Browsing by Author "Carvalho, Olivia"
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- Em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Conhecimento e Cumprimento dos Direitos da Criança numa instituição AngolanaPublication . Carvalho, Olivia; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Domingos, Maria JosefaNesta nossa comunicação apresentamos os dados parciais da investigação global, obtidos através da aplicação do questionário “Ser Criança com Direitos, Conhecimento e Cumprimento” a um grupo de alunos do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA). Verificamos de um modo geral que os alunos do 10.º ano apresentam a percepção de que na escola, os professores dão maior importância às suas opiniões. Relativamente à importância dada às opiniões de cada aluno pelos colegas, observa-se que 57,8% dos alunos do 10.º ano sentem que os seus pares lhes atribuem importância.
- Escola Inclusiva: representações de pais, professores e direçãoPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Silva, Maria Helena; Paulo, Estrela; Pascoinho, JoãoO presente estudo incide na realidade das práticas inclusivas na escola atual, considerando o Decreto-lei Nº 54/2018 de 6 de julho. Será que a prática é coerente com a filosofia pretendida pelo Dec. Lei? Confrontados com estudos que apontam para a existência de evoluções concetuais no âmbito da Escola Inclusiva e visando responder a esta questão, foi aplicado um questionário à direção da escola, a professores de diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino e a pais de um Agrupamento de Escolas.
- Impacto educacional do confinamento por Covid-19Publication . Carvalho, Olivia; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Belo, Sónia; Paulo, EstrelaO objetivo deste estudo é perceber o impacto educacional do Confinamento por Covid19. Trata-se de um estudo de caso em que procuramos conhecer as ideias dos pais e encarregados de educação e a visão da escola sobre este processo, por forma a identificar os aspetos mais relevantes deste confinamento e as consequências que daí advirão em termos educacionais.
- Importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no ensino a distânciaPublication . Carvalho, Olivia; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Gregório, Ana; Paulo, EstrelaA família constitui um importante agente educativo, o primeiro educador da criança, pois é no seio da família que se realizam as primeiras aprendizagens. Em Portugal, o DL nº 54/2018 alterado pela Lei nº116/2019 estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo para responder à diversidade das necessidades, potencialidades e expectativas de todos e de cada um dos alunos, promovendo a participação e o sentido de pertença em reais condições de equidade. O trabalho pretendeu conhecer a importância da colaboração das famílias para a inclusão dos seus educandos no E@D, resultante do encerramento das escolas em março de 2020 como medida de contenção da pandemia COVID19
- Importância da inclusão e da flexibilidade em contexto escolarPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Teixeira, Ana; Paulo, EstrelaO objetivo deste estudo é investigar, conhecer, analisar e compreender a importância da inclusão e da flexibilidade curricular em contexto escolar, tendo por base as dificuldades e os desafios existentes no processo de inclusão e na utilização de estratégias que desenvolvam as necessidades que cada aluno demonstra.
- Inclusão, perspetivas e contextos. O caso do movimento da Escola ModernaPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Carvalho, Olivia; Barbosa, Susana; Martins, Rosa; Pascoinho, JoãoO atual conceito e a legislação sobre a inclusão no sistema educativo português sugerem que todas as crianças e jovens dispõem de medidas de suporte à inclusão. O Movimento da Escola Moderna (MEM) assume-se como um modelo pedagógico democrático, que pressupõe práticas pedagógicas inclusivas. Neste estudo, procurou-se compreender de que modo as educadoras de infância refletem e perspetivam a inclusão e comparar a perspetiva de inclusão de profissionais que exercem atualmente funções na educação pré-escolar, em jardins de infância públicos. Tratou-se de um estudo exploratório com oito participantes, em que metade refere adotar aquele modelo pedagógico.
- La percepción de los niños sobre el conocimiento y el cumplimiento de sus derechos: el papel colaborativoPublication . Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre; Espinho, Helena; Carvalho, OliviaTomando como marco el contexto de mediación para equipos de profesionales del área social, el estudio parte de la premisa de que los Derechos del Niño contenidos en la Convención sobre los Derechos del Niño (CDC) deben ser conocidos por los propios educadores y por los educadores más directos. Nuestro objetivo es presentar datos parciales de un estudio realizado en Portugal sobre la comprensión de los derechos humanos por parte de los jóvenes, en una muestra por conveniencia. Los datos muestran que la mayoría conoce sus derechos y estos generalmente se cumplen, sin embargo es importante continuar el trabajo para proteger a los jóvenes. Se encontró que en relación a la percepción de sus propios derechos, sólo el 46,96% de los participantes afirmó que ya conocía el CDC a través de su escuela. Creemos que el diagnóstico y la intervención social deben ocupar un lugar destacado, por los factores positivos que conlleva.
- Promoção da Inclusão no Instituto de Ciências Religiosas de Angola - ICRA: o papel das liderançasPublication . Carvalho, Olivia; Domingos, Josefa; Pascoinho, João; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreNesta comunicação procuramos apresentar as práticas de liderança do ICRA a partir das representações da classe docente (N=40), mediante a aplicação de um questionário aos professores/ as. Análise de carácter descritivo e inferencial. Os resultados vão no sentido da existência de representações positivas com correlação significativa.
- A representação da escola inclusiva nos media: o caso particular da imprensa escritaPublication . Carvalho, Olivia; Vaz, Aida; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreCom este trabalho pretendeu-se descrever e analisar a representação da escola inclusiva em três jornais portugueses, generalistas, Público, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.
- The rights of the child: knowledge and compliancePublication . Carvalho, Olivia; Borges, Ana; Galinha, Sónia Maria Gomes AlexandreThe Convention on the Rights of the Child - CRC -, adopted by the General Assembly of the United Nations – UN – on November 20, 1989, ratified by Portugal on September 21, 1990 Was a significant milestone in safeguarding and promoting children's rights throughout history. It is therefore essential that all those involved in civil society as a whole, encompassing the political sphere, and particularly entrusted with the direct responsibility of educating children, take every conceivable measures to ensure that these rights are guaranteed.