Browsing by Issue Date, starting with "2021-09"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Tutorial revisão sistemática de literatura: a scoping reviewPublication . Amendoeira, José; Silva, Mário Ribeiro da; Ferreira, Maria Regina; Dias, HéliaA Revisão Sistemática de Literatura (RSL) constitui-se na atualidade como um dos instrumentos essenciais à afirmação da Enfermagem baseada na evidência (científica), que em associação com a experiência profissional e o valor atribuído à centralidade da pessoa quanto ás suas preferências e valores., permite sustentar uma prática baseada na evidência (PBE).
- Impacto da alteração da estrutura do órgão de administração e fiscalização na qualidade do órgão de fiscalizaçãoPublication . Pereira, Agostinho; São João, RicardoA presente investigação tem como objetivo avaliar a alteração da estrutura do órgão de fiscalização na qualidade do órgão de fiscalização em sociedades não financeiras portuguesas cotadas na Euronext Lisbon nos períodos 2005 a 2006 e 2007 a 2011. A metodologia tem por base a análise documental, bem como a análise descritiva e inferencial. Na análise estatística inferencial optou-se pela realização dos testes: Qui-Quadrado de Pearson, Extensão ao teste Exacto de Fisher, Cochran-Mantel-Haenszel e Woolf. Os resultados empíricos indiciam a existência de diferenças no que diz respeito à independência e competência técnica dos membros externos e a tipologia do órgão de fiscalização, após a aplicação do Decreto-Lei n.º 76-A/2006; diferenças essas estatisticamente significativas corroboradas pela análise inferencial. Conclui-se que a alteração na estrutura da fiscalização tem impacto na independência e experiência profissional dos membros externos (qualidade do órgão de fiscalização) na tipologia do órgão de fiscalização.
- Planeamento, intervenção e controlo do processo de treino e competição na natação pura desportivaPublication . Mendonça, Sílvia Raquel da Cunha; Louro, HugoO presente documento é apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo, variante natação, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Relata as atividades desenvolvidas durante a época desportiva 2019/2020, como treinadora principal da equipa do Clube Desportivo Escolar de Água de Pau, que englobam o planeamento da época, o acompanhamento dos atletas em momentos competitivos e a organização/gestão da equipa. Inclui um estudo intitulado “A influência do batimento de pernas no tempo de partida (15m) em nadadores juvenis e infantis”, realizado com uma amostra de dez atletas, cinco infantis e cinco juvenis. Para a sua operacionalização recolheram-se imagens de percursos de 25m concretizados nas diferentes condições de excussão para posterior analise com o software Kinovea. Os dados da amostra foram estatisticamente tratados através dos programas Microsoft Excel e SPSS (versão 26.0). Encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre categorias nas variáveis tin_3, 𝑣̅15_3, td_5, tin_5 , t15_7 e 𝑣̅15_7. O tp apresentou diferenças significativas entre categorias quando os atletas executam 7 batimentos de pernas. O tp dos atletas juvenis sofreu alterações significativas entre os três diferentes números de batimentos de perna utilizados, mais evidentes entre a utilização de 3 e 7 batimentos. Neste escalão, o tp evolui negativamente à medida que se aumenta o número de pernadas. No que concerne aos atletas infantis, não se detetou a existência de diferenças na utilização de diferente número de batimentos. O modelo de regressão linear múltipla encontrado que permitiu identificar as variáveis tn e tin como preditores significativos do tp é 𝑡𝑝̂=0,921+1,275𝑡𝑛+0,955 𝑡𝑖𝑛. Este modelo permite afirmar que 95% da variabilidade do tp é explicado pelas variáveis independentes presentes. Sugere-se o aumento do tin e consequente diminuição do tn para permitir a otimização do tp. Ainda que se deva treinar os nadadores para esta otimização, recomenda-se ter em conta a individualidade e as particularidades de cada atleta na preparação estratégica de modo a potenciar os momentos competitivos.
- O profissional de educação face a crianças em riscoPublication . Teodoro, Cristiana Isabel MorgadoO p re se n te re la tó rio f in a l d e e stá g io su rg e n o â mb ito d o Me st ra d o e m Ed u ca çã o Pré -Esco la r e En sin o d o 1 º Ciclo d o En sin o Bá sico (CEB) re a l iza d o n a Esco la Su p e rio r d e Edu ca çã o de Sa n ta ré m. A p ro b le má tica e stu d a da p re te nd e a b o rd a r o pa p e l do s p ro f issio n a is d e e d u ca ção ju n to da s f a mília s d e risco , co n h e ce nd o a s su a s e stra té g ia s e a f o rma co mo o bt ê m f o rma çã o . O e stu d o é d e ca ra cte r q u a lita tivo , e m q u e o s d a d o s f o ra m o b tid o s a tra vé s d e q u e stio n á rio s a q u atro e d u ca d o ra s, qu a tro d o ce n te s e d o ze f a mília s d e a mb a s as va lê n cia s, a ce d e nd o à s su a s co n ce çõ e s a ce rca d a te má tica e m q u estã o . Ap ó s a an á lise d o s d a do s, f o i re a liza d a u ma co mp a ra çã o e n tre o s me smo s e a re visã o d a lite ra tu ra , ch e g an d o a ssim, a vá ria s co n clu sõ e s re le va n te s . De sta ca -se , o s re su lta d o o b tid o s, que o s p ro f issio n a is d e ed u ca çã o a p e sa r de re co n h e ce re m o s sin a is q u e id e n tif i ca m u ma situ a çã o d e risco , m a n if e sta m a lg u ma n e ce ssid a d e a o n íve l d e f o rma çã o e spe cíf ica .
- A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Joana Alves; Tagarro, MartaO presente relatório final de estágio foi elaborado com objetivo na obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), é um relatório de caracter informativo e investigativo, na medida em que apresenta primeiramente as práticas realizadas no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em quatro contextos: creche, jardim de infância, 2.º ano do 1.º CEB e 3.º ano do 1.º CEB. A segunda parte assenta na investigação realizada tendo como tema “A influência da motivação nas aprendizagens em crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sendo que a mesma é de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, possuindo como instrumentos de recolha de dados, entrevistas semi estruturadas a três educadoras de infância e a duas docentes, inquéritos realizados às crianças mais velhas de jardim de infância e a crianças de 3º e 4º ano de escolaridade. Os resultados obtidos com esta investigação demonstram que crianças motivadas revelam aprendizagens mais significativas, que os interesses potenciam a motivação, que é importante os docentes encontrarem estratégias e que utilizem recursos que sejam do interesse e do gosto do seu grupo de crianças, para que as mesmas consigam focar a sua atenção e que posteriormente realizem as tarefas com gosto e vontade em aprender. Apresenta os fatores que influenciam a motivação, segundo a perspetiva das educadoras e docentes, reflete sobre o papel dos docentes na promoção da motivação nas crianças e sobre a forma como ambiente e a organização da sala promovem a motivação.
- Sinalizar e trabalhar com crianças em situações familiares de risco em contexto pedagógicoPublication . Terra, Luísa Alexandra Gaspar; Seixas, SóniaA temática do presente relatório teve origem nos estágios realizados durante a prática de ensino supervisionada, onde foram suscitadas dúvidas e questões que mereciam aprofundamento, nomeadamente quanto a uma situação de negligência e, por esse motivo, realizou-se o exercício investigativo que se apresenta. Os contextos de estágios englobaram as valências de Creche, Jardim de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, 1.º e 4.º ano de escolaridade. O estudo teve como objetivo conhecer quais as conceções dos profissionais de Educação, perceber se estes consideram existir repercussões na vida escolar das crianças envolvidas em situações familiares de risco e, ainda, se é possível atuar nestas situações. Este estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Para tal, foram entrevistadas três educadoras de infância e três professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi possível concluir que, como principais resultados, os profissionais consideram que é possível verificar a existência de situações de risco potencial ou real através do comportamento das crianças e de alterações emocionais que estas possam demonstrar em contexto pedagógico. Incluindo como sinais a observar, o desempenho escolar, a forma de se relacionar com os outros e eventuais sinais de negligência, para detetar ou identificar riscos associados à criança e à família. As repercussões apontadas pelas profissionais apontam para a dimensão psicológica, emocional e social, dependendo da celeridade de resposta e de intervenção, podem verificar-se ou não sequelas na criança. Para atuar junto de crianças em situações de risco, as docentes sugeriram a observação da criança em contexto pedagógico e a sinalização, bem como a articulação com outros profissionais, trabalhando através de redes de apoio.
- Associações entre Dieta Mediterrânica, fatores de estilo de vida, e bem-estar subjetivoPublication . Pinto, Paula; Andrade, Vanda; Jorge, Rui; Ruivo, Paula; Tagarro, M.Apresentação do consórcio MeDiWeB e resultados do questionário.
- Lifelong Health Indicators. The use of technology as a promoter of Quality of LifePublication . Amendoeira, José, Since several years, we study Health Indicators, namely those that seek to ansie the geocultural characteristics of the population (Europe), organized in four domains: Pregnancy and Neonatal; Post Neonatal and Youth; Adult in Active Life and Healthy Ageing (Elderly), integrated in Scientific Area – Individual and Community Health, recently criated (Life Quality Research Center – LQRC) and with me as coordinator. A theoretical framework, to support the transdisciplinary people centred care based on health and social determinants, is relevant to understand these indicators all along life, emphasizing health equity, health policies, considering salutogenic paradygm. The women’s health, fetuses and newborns, is influenced by several factors as the social determinants of health, the consumption of tobacco and alcohol. Evidence on the prevalence of these consumptions at this domain is scarce, as result of a Scoping Review. The focus on health promotion in children and youth, maximizes their potential for growth and development through their empowerment and of their families, based on a partnership with health professionals. Adults empowerment is a protective factor for their health, that enables them to make decisions in the context of self-care behaviors, assuming responsibility for their individual, family and community, health and well-being. The ageing population brings many challenges surrounding quality of life for older people and their carers, as well as impacts on the labour market. These challenges need to be addressed now if we are to ensure that people can continue to live healthy, active and independent lives into their’s old age. Objectives, Identify Health Indicators (HI) throughout People's Life, on a geocultural region; HI are presented and discussed as main outcomes. Methods, Considering the main Health Indicators, comparable between several and different contexts (theoretical and Methodological), It will be done using document analysis, as contribution to understand the identification of several and relevant health indicators, along four domains of life-stages.. The revision will consider the identification and design of Tools for diagnosis of health status, implemented and tested in all four main domains. Results, Obtaining health gains is directly related to the adoption of healthy lifestyles, is relevant the assess to the quality of care, which allows to know the relationships underlying the outcomes in the context of health care. The identification and analysis of the main health indicators as results, will contribute to a safer and more informed decision making, a more motivating and quality performance for health professionals and organizations, and the family and person's satisfaction. Conclusions, The impact of multiple promotive, protective and risk factors must consider the conceptualization of Health Status Indicators along Life, that must be assessed by methodologically strong tools, congruent and consistently adapted to the target population, identified by the territory of living and, as mediators, the professionals from Health Organizations of care.
- Bioeconomia para a mobilização da cadeia agroalimentar.Publication . Basto De Lima, Maria Gabriela; Sousa, SaraDesidratação osmótica aplicada a subprodutos da fileira hortofrutícola.
- Internal training and match load quantification of one-match week schedules in female first league Portugal soccer teamPublication . Fernandes, R.; Oliveira, Rafael; Martins, Alexandre; Brito, JoãoTraining load (TL) quantification allow coaches to a better load management during training sessions to be in the best physical fitness to the next match. The aim of this study was to compare session rated of perceived exertion (sRPE) and Hooper Index (HI) between training and match days from the same women’s Portuguese League team. Sixteen players with a mean±SD age, height and weight of 24.0±2.9 years, 164±4.1 cm and 58.5±8.2 kg, respectively, participated in this study. The participants completed ≥80% of the training sessions during 2019/20 in-season. Data was collected through the s-RPE and the HI that measured sleep quality, fatigue, stress, and muscle soreness (DOMS). Data was analysed in relation to the number of days away from the competitive one-match week (i.e., match day minus, MD-) with three training sessions a week (MD-5; MD-4; MD-2). The study analysed data from a total of 12 matches and 45 training sessions with repeated measures ANOVA, p≤0.05. Results showed differences between MD- 5 (85.2±0.3min) vs MD-4 (87.2±0.4min) vs MD-2 (80.6±0.6min) vs MD (62.8±4.9min), all p<0.05; s-RPE showed higher values on MD-5 (503.8±19.0au) vs MD-4 (473.2±14.8au) vs MD-2 (362.1±12.1au) vs MD (468.2±40.5au); HI showed higher values on MD-5 (13.4±0.5au) vs MD-4 (13.4±0.4au) vs MD-2 (12.7±0.5au) vs MD (11.9±0.4au); DOMS revealed difference between MD-4 vs MD-2 (3.1±0.2 vs 2.7±0.2au), p<0.05. It was shown that there is a higher TL on MD-5 and MD-4 compared with MD-2. Results from HI showed that sleep, fatigue, stress and DOMS was well fair controlled by coaches and staff.