Browsing by Author "Ferreira, Maria Regina"
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- Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascularPublication . Silva, Mário Ribeiro da; Amendoeira, José; Ferreira, Maria Regina; Rosa, MartaIntrodução: A promoção do autocuidado dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular é uma dimensão de grande importância em termos de capacitação dos cidadãos e da sua saúde, tanto em termos individuais como coletivos. Neste âmbito a essência da enfermagem na promoção do autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoa com doença cardiovascular traduz-se em resultados sensíveis e ganhos em saúde, assim como se constituiu como desafio para os enfermeiros na exigência, para a excelência e segurança dos cuidados às pessoas. Esta temática, tem vindo a ser valorizada como uma das dimensões essenciais na construção do projeto individual de saúde das pessoas, numa perspetiva da centralidade do cidadão nos cuidados de saúde e da sua capacidade para as tomadas de decisão, que se repercute na saúde coletiva. O projeto aqui explicitado integra a “UMIS” – Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Uma Unidade de Investigação que se constitui como dimensão essencial à concretização da política de desenvolvimento da Escola Superior de Saúde de Santarém, a partir de eixos estratégicos como: Investigação, desenvolvimento regional, cooperação e internacionalização. Nesta dimensão da cooperação e dinâmica regional em que nos inserimos, temos como parceiros: Hospital de Santarém; Centro Hospitalar Médio Tejo; Hospital Vila Franca Xira; Hospital Professor Fernando Fonseca; Hospital Beatriz Ângelo; Hospital São Francisco Xavier; Agrupamentos de Centros de Saúde ACES 1 e ACES 2; Objetivos: Divulgar o projeto: “Autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular” e partilhar o trabalho desenvolvido em parceria. Material e métodos: Foi efetuada revisão sistemática de literatura na identificação das intervenções de enfermagem promotoras do autocuidado gestão dos regimes terapêuticos em pessoas com doença cardiovascular. A mobilização desta metodologia no projeto evidenciou importantes dimensões relativas às intervenções de enfermagem, optando os investigadores por identificar e analisar instrumentos já aplicados/utilizados no âmbito dos regimes terapêuticos. Tendo em conta os objetivos do projeto, com esta identificação e análise preconiza-se a adaptação e/ou construção de instrumentos de colheita de dados neste âmbito. Resultados: Com o desenvolvimento deste projeto pretendemos identificar as práticas de promoção dos regimes de autocuidado entre enfermeiros e a pessoa e preparar um programa de intervenção interdisciplinar e interprofissional focado na capacitação destas pessoas, para gerir regimes terapêuticos.
- Book of Abstracts of the 1st International Conference on Management, Technology and Tourism:Social Value Creation – ICOMTT2020Publication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Barradas, Luís Cláudio; Nascimento, João; São João, Ricardo; Ferreira, Maria Regina; Passarinho, Aldo; Rodrigues, Ana; Santos, Cristina; Amaral, MartaThe 1st International Conference on Management, Technology, and Tourism: Social Value Creation (ICOMTT2020) emerges as an outcome of the Volto Já Project - Senior Exchange Program, developed by Polytechnic Institute of Santarém, Polytechnic Institute of Beja and Santa Casa da Misericórdia de Santarém. During the 6th and 7th of February 2020, at the School of Management and Technology of Santarém, Portugal, we celebrate and share the knowledge built on this close relationship. In these two special days, the ICOMTT2020 provides an opportunity for researchers, academics, national and international experts, entrepreneurs, and community leaders to exchange and share their experiences, results and deepen the debate on social value creation. Value creation is a pillar of corporate sustainability, but it is not enough! The challenges of the next decades require a change in the dominant paradigm for the creation of social value that is the guarantee of the regions' sustainability. This paradigm shift will be analysed and debated thoroughly according to the major areas of ICOMTT2020: Management, Technology, and Tourism.
- Clinical governance, leadership and health care quality : A Scoping ReviewPublication . Amendoeira, José; Ferreira, Maria Regina; Silva, Mário Ribeiro daABSTRACT Purpose: The need to improve health care quality is one of the faces of the same currency that gives rationalization visibility and improves, also, the reduction of resources. Clinical Governance provides a framework for assessing and improving clinical quality and the most appropriate use of resources by creating an environment conducive to excellence. Leadership as a quality assumption is an important contribution to achieve the best health outcomes and better health care quality. Identifying the relationship among clinical governance, leadership and health care quality. Design/methodology/approach: Development of a Scoping review by Joanna Briggs Institute (JBI) with the question: "Does clinical governance and leadership influence health care quality? The question was based on the elements of the PCC (Population, Concept and Context). The search expression: "Quality of health care” AND "leadership" OR "clinical governance". All descriptors MeSH. Research on the EBSCOhost platform (CINAHL, MedicLatina, Medline and Nursing & Allied Health Database). 5-year chronological drawing (2015-2019). Based on JBI PRISM we select the found articles. In analyzing the reliability of the selected articles, we mobilized the methodological evaluation instrument "DATA EXTRACTION INSTRUMENT". Findings: In the synthesis of the results, the evidence demonstrates the need for a design focused on the efficiency and effectiveness of health care, awareness and control. Clinical governance plays a central role in determining the continuous improvement of the quality of health care. Conclusion: The scoping review allows mapping the outcomes of the studies identified through a transparent process. Originality / value: Clinical Governance it achieved health gains by improving quality of health care.
- Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formaçãoPublication . Correia, Marisa; Beirante, David; Serrão-Arrais, Ana; Catela, David; Santos, Raquel; Clara Martins, Maria; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Luís, Helena; Dias, Isabel; Ramos, Liliana; Portelada, António; Simões, Vera; Pinto, Paula; Franco, Susana; Ferreira, Maria Regina; Ribeirinha, TeresaA educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.
- Outdoor STEAM Education: opportunities and challengesPublication . Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Paz-Beirante, David; Santos, Raquel; Simões Dias, Isabel; Luís, Helena; Catela, David; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Serrão-Arrais, Ana; Portelada, António; Pinto, Paula; Simões, Vera; Ferreira, Maria Regina; Franco, Susana; Clara Martins, MariaThere is a consensus that students should be involved in interdisciplinary activities that promote a solid education in STEAM subjects from an early age. The outdoor settings of schools present an advantageous context for STEAM education, allowing for a myriad of learning experiences. To understand how teachers perceive the pedagogical use of the school’s outdoor space, a study was carried out in a cluster of schools in a Portuguese city, including one middle school and 10 kindergarten and elementary schools. A mixed methods approach was used, combining a questionnaire for teachers (N = 49) with interviews (N = 8). The results indicate that teachers’ perceptions of the characteristics of their school’s outdoor spaces either facilitate or hinder the implementation of outdoor pedagogical activities. Most teachers concur that the outdoors provides contact with nature and encourages interdisciplinary and collaborative activities. However, the teachers surveyed admit to using the school’s outdoor spaces only occasionally, and this use decreases as the educational level at which they teach increases. The most common use of outdoor spaces is for physical and motor activities, promoting the well-being of children and youth. Although interdisciplinary activities in outdoor spaces are recognised, their implementation is limited and hampered by factors such as the length of curricula and the lack of training for teachers in these approaches. In this sense, there is an urgent need to train teachers in the interdisciplinary use of outdoor spaces to promote a solid education in STEAM subjects.
- Projeto Volto Já: Programa de Intercâmbio SéniorPublication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; São João, Ricardo; Santos, Cristina; Passarinho, Aldo; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana; Ferreira, Maria ReginaO projeto Volto Já pretende operacionalizar um programa de cooperação entre organizações de Economia Social que promova o intercâmbio de seniores institucionalizados, proporcionando-lhes experiências culturais, turísticas e artísticas. Os seus principais objetivos são: (i) fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida (bem estar, satisfação com a vida, felicidade, etc.) dos seniores institucionalizados; (ii) desenvolver um modelo de negócio de turismo social dirigido aos seniores institucionalizados em lares ou centros de dia, na região do Alentejo; (iii) desenvolver uma plataforma informática que permita às instituições de Economia Social aderir ao programa de intercâmbio sénior, divulgar as experiências socioculturais oferecidas e estabelecer parcerias que efetivem o intercâmbio entre si. A participação no projeto Volto Já permite aos seniores: (a) terem acesso a experiências turísticas e culturais de elevada qualidade, demasiado dispendiosos se adquiridos isoladamente; (b) expandirem o seu círculo social; (c) combaterem o isolamento social; (d) contactarem com cultura e tradições de outras regiões do país; (e) promoverem a estimulação cognitiva; (f) melhorarem a sua qualidade de vida; (g) contribuírem para práticas de consumo sustentáveis. Para as instituições de Economia Social, participar no projeto permite-lhes: (a) ter acesso a uma oferta de serviços diferenciada a baixo custo; (b) expandirem da sua rede de parceiros; (c) melhorar o reconhecimento social; (d) aumentar a ligação à academia; (e) inovarem socialmente; (f) aumentar o seu capital reputacional. O projeto é suportado por uma equipa multidisciplinar do Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Beja, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Os outputs previstos do projeto são: (a) desenvolvimento de parcerias entre a academia e as instituições de Economia Social; (b) desenvolvimento de um modelo de negócio de turismo social sénior; (c) implementação de uma prova de conceito/teste piloto; (d) desenvolvimento de uma plataforma informática para dinamização do modelo de negócio; (e) organização de uma conferência internacional.
- Resultados sensíveis em enfermagem. A centralidade dos cuidadosPublication . Ferreira, Maria Regina; Amendoeira, José
- A Social Business Model for Active Ageing:The Case of the Volto Já ProjectPublication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; Amaral, Marta; Rodrigues, Ana; São João, Ricardo; Santos, Cristina; Passarinho, Aldo; Ferreira, Maria ReginaThis paper presents the social business model of the VOLTO JÁ Project. The project aims to implement a senior social exchange programme in social economy organisations, seeking to promote tourism experiences for the elderly and highlighting active ageing. The business model is based on the sharing of resources to enhance the value proposition and will be supported by an information and communication technologies (ICT) platform. This research followed a two-phase data collection process. In the first phase, two focus groups were conducted with the participation of six social economy organisations (represented by their respective technical director) and ten academics. The goal in this phase was to understand the conditions they can offer and their willingness to have elderly people in the social exchange programme, and to develop key inputs for the social business model design. The model was built on the premise that the creation of social value is based on the sharing of existing resources. In the second phase, a third focus group was conducted with the participation of six social economy organisations (represented by ten professionals) and five academics. In this phase the aim was to validate the business model with relevant stakeholders.
- Sono e repouso na AdolescênciaPublication . Figueiredo, Maria do Carmo; Ferreira, Maria Regina; Ferreira, Maria Emilia
- Tutorial revisão sistemática de literatura: a scoping reviewPublication . Amendoeira, José; Silva, Mário Ribeiro da; Ferreira, Maria Regina; Dias, HéliaA Revisão Sistemática de Literatura (RSL) constitui-se na atualidade como um dos instrumentos essenciais à afirmação da Enfermagem baseada na evidência (científica), que em associação com a experiência profissional e o valor atribuído à centralidade da pessoa quanto ás suas preferências e valores., permite sustentar uma prática baseada na evidência (PBE).