Browsing by Author "Freitas, Denise"
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- Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora do desenvolvimento do estágio supervisionado na formação inicial de professoresPublication . Oliveira, Márcia; Bozzini, Isabela; Monte, Maria; Freitas, DeniseEste trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. Tinha-se a expectativa de que a adoção de uma intervenção didático-pedagógica envolvendo um projeto desafiador, como o Congresso, sustentaria, de um lado, a construção de inovações no ensino como uma forma de os licenciandos experimentarem outras modalidades do currículo e do trabalho docente e, de outro, propiciar a formação profissional de professoras/pesquisadoras iniciantes. Como forma de coleta de dados dessa experiência utilizamos questionários aplicados aos licenciandos, crônicas escritas pelos alunos da disciplina ao término do semestre letivo, diário de bordo de uma pós-graduanda participante da experiência e os relatos da pós-graduanda e da professora responsável pela disciplina. Constatamos que, para os alunos da graduação, essa experiência possibilitou: aprendizagem sobre a docência em suas múltiplas dimensões: um trabalho coletivo no ambiente educacional; a reflexão na e sobre a ação; o contato com uma pluralidade de estratégias de ensino; a percepção da importância do vínculo com os alunos, a importância da criatividade e da flexibilidade nas ações de ensino; e vivenciar que a mudança é possível. - This paper presents a discussion on the contributions of the discipline “Practice in Science Teaching” for the reflective training of future teachers of Sciences and Biology. This discipline offered to undergraduate students the challenge of organizing, implementing and evaluating a "Conference on the Science of Every Day Life" in partnership with nine public elementary schools in São Carlos - SP (Brazil), which was an innovative approach. There was an expectation that the adoption of a teachingeducational intervention involving a challenging project, such as the Conference, would support the construction of innovations in education as a way to allow the participants to try other methods for structuring the contents and the lecturing method. On the other hand, it provided experiences for the development and training of researchers. In order to collect data from that experience, we used questionnaires and narratives written by the undergraduate students at the end of the academic term. The logbook on the experience of the researchers and the reports from the responsible teacher were also used. As observation, for the undergraduate students, this experience has offered several dimensions about teaching, such as: a good experience on group work, a reflection about the developed actions, contact with a number of education strategies, a perception on the importance of the close contact with the students, the importance of creativity and flexibility in the educative actions and to experience that a change in the method is possible.
- A construção de saberes docentes por licenciados e sua influência na identificação inicial com a profissãoPublication . Santos, Mariana; Freitas, DeniseO objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que levaram cada um deles a escolher e se identificar (ou não) com a profissão docente. Tomamos como referenciais de análise os conhecimentos sobre saberes docentes para entender os aspectos relacionados à construção cognitiva e intelectual da profissão e os conhecimentos sobre psicanálise e educação para compreender os aspectos mais subjetivos do processo. Os resultados desta pesquisa mostram que os licenciandos não constroem uma identificação mais permanente com a carreira docente neste momento, mas eles estabelecem algumas marcas em sua atuação, que vão perdurar por toda a sua vida profissional. - The objective of this study was to identify and interpret knowledge about teaching built during the period of training and if this knowledge led the undergraduates of Biological Sciences course to an identification with the teaching profession. We selected three teachers to the fifth semester of the graduation, and analyzing and interpreting the contents of your Life Stories and interviews, we understand the reasons why each of them to choose and to identify (or not) with the teaching profession. We take as benchmarks for analysis knowledge about teaching knowledge to understand the aspects related to cognitive and intellectual construction of the profession and knowledge of psychoanalysis and education to understand the more subjective aspects of the process. These results show that students do not build a more permanent identification with the teaching profession at the moment, but they set some marks on his performance, which will continue throughout your professional life.
- Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professoresPublication . Pierson, Alice; Freitas, Denise; Villani, Alberto; Franzoni, MarisaO objetivo deste projeto interdisciplinar, proposto na formação inicial de professores, é estimular e ajudar os futuros professores na elaboração conjunta de planejamentos e cooperar na sua execução. O programa para a preparação dos professores é concebido tendo em vista o desenvolvimento de novas competências que possam levar os professores a coletivamente produzirem conhecimentos sobre a realidade das escolas, a necessidade de saber negociar pontos de vista, perceber as diferenças, as singularidades, a complementaridade e as possibilidades e limitações de sua especialização para o diálogo com outros especialistas, respeitando as diferenças de linguagem e formas de olhar para o mundo, para reconhecer que o seu conhecimento é sempre parcial, uma vez que é parcial a possibilidade fixada pela área de especialização. Uma primeira interpretação da experiência leva à organização das seguintes necessidades a serem consideradas no processo de realização de uma experiência interdisciplinar na preparação dos professores: i) focalização do trabalho de intervenção sobre as múltiplas dificuldades dos futuros professores na elaboração de uma nova perspectiva de Ensino; ii) construção de uma sala de aula como contexto orientador e facilitador à construção de um ensino interdisciplinar; iii) orientação específica para pequenos grupos de licenciandos sobre aspectos cognitivos e subjetivos que irão ajudar a socialização dos seus membros; iv) modificação curricular e um esforço contínuo de reflexão dos responsáveis pelo projeto, no sentido de produzir manifestações concretas de interdisciplinaridade que possam se constituir num ancoradouro e referência para os futuros professores. - The aim of this new interdisciplinary project proposal in teachers’ initial training is to stimulate and help future teachers to elaborate joint planning and to cooperate in its execution. A program for teachers’ education is designed aiming at the development of new competences that may lead these teachers to collective knowledge production about the reality of schools. A first interpretation of the experiment leads to the identification of the following aspects to be integrated in teachers’ education process: i) focalization of the intervention work on teachers’ multiple difficulties in constructing a new view of teaching; ii) construction of a classroom context to guide and facilitate the construction of an interdisciplinary teaching; iii) specific guidance to small groups of graduates on cognitive and subjective aspects that will help the socialization of their members; iv) curricular modification and a continuing reflection effort by the project coordinators, in producing concrete manifestations of interdisciplinarity that will constitute an anchorage and a reference for future teachers.
- Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visâo da natureza do conhecimento científico e relação CTSAPublication . Brito, Luisa; Souza, Marcos; Freitas, DeniseNeste artigo analisamos os aspectos que inviabilizam aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas a adoção de uma nova compreensão sobre o processo de produção do conhecimento científico e uma possível abordagem das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente nas aulas que ministram durante os estágios curriculares em ensino de Ciências e Biologia. Através da análise de conteúdos das idéias e concepções dos alunos, registradas pelos pesquisadores, e de textos de autoavaliação produzidos pelos licenciandos, durante as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e em Biologia, identificou-se uma resistência em compreender o conhecimento específico numa perspectiva que englobe seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Isto decorre da formação e da visão de mundo construídas ao longo da trajetória escolar, particularmente a universitária, influenciando sobremaneira as suas concepções a respeito da ciência e do ensinar-aprender sobre ciências, especificamente biologia. - In this article we will analize the aspects that prevent the student teachers from a Biological Sciences Degree to adopt a new understanding about the scientific knowledge production process as well as a possible approach to the relation between Science/Technology/Society/Environment in their teacher-training classes in Science and Biology. Through the content analyses of the students’ ideas and conceptions, recorded by the researchers, and the self-evaluation texts produced by the student-teachers during their supervised teacher-training practice, we have identified a resistance in understanding the specific knowledge in a perspective that would include social, cultural, political and economical aspects. We concluded that this is due to their training and global awareness created during their schooling, in particular during their university schooling, which as influenced their pre-conceptions regarding science as well as their teaching-learning process, specifically in biology.
- A professora pesquisadora: contribuições dos interlocutoresPublication . Sudan, Daniela; Freitas, DeniseEste artigo é um olhar interpretativo sobre uma pesquisa de mestrado realizada por uma professora a respeito de sua própria prática, apoiada por dois grupos de interlocutores/as, um da escola e outro da academia. O desenvolvimento da pesquisa e da docência pôde avançar de maneira colaborativa, apoiado por uma metodologia de pesquisa que possibilitou incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática docente. O método foi construído com tomadas de dados em gravações audiovisuais das aulas da professora, elaboração de diário de bordo como parte da construção de sua autobiografia e registro e promoção de encontros com os dois grupos de interlocutores/as, constituídos por pós-graduandos, juntamente com a orientadora e professores do ensino médio. A passagem da posição de professorareflexiva para a de professora-pesquisadora foi potencializada pelos interlocutores durante os encontros reflexivos, que a ajudaram a repensar sua relação com os alunos e a lidar com algumas de suas ilusões pedagógicas, desvelando, em parte, crenças e atitudes que implicitamente regulavam sua prática didática. Destacamos algumas condições que tornaram viável esse processo, como a aceitação da professora em se defrontar consigo mesma e aproximar-se da compreensão do seu próprio processo de pessoa aprendente, a revelação de aspectos subjetivos da professora (suas escolhas, visão de mundo, atitudes, dificuldades, angústias e sofrimentos) e também a interação com os grupos de interlocutores na academia, que contribuiu com novos pontos de 1 Com auxilio parcial do CNPq vista na análise das questões apresentadas e na sustentação metodológica da pesquisa. - This article is an interpretative view on a Master research carried out by a teacher who analyzed her own practice supported by two groups of interlocutors, one from school and the other from university. The development of the research and the teaching practice could be done in a collaborative way, supported by a methodology that incorporated both the objective and subjective aspects related to the teaching practice. This methodology included: data collection of the audiovisual recordings of the teacher’s classes; development of a diary as part of her autobiography; and recording and promotion of meetings between the two groups of interlocutors, formed by Graduate students, along with their tutor, and high school teachers. The teacher's transition from one role to another, i.e., from a reflective teacher to a researcher teacher, was enhanced by those reflective meetings, which helped her to reconsider her relationship with her students and to deal with some of her pedagogical illusions, partially unveiling beliefs and attitudes which were implicitly shaping her teaching practice. Here we point out some conditions that made that process possible: the teacher’s acceptance to face herself and to get closer to her own experience as a learning person; the bringing out of her subjective features (her choices, views on the world, attitudes, difficulties, anguishes and sufferings); and her interaction with the groups of interlocutors, which contributed to give her new perspectives on the analyses of the questions presented and on the methodological base of the research.