Browsing by Author "Ferreira, Mafalda"
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- Armazenamento de carbono no solo em sistemas de monocultura com recurso a culturas de coberturaPublication . Ferreira, Mafalda; Duarte, Mário; Coelho, Rosa; Guerreiro, Samuel; Godinho, MariaEmbora a quantificação do potencial da agricultura para o sequestro de carbono seja ainda um desafio, admite-se que a introdução de culturas de cobertura no itinerário técnico das culturas tradicionais possa contribuir positivamente para o aumento da acumulação de carbono no solo e, consequentemente, para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. O presente trabalho, efetuado no âmbito do projeto HortiCover: Melhoria dos sistemas agrícolas de monocultura com recurso a culturas de cobertura, pretende avaliar o efeito de culturas de cobertura no armazenamento de carbono no solo. Neste estudo compara se o teor de carbono armazenado no solo, na biomassa aérea e na biomassa subterrânea de duas coberturas (vegetação natural e consociação de gramíneas e leguminosas) em duas parcelas agrícolas (Chamusca e Carregueira), no ano agrícola de 2021/22. O carbono foi quantificado seguindo o protocolo GSOC MRV (FAO, 2020) e IPCC (2008). Observou-se que o teor total de carbono armazenado em cada um dos talhões experimentais variou entre 41,4 t ha-1 (Carregueira-consociação) e 32,1 t ha-1 (Carregueira-vegetação natural). O compartimento que armazenou maior teor de carbono foi o solo: entre 48 % e 64% do total. Estes resultados sugerem que a incorporação de leguminosas em sistemas de consociação de culturas poderá contribuir para o aumento de carbono no solo.
- Avaliação da sustentabilidade da cadeia agroalimentar: plataforma siBIOPublication . Santos Coelho, Rosa; Ferreira, Mafalda; Pacheco, Rita; Valin, Isabel; Oliveira, MargaridaOs consumidores, cada vez mais informados e exigentes face à segurança alimentar, à qualidade e ao acesso aos alimentos, valorizam a sustentabilidade da cadeia agroalimentar. Os técnicos e os decisores estão atentos às tendências para irem ao encontro das exigências dos consumidores. O projeto BIOMA tem, como um dos objetivos, promover a avaliação da sustentabilidade das empresas (produção primária, indústria transformadora e logística), através do desenvolvimento de uma solução digital: Plataforma siBIO. Inclui questões iniciais de caracterização das empresas e questões direcionadas aos indicadores relevantes para os quatro pilares da sustentabilidade. As respostas são ponderadas e são definidos indicadores que permitem classificar a sustentabilidade das empresas em “Excelente”, “Bom”, “Razoável” e “Problemático”. O siBIO foi aplicado a quatro empresas demonstradoras, parceiras do projeto, para validação em contexto real. As médias das classificações foram de “Bom” para a produção primária e para a logística e de “Razoável” para a indústria transformadora. Na produção primária, os indicadores associados às práticas agrícolas alcançaram os melhores resultados. Os indicadores da qualidade do ar foram os mais problemáticos, quer na produção primária, quer na indústria transformadora. Na logística, constatou-se a necessidade de melhoria no indicador da energia. Assim, o siBIO orienta as empresas na identificação dos pontos críticos e confere-lhes etiquetas de sustentabilidade.
