Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência
construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de
Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três
licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de
suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que levaram
cada um deles a escolher e se identificar (ou não) com a profissão docente. Tomamos
como referenciais de análise os conhecimentos sobre saberes docentes para entender os
aspectos relacionados à construção cognitiva e intelectual da profissão e os
conhecimentos sobre psicanálise e educação para compreender os aspectos mais
subjetivos do processo. Os resultados desta pesquisa mostram que os licenciandos não
constroem uma identificação mais permanente com a carreira docente neste momento,
mas eles estabelecem algumas marcas em sua atuação, que vão perdurar por toda a sua
vida profissional. - The objective of this study was to identify and interpret knowledge about teaching
built during the period of training and if this knowledge led the undergraduates of Biological
Sciences course to an identification with the teaching profession. We selected three
teachers to the fifth semester of the graduation, and analyzing and interpreting the
contents of your Life Stories and interviews, we understand the reasons why each of them
to choose and to identify (or not) with the teaching profession. We take as benchmarks for
analysis knowledge about teaching knowledge to understand the aspects related to
cognitive and intellectual construction of the profession and knowledge of psychoanalysis
and education to understand the more subjective aspects of the process. These results
show that students do not build a more permanent identification with the teaching
profession at the moment, but they set some marks on his performance, which will
continue throughout your professional life.
Description
Keywords
Saberes docentes Formação inicial Identificação profissional
Citation
Santos,M. & Freitas,D. (2011). A construção de saberes docentes por licenciados e sua influência na identificação inicial com a profissão. Revista Interacções,18(7),157-177.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação