Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo analisamos os aspectos que inviabilizam aos licenciandos do curso
de Ciências Biológicas a adoção de uma nova compreensão sobre o processo de
produção do conhecimento científico e uma possível abordagem das relações
Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente nas aulas que ministram durante os estágios
curriculares em ensino de Ciências e Biologia. Através da análise de conteúdos das
idéias e concepções dos alunos, registradas pelos pesquisadores, e de textos de autoavaliação
produzidos pelos licenciandos, durante as disciplinas de Prática de Ensino e
Estágio Supervisionado em Ciências e em Biologia, identificou-se uma resistência em
compreender o conhecimento específico numa perspectiva que englobe seus aspectos
sociais, culturais, políticos e econômicos. Isto decorre da formação e da visão de
mundo construídas ao longo da trajetória escolar, particularmente a universitária,
influenciando sobremaneira as suas concepções a respeito da ciência e do
ensinar-aprender sobre ciências, especificamente biologia. - In this article we will analize the aspects that prevent the student teachers from a
Biological Sciences Degree to adopt a new understanding about the scientific
knowledge production process as well as a possible approach to the relation between
Science/Technology/Society/Environment in their teacher-training classes in Science
and Biology. Through the content analyses of the students’ ideas and conceptions,
recorded by the researchers, and the self-evaluation texts produced by the
student-teachers during their supervised teacher-training practice, we have identified a
resistance in understanding the specific knowledge in a perspective that would include
social, cultural, political and economical aspects. We concluded that this is due to their
training and global awareness created during their schooling, in particular during their
university schooling, which as influenced their pre-conceptions regarding science as
well as their teaching-learning process, specifically in biology.
Description
Keywords
Formação de Professores Relação CTSA Natureza do Conhecimento Científico
Citation
BRITO, Luisa; SOUZA, Marcos; FREITAS, Denise - Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visâo da natureza do conhecimento científico e relação CTSA. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.129-148
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação