Browsing by Author "Branco, Neusa Cristina Vicente"
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- A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação.Publication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Ponte, JoãoEsta investigação estuda o desenvolvimento do pensamento algébrico de futuros professores e educadores e a sua aprendizagem sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito de uma experiência de formação com uma abordagem exploratória, com particular enfoque em situações que envolvem modelação matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, usando estudos de caso. Os participantes são formandos de uma turma da unidade curricular Álgebra e Funções da Licenciatura em Educação Básica, lecionada pela primeira autora. Foram selecionados quatro formandos para estudos de caso. Os dados são recolhidos por dois questionários realizados aos 20 formandos da turma antes e depois da realização da experiência de formação. Foram ainda realizadas três entrevistas individuais em diferentes momentos da experiência de formação aos quatro formandos, tendo por base tarefas matemáticas que abordam diferentes tópicos da Álgebra. São ainda fontes de dados a observação participante e os documentos produzidos pelos formandos. Este artigo apresenta dados relativos ao trabalho desenvolvido pela turma e, de um modo particular, por Alice no âmbito do trabalho da modelação matemática. Os resultados referem-se ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos formandos e à sua compreensão do ensino e da aprendizagem da Álgebra nos primeiros anos, no âmbito da experiência de formação, quando analisam produções de alunos do 6.º ano e refletem sobre a abordagem de ensino seguida pela professora para desenvolver nos seus alunos a capacidade de resolver situações de modelação. Os formandos identificam aspetos fundamentais que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. - Abstract: This research project analyzes the development of algebraic thinking of future teachers and educators and their learning about the teaching and learning of algebra in the early years, in the scope of a training experiment within an exploratory approach, with particular emphasis on situations involving mathematical modeling. The study follows a qualitative approach, using case studies. The participants are students from a class of Algebra and Functions course of a teacher education program, taught by the first author. Four prospective teachers are selected for case studies. Data are collected by two questionnaires applied to the 20 students of the class before and after the training experiment. Three individual interviews were also conducted at different moments of the training experiment with four students, based on mathematical tasks dealing with different topics of algebra. Data sources are also provided by participant observation and by documents produced by the future teachers. This article presents data on work done by the class and, in particular, by Alice, in the scope of the work with mathematical modeling. The results relate to the development of algebraic thinking of the future teachers and their understanding of the teaching and learning of algebra in the early years, in the scope of the training experiment, when analyzing the productions of students from the 6th grade and reflecting on the approach followed by the teacher to develop their students’ ability to resolve situations of modeling. Future teachers identify key issues that aim at the development of students’ algebraic thinking. Keywords: Future teachers’ education program; Elementary school; Teaching experiment; Teaching and learning of algebra. Resumen: Esta investigación estudia el desarrollo del pensamiento algebraico de los futuros maestros y educadores y su aprendizaje sobre el proceso enseñanza/ aprendizaje del álgebra en los primeros años, como parte de una experiencia de formación con un enfoque exploratorio, con énfasis particular en situaciones que implican modelación matemática. El estudio sigue una metodología cualitativa, utilizando estudios de caso. Los participantes son estudiantes de una clase de la asignatura de Álgebra y Funciones de la Licenciatura de Educación Primaria, impartida por la primera autora. Se seleccionan cuatro estudiantes para los estudios de caso. Los datos se recogen mediante dos encuestas realizadas a los 20 estudiantes de la clase antes y después de la realización de la experiencia de formación. Se realizaron también tres entrevistas individuales, en diferentes momentos de la experiencia de formación, a los cuatro futuros maestros, basadas en tareas matemáticas que plantean diferentes temas de álgebra. Fuentes de estudiantes. Este artículo presenta los datos sobre la labor realizada por la clase y, en particular, por Alice en el ámbito del trabajo de la modelación matemática. Los resultados conciernen al desarrollo del pensamiento algebraico de los estudiantes y su comprensión de la enseñanza y del aprendizaje del álgebra en los primeros años, en el marco de la experiencia de formación, al examinar las producciones de los alumnos de 6 º grado y reflexionar sobre el enfoque seguido por la profesora para desarrollar en sus alumnos la capacidad de resolver situaciones de modelación. Los estudiantes identifican los aspectos esenciales que tienen por objetivo el desarrollo del pensamiento algebraico de los alumnos. Palabras-clave: Formación inicial del profesorado; Enseñanza primaria; Experiencia de formación; Enseñanza/aprendizaje del álgebra.