- Do prato ao prado - a compostagem como estratégia de bioeconomia para as agroindústriasPublication . Macário, Miguel; Saraiva, Artur; Ferreira, Mafalda; Marques, António; Raimundo, Délio; Oliveira, MargaridaOs objetivos ambientais e a ação climática estão atualmente no centro das políticas europeias de desenvolvimento, os quais estão preconizados no Pacto Ecológico Europeu e Plano de Ação para a Economia Circular. A redução de resíduos alimentares na Europa deverá ser de 50% até 2030, como contributo para os ODS. Em Portugal, estima-se uma produção anual de 1,74 x 109 kg de bioresíduos urbanos, à qual acresce a produção de bioresíduos agroindustriais. De acordo com a comissão europeia, apenas 5% são reciclados, pelo que se identifica uma oportunidade de valorização. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicação de palha de arroz, produto de baixo valor acrescentado, como estruturante, no processo de compostagem de biorresíduos agroindústriais. Construíram-se 3 pilhas de compostagem, à escala piloto, variando a razão C/N e o estruturante, C/N30+palha, C/N30+estilha e C/N50+estilha. A temperatura, humidade e condutividade das pilhas, foram monitorizadas em tempo real, com recurso a sensores ioT. A caracterização final dos produtos foi realizada de acordo com os parâmetros obrigatórios na legislação referente aos corretivos orgânicos. Os resultados obtidos revelaram a produção de 3 corretivos orgânicos de elevada qualidade (Classe I) de acordo com a legislação vigente, evidenciando o uso da palha de arroz no processo. A compostagem poderá ser uma estratégia nacional de valorização de biorresíduos, substituindo cerca de 30% dos adubos não orgânicos.
- Ensaio em vasos para o estudo da resposta das culturas da alface (lactuca sativa L.) e do milho (zea mays L.) à aplicação de um produto compostado à base de lamas de depuração urbanas e biomassa florestaPublication . Marques, António; Ferreira, MafaldaO presente trabalho foi desenvolvido na Escola Superior Agrária de Santarém e teve como objetivo estudar o efeito da aplicação de doses crescentes de um produto compostado à base de lamas de depuração urbanas e biomassa florestal sobre o desenvolvimento e constituição das culturas da alface (Lactuca sativa L.) e do milho (Zea mays L.). Pretendeu-se igualmente avaliar os efeitos do produto nas características de um solo de textura arenosa, pobre em matéria orgânica. O ensaio experimental foi realizado em vasos, considerando-se quatro modalidades que corresponderam a doses de aplicação de 0, 12,5; 25 e 37,5 toneladas de composto por hectare. Analisou-se o efeito na produção de matéria fresca e seca e na nutrição, nomeadamente na quantidade de nutrientes e de metais pesados assimilados pela parte aérea das plantas. Por outro lado, estudou-se os seus efeitos no solo no respeitante ao pH, condutividade elétrica, matéria orgânica, nutrientes e metais pesados. A aplicação deste produto conduziu a aumentos na produção de ambas as culturas. A tendência de aumento foi linear no caso da alface e polinomial no caso do milho. Na alface, a concentração dos macronutrientes na planta aumentou, na generalidade, com as doses crescentes de produto compostado aplicado. No milho, esse aumento não foi tão notório, nomeadamente nas concentrações em azoto e cálcio. A concentração em metais pesados nas plantas, aparentemente, não mostrou qualquer tendência de aumento ou diminuição em função dos tratamentos efetuados. O aumento do pH do solo e o “efeito diluição” parecem poder explicar essa situação. Relativamente ao solo, este produto demonstrou ter influência no aumento do pH e condutividade elétrica, apesar de os valores não atingirem valores críticos. Genericamente, não se observaram aumentos significativos dos teores em metais pesados no solo, ficando os seus níveis bastante abaixo dos valores máximos admissíveis para aplicação de produtos compostados.
- H2Oliva: uso eficiente da água no olivalPublication . Saraiva, Artur; Saraiva, Raquel; Ferreira, Albertina; Paulo, Ana; Grifo, Anabela; Noéme, João; Ferreira, Mafalda; Geraldes Barba, Nuno; Guilherme, Pedro; Guerreiro, Samuel; Garcia, Sónia; Oliveira, MargaridaO uso eficiente da água é hoje uma necessidade por parte dos olivicultores, dados os constrangimentos crescentes verificados na sua disponibilidade atual e futura. O projeto H2Oliva, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, teve como objetivo a promoção e demonstração de práticas eficientes de gestão de água de rega, com o apoio das tecnologias de monitorização atualmente existentes. As sessões foram estruturadas com uma metodologia baseada no princípio do "aprender-fazendo" e procurou que os participantes acompanhassem as diferentes fases de implementação de um roteiro dirigido ao uso eficiente da água, onde puderam experienciar em primeira mão as vantagens, desvantagens, desafios e oportunidades da sua utilização. As sessões, com componente teórica e prática, decorreram nos três produtores parceiros do projeto, nas duas regiões abrangidas (Alentejo e Ribatejo). A utilização de exemplos concretos e o acompanhamento do ciclo cultural permitiu transmitir o conhecimento de base fundamental para um uso eficiente da água.
- Quinta do Juncal: gerir o olival do futuroPublication . Grifo, Anabela; Guerreiro, Samuel; Ferreira, Albertina; Ferreira, Mafalda; Saraiva, Artur; Saraiva, Raquel; Noéme, João; Barba, Nuno; Paulo, Ana; Oliveira, MargaridaA condutividade elétrica aparente do solo (CEa) é uma medida que permite avaliar a variabilidade da parcela agrícola de forma rápida e expedita, tornando possível a identificação de zonas com propriedades semelhantes, a delimitação de unidades de gestão diferenciada e a orientação estratégica na colheita de amostras de solo. O presente trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão das relações entre a CEa e algumas características do solo e teve como principal objetivo perceber se a avaliação da CEa do solo é uma ferramenta importante na gestão da rega de culturas plurianuais. O estudo foi efetuado no âmbito do projeto H2Oliva – Eficiência do uso da água na cultura do olival, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, numa parcela de olival, localizada na Quinta do Juncal, região de Pernes, Santarém. A recolha de dados georreferenciados de CEa foi efetuada por um sensor de indução eletromagnética, sem contacto com o solo, às profundidades de 50 e 100 cm, propriedade da empresa TERRAPRO. As cartas de altimetria e de CEa a 50 e 100 cm foram elaboradas recorrendo ao software ArcGISTM (ESRI, 2019). Os resultados permitiram identificar i) zonas que deverão ser alvo de distinta gestão de rega; ii) zonas com textura arenosa, com valores mais elevados de CEa devido à presença de água em profundidade; iii) zonas de textura mais argilosa com menores valores de CEa devido à diferenciação de camadas em profundidade (abaixo dos 40 cm).
- Resposta da cultura da alface à aplicação de três produtos compostados à base de resíduos da indústria de hortofrutícolasPublication . Macário, Miguel; Ferreira, Mafalda; Oliveira, MargaridaO ecossistema agroalimentar representa um pilar fulcral de desenvolvimento territorial, integrando os princípios da circularidade e sustentabilidade. A Bioeconomia percorre os diversos setores de produção primária que utilizam e produzem recursos biológicos, pelo que a procura por soluções conducentes à minimização do desperdício são fundamentais. Assim, o processo de compostagem apresenta-se como uma solução sustentável de valorização agronómica de resíduos orgânicos da fileira hortofrutícola. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de doses crescentes de três produtos compostados desta fileira (E30: 30% estilha; E50: 50% estilha e P30: 30% palha) na produção de alface. O ensaio foi realizado em vasos, na Escola Superior Agrária de Santarém. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições e cinco tratamentos (0; 50 kgN ha-1 ; 100 kgN ha-1 ; 200 kgN ha-1 e 400 kgN ha 1 ). A produção foi avaliada a partir do peso fresco e seco da parte aérea da planta. Verificaram-se aumentos de produção até à dose de 200 kgN ha-1 nos três produtos aplicados. A dose mais elevada não levou a aumentos de produção. O produto P30 foi o que levou a maior incremento de produção, verificando-se uma variação entre 50,8 g.vaso-1 até 158,2 g.vaso-1 . O menor aumento de produção verificou-se com o produto E50 (de 51 g.vaso-1 até 101 g.vaso-1 ). Concluiu-se que houve um efeito positivo dos diferentes produtos na produção de alface, sem haver aparentes efeitos negativos.
- Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anosPublication . Matos, Margarida; Simões, Celeste; Gaspar, Tânia; Ferreira, Mafalda; Tomé, Gina; Gonçalves, Sónia; Reis, Marta; Camacho, InêsO objectivo do presente artigo é caracterizar bullying/provocação nos jovens Portugueses e os diferentes tipo de vitimas e agressores, assim como comportamentos e as competências associadas. São apresentados os resultados do estudo internacional em colaboração com a OMS, Health Behavior School Aged Children ao longo de três estudos 1998; 2002 e 2006 (Matos et al., 2001, 2003, 2006). É apresentada a comparação da violência e dos padrões de provocação ao longo dos 3 estudos. De seguida são apresentados dois estudos de investigação aprofundados: (1) é analisada associação entre uma série de diferentes tipos de comportamentos de bullying (enquanto provocado e provocador) e algumas variáveis preditoras, variáveis comportamentais. A maior parte das variáveis comportamentais ligadas ao risco está a associada positivamente e significativamente com todos os comportamentos de bullying. (2) é analisado o impacto de determinados factores no envolvimento em situações de bullying desenvolveu-se um modelo explicativo. De acordo com este modelo, os principais contextos de vida (família, amigos, colegas e professores) estão relacionados com o bullying através do seu impacto na satisfação com a escola e nos sintomas físicos e psicológicos. Os resultados do primeiro estudo aprofundado traduzem-se em linhas práticas de intervenção com o problema do bullying, a salientar a importância dos alunos percepcionarem segurança nas escolas, evitar o porte de arma e contribuir para a satisfação dos alunos. Os resultados do segundo estudo aprofundado permitem afirmar que as determinantes do bullying diferem no tipo ou no grau de impacto que apresentam nestes comportamentos. A satisfação com a escola parece ser mais importante para a provocação e para o duplo envolvimento e, por seu turno, os professores e os colegas o factor mais importante para a satisfação com a escola. Os sintomas físicos e psicológicos parecem ser um factor de risco para os 3 perfis, e a família e os colegas aparecem como o factor protector mais importante neste campo. Nas conclusões são discutidas respostas escolares ao bullying/provocação entre pares na escola, apresentado o Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais na prevenção da violência entre jovens, em Portugal e defendida a Prevenção da violência nas escolas portuguesas, numa perspectiva de Educação para a Saúde. - The aim of this paper is characterize bullying in Portuguese Adolescents and the different types of victims and perpetrators, as well as behaviors and skills associated. We present the results of the international collaborative study WHO, Health Behavior in School Aged Children across three studies 1998, 2002 and 2006 (Matos et al., 2001, 2003, 2006). It is presented to compare the patterns of violence and provocation over the 3 studies. Then, two in depth research studies are presented: (1) association is examined from a number of different types of bullying behaviors (as provoked and provocative) and some predictor variables, behavioral variables. Most of the behavioral variables related to risk is associated positively and significantly with all bullying behaviors, (2) impact of certain factors involved in cases of bullying, allowing to develop an explanatory model. According to this model, the main life contexts (family, friends, colleagues and teachers) are related to bullying through their impact on satisfaction with the school and the physical and psychological symptoms. The results of this first study translate into practical guidelines for intervention with the problem of bullying, to emphasize the importance of pupils perceive school safety, prevent the carrying of weapons and contribute to student satisfaction. The results of the second in-depth study have revealed that the determinants of bullying differ in type or degree of impact that have these behaviors. Satisfaction with the school seems to be more important to the provocation and the dual involvement and, in turn, teachers and colleagues the most important factor for satisfaction with school. The physical and psychological symptoms seem to be a risk factor for the 3 profiles, and family and colleagues appear as the most important protective factor in this field. In the conclusions are discussed responses to school bullying among peers at school, presented the Program for Promotion of personal and social skills in preventing violence among young people in Portugal and defended the prevention of school violence Portuguese perspective on Health Education.