Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo é um olhar interpretativo sobre uma pesquisa de mestrado realizada
por uma professora a respeito de sua própria prática, apoiada por dois grupos de
interlocutores/as, um da escola e outro da academia. O desenvolvimento da pesquisa
e da docência pôde avançar de maneira colaborativa, apoiado por uma metodologia
de pesquisa que possibilitou incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos
referentes à prática docente. O método foi construído com tomadas de dados em
gravações audiovisuais das aulas da professora, elaboração de diário de bordo como
parte da construção de sua autobiografia e registro e promoção de encontros com os
dois grupos de interlocutores/as, constituídos por pós-graduandos, juntamente com a
orientadora e professores do ensino médio. A passagem da posição de professorareflexiva
para a de professora-pesquisadora foi potencializada pelos interlocutores
durante os encontros reflexivos, que a ajudaram a repensar sua relação com os alunos
e a lidar com algumas de suas ilusões pedagógicas, desvelando, em parte, crenças e
atitudes que implicitamente regulavam sua prática didática. Destacamos algumas
condições que tornaram viável esse processo, como a aceitação da professora em se
defrontar consigo mesma e aproximar-se da compreensão do seu próprio processo de
pessoa aprendente, a revelação de aspectos subjetivos da professora (suas escolhas,
visão de mundo, atitudes, dificuldades, angústias e sofrimentos) e também a interação
com os grupos de interlocutores na academia, que contribuiu com novos pontos de
1 Com auxilio parcial do CNPq vista na análise das questões apresentadas e na sustentação metodológica da
pesquisa. - This article is an interpretative view on a Master research carried out by a teacher
who analyzed her own practice supported by two groups of interlocutors, one from
school and the other from university. The development of the research and the
teaching practice could be done in a collaborative way, supported by a methodology
that incorporated both the objective and subjective aspects related to the teaching
practice. This methodology included: data collection of the audiovisual recordings of
the teacher’s classes; development of a diary as part of her autobiography; and
recording and promotion of meetings between the two groups of interlocutors, formed
by Graduate students, along with their tutor, and high school teachers. The teacher's
transition from one role to another, i.e., from a reflective teacher to a researcher
teacher, was enhanced by those reflective meetings, which helped her to reconsider
her relationship with her students and to deal with some of her pedagogical illusions,
partially unveiling beliefs and attitudes which were implicitly shaping her teaching
practice. Here we point out some conditions that made that process possible: the
teacher’s acceptance to face herself and to get closer to her own experience as a
learning person; the bringing out of her subjective features (her choices, views on the
world, attitudes, difficulties, anguishes and sufferings); and her interaction with the
groups of interlocutors, which contributed to give her new perspectives on the analyses
of the questions presented and on the methodological base of the research.
Description
Keywords
Formação de professores Professor-pesquisador Prática reflexiva
Citation
SUDAN, Daniela Cassia; FREITAS, Denise de - A professora pesquisadora: contribuições dos interlocutores. Revista Interacções. Nº8 (2008), p. 110-133
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação