Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de
Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia.
Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um
“Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino
Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um
caráter inovador. Tinha-se a expectativa de que a adoção de uma intervenção
didático-pedagógica envolvendo um projeto desafiador, como o Congresso,
sustentaria, de um lado, a construção de inovações no ensino como uma forma de os
licenciandos experimentarem outras modalidades do currículo e do trabalho docente e,
de outro, propiciar a formação profissional de professoras/pesquisadoras iniciantes.
Como forma de coleta de dados dessa experiência utilizamos questionários aplicados
aos licenciandos, crônicas escritas pelos alunos da disciplina ao término do semestre
letivo, diário de bordo de uma pós-graduanda participante da experiência e os relatos da pós-graduanda e da professora responsável pela disciplina. Constatamos que, para
os alunos da graduação, essa experiência possibilitou: aprendizagem sobre a
docência em suas múltiplas dimensões: um trabalho coletivo no ambiente educacional;
a reflexão na e sobre a ação; o contato com uma pluralidade de estratégias de ensino;
a percepção da importância do vínculo com os alunos, a importância da criatividade e
da flexibilidade nas ações de ensino; e vivenciar que a mudança é possível. - This paper presents a discussion on the contributions of the discipline “Practice in
Science Teaching” for the reflective training of future teachers of Sciences and Biology.
This discipline offered to undergraduate students the challenge of organizing,
implementing and evaluating a "Conference on the Science of Every Day Life" in
partnership with nine public elementary schools in São Carlos - SP (Brazil), which was
an innovative approach. There was an expectation that the adoption of a teachingeducational
intervention involving a challenging project, such as the Conference, would
support the construction of innovations in education as a way to allow the participants
to try other methods for structuring the contents and the lecturing method. On the other
hand, it provided experiences for the development and training of researchers. In order
to collect data from that experience, we used questionnaires and narratives written by
the undergraduate students at the end of the academic term. The logbook on the
experience of the researchers and the reports from the responsible teacher were also
used. As observation, for the undergraduate students, this experience has offered
several dimensions about teaching, such as: a good experience on group work, a
reflection about the developed actions, contact with a number of education strategies, a
perception on the importance of the close contact with the students, the importance of
creativity and flexibility in the educative actions and to experience that a change in the
method is possible.
Description
Keywords
Prática de Ensino de Ciências Formação de Professores de Ciências Professor Crítico-Reflexivo Formação Inicial de Professores Parceria Universidade-Escola
Citation
OLIVEIRA, Márcia; BOZZINI, Isabela; MONTE, Maria; FREITAS, Denise -Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora do desenvolvimento do estágio supervisionado na formação inicial de professores. Revista Interacções. Nº8 (2008), p.37-59
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação