de cuidados de enfermagem no domicílio. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário, que foi aplicado em contexto domiciliário. Os resultados revelaram que os cuidadores tinham um perfil sociodemográfico semelhante ao referido na pesquisa efetuada, com recurso à revisão sistemática da literatura, assim como as suas necessidades de educação. Os temas abordados foram ao encontro das necessidades identificadas. Descreve-se ainda a importância das estratégias utilizadas na educação do cuidador informal, sendo este o sujeito principal da intervenção do enfermeiro.
- Desenvolvimento sustentável para um envelhecimento ativo e saudávelPublication . Rosa, Marta; Costa, Andreia; Arriaga, MiguelAs alterações demográficas na União Europeia, ilustradas pelo aumento da longevidade e pela diminuição da natalidade implicam o desenvolvimento de ações integradas, onde o conceito de envelhecimento saudável é central. Refletiremos acerca dos objetivos e metas da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente nos relacionados com a promoção do envelhecimento ativo e saudável enquanto processo continuum. O envelhecimento ativo e saudável é transversal a todos os países da União Europeia. A OMS, refere como necessidade urgente a intervenção com transformação de sistemas de saúde centrados na doença, para aqueles em que a saúde ao longo do ciclo vital e centrada nas necessidades dos idosos, seja uma realidade. São propostos objetivos de desenvolvimento sustentável, onde o assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos, em todas as idades é fundamental. A cooperação e intersetorialidade constituem-se pontos chave para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável, numa perspetiva de envelhecimento da população, onde a monitorização das intervenções com as pessoas ao longo do ciclo vital, poder-se-ão constituir como um investimento futuro para a sociedade em termos de ganhos em saúde atuais e para gerações futuras. Um pensamento integrando orientações decorrentes da Agenda 2030, proporciona o desenvolvimento esforços no sentido de alinhar ações com o proposto e desenvolvido internacionalmente. Entender o envelhecimento ativo e saudável enquanto continuum ao longo do ciclo vital é essencial para o sucesso das ações integradas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentado.
- Didática da aprendizagem em estudantes de enfermagem: Estratégias de uma Unidade CurricularPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Cunha, Fátima; Saragoila, Fátima; Silva, Mário Ribeiro daA formação dos estudantes de Enfermagem exige capacidade de articulação teórico prática. Metodologias ativas a partir de cenários, como estímulo à integração dos resultados da investigação são uma realidade. Com estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, 1º Ciclo, 1º Ano, Unidade Curricular – Fundamentos de Enfermagem II, mobilizamos estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de competências Instrumentais, Interpessoais e Sistémicas, sustentadas na perspetiva da enfermagem enquanto disciplina do conhecimento, nas suas dimensões: Método, Conceitos e Instrumentos. A conceção de enfermagem conforme Virgínia Henderson, promove a estruturação e organização do pensamento para a avaliação das necessidades da pessoa, enquanto ser singular, único e central no processo de cuidados, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico dos estudantes, perspetivando planear, implementar e avaliar cuidados de enfermagem. Com recurso à conceção anteriormente referida, trabalhamos com o estudante a mobilização e integração dos conhecimentos, numa perspetiva da centralidade do cidadão no processo de cuidados. Pretendemos partilhar as metodologias pedagógicas utilizadas com os estudantes no desenvolvimento das suas capacidades e habilidades, na avaliação da satisfação das necessidades humanas básicas com recurso ao método científico - processo de enfermagem.
- Do focus group à construção de um questionário: um percurso metodológicoPublication . Rosa, Marta; Amendoeira, José; Martins, Maria ManuelaRefletir o estatuto do focus groups no âmbito do estudo das intervenções de enfermagem, em resposta às necessidades da pessoa idosa em contextos da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; valorizar o contributo do focus para uma análise reflexiva/ crítica das intervenções de enfermagem, identificadas pelos enfermeiros coordenadores das unidades em estudo, para a formulação de dimensões para a construção do questionário a aplicar numa fase subsequente da investigação. Método: alocação do conteúdo do focus no software (NVivo10), explorando o material por meio de estatística de frequência das palavras e classificação sintática. Resultados: enquadram-se numa lógica organizadora de estrutura, processo e resultado, permitindo compreender que, apesar da conceção cartesiana subjacente aos cuidados continuados, os enfermeiros têm uma perspetiva transformativa, emergindo da sua ação quotidiana, não uma ação rotineira, mas sim algo que tem sempre um ponto de partida (avaliação), mediada por uma metodologia científica na sua organização. Conclusão: Este movimento permitiu organizar o questionário em dimensões e categorias, sendo a metodologia do raciocínio científico (avaliação, planeamento, execução e avaliação final) o fio condutor transversal.
- Do Projeto Exprax ao Projeto CBTS - Criando pontes através do Erasmus+Publication . Silva, Ana; Rosa, Marta; Torres, Ana; Caseiro, HelenaIntrodução - O projeto Erasmus+ Exprax foi criado com o objetivo de identificar, testar e implementar boas práticas na educação em saúde, relacionadas com a simulação, resultando na criação de um Manual de Formação de Formadores em simulação, ferramenta para coadjuvar a formar outros professores/formadores interessados em organizar atividades de simulação e um compêndio de boas práticas. Decorrente deste, surge o projeto CBTS - Competências Baseadas na Formação e Simulação na Educação em Saúde, no qual se pretende sensibilizar para simulação como método de aprendizagem, criar e implementar um modelo de portfólio Eletrônico e desenvolver os 17 Objetivos de Desenvolvimento sustentável. Objetivo – Dar a conhecer o projeto Erasmus+ CBTS Materiais e Métodos – Está a ser desenvolvido nos diferentes países parceiros, um diagnóstico de situação relativamente ao desenvolvimento da simulação enquanto prática pedagógica, utilização de portfólios eletrónicos e relação prática com os ODS, através de entrevistas a professores e questionários a estudantes e professores. Seguir-se-ão sessões de formação de professores, mobilidades de estudantes e o desenvolvimento de modelos de portfólio eletrónico e atividades de simulação. Resultados – Os resultados esperados centram-se na criação de um e-portfólio integrado para apoiar a monitorização e avaliação dos estudantes em atividades de simulação em contexto de escola e de estágio. A fim de ajudar os professores a integrar a simulação, o projeto criará um conjunto de atividades de simulação a rentabilizar no âmbito da saúde e um guia da melhor forma de mobilizar os ODS na educação em saúde. Conclusão – A importância da simulação neste contexto é cada vez mais valorizada, sendo que os recursos e ferramentas que a sistematizem são fundamentais na prática de professores e estudantes.
- Dor e autocuidado: que intervenções de enfermagem? Revisão sistemática de literaturaPublication . Amendoeira, José; Santos, Irene; Godinho, Celeste; Rosa, Marta; Marques, GinaPROBLEMÁTICA: Situações de dependência surgem, exigindo da Enfermagem intervenções para promover a autonomia e apoiar aqueles que terão que assumir o papel de cuidador principal em contexto domiciliário. Esta participação é complexa, sendo o empowerment importante na profissão de enfermagem, para de promover o autocuidado. A relação interpessoal enfermeiro-família é fundamental para a qualidade dos cuidados prestados, pelo que o enfermeiro desenvolve as suas intervenções de modo autónomo, na base da educação, condução e orientação do processo de cuidar. OBJETIVO: Conhecer a evidência científica no que se refere à relação interpessoal como promotora do empowerment nos cuidadores principais de pessoas com défice de autocuidado. MÉTODOS: Revisão Sistemática da Literatura pelo método PI[C]OD. Foram incluídos dois estudos a partir da pesquisa em bases de dados electrónicas (EBSCO). RESULTADOS: Os estudos mostram que os utentes e seus cuidadores necessitam de instrução adicional, apoio e cuidados de acompanhamento. Os Cuidadores são um grande apoio no autocuidado do utente. Ambos estão vulneráveis e a sua participação nos cuidados deve ser tida em conta pelos profissionais de saúde, capacitando-os para o fazer. A relação de ajuda, comunicação e relação interpessoal são de extrema importância na tomada de decisão.