- Álgebra no ensino básicoPublication . Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa Cristina Vicente; Matos, AnaO presente livro constitui um material de apoio ao trabalho dos professores do ensino básico no âmbito da Álgebra, abordando os temas Álgebra e pensamento algébrico, orientações curriculares para o ensino da álgebra, relações, sequências e regularidades, símbolos e expressões algébricas, equações do 1.º grau, funções, sistemas de equações, equações do 2.º grau e inequações.
- A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébricoPublication . Correia, Filipa; Branco, Neusa Cristina VicenteO presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
- Avaliação na prática de ensino supervisionada em matemática e ciências naturais do 2.º CEB: contributos da observação de aulas.Publication . Cavadas, Bento; Branco, Neusa Cristina Vicente
- Cenário de aprendizagem: STEAM outdoor │ ChãosPublication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Cavadas, Bento; Catela, David; Linhares, ElisabeteO ambiente outdoor é um contexto de aprendizagem com diversos benefícios para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos jovens. A educação STEAM associada ao ambiente outdoor pode contribuir para solucionar problemas relativos a situações reais mobilizando as ciências, a tecnologia, a matemática, as artes/humanidades e o processo de engenharia de um modo inovador. Uma abordagem com estas características possibilita o aprofundamento das aprendizagens de forma interdisciplinar. Este poster apresenta um cenário de aprendizagem interdisciplinar que conjuga um ambiente outdoor, em Chãos, Alcobertas, situada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e um Ambiente Educativo Inovador, o CreativeLab_Sci&Math1, da Escola Superior de Educação de Santarém. O cenário inclui tarefas diversificadas que integram saberes de áreas STEAM, para o desenvolvimento de aprendizagens diversificadas e competências de sustentabilidade a partir de um contexto outdoor. O cenário foi concebido para a unidade curricular “Educação STEAM Outdoor” da Pós-Graduação em Educação STEAM e estrutura-se em três momentos principais: antes, durante e após a saída de campo. O momento prévio à saída de campo decorre online, numa sessão síncrona (Ambiente Apresentar) para contextualização da temática e preparação da saída. A saída de campo desenvolve-se em Chãos (Ambiente Outdoor), incluindo um percurso a pé de orientação e diferentes paragens e tarefas em sítios de importância natural, cultural e histórica. O momento posterior à saída de campo decorre no CreativeLab_Sci&Math1 (Ambiente Investigar), com a criação de uma turbina. Através da vivência do cenário, pretende-se que os formandos tenham oportunidade de explorar e discutir a abordagem da educação STEAM outdoor e o seu contributo para o desenvolvimento de competências de sustentabilidade da GreenComp Framework: Promover a natureza, Pensamento exploratório e Iniciativa individual.
- Conhecimento didático em Matemática na componente de investigação de relatórios de estágioPublication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Colaço, SusanaA formação inicial de educadores e professores em matemática deve promover o desenvolvimento da capacidade destes futuros profissionais de integrarem o conhecimento dos conteúdos e processos matemáticos e o conhecimento dos alunos a ensinar, de acordo com a sua escolaridade e as orientações curriculares. É importante que proporcione oportunidade de desenvolverem o seu conhecimento didático em matemática, nomeadamente, sobre as tarefas a propor, o trabalho de sala de aula e os processos de aprendizagem dos alunos. Em Portugal, a formação de educadores e professores dos primeiros anos integra diversas componentes, sendo necessária a realização de um relatório referente à prática de ensino supervisionada. Na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém este relatório contempla uma componente de investigação. Neste trabalho analisamos o papel da investigação conduzida pelos futuros professores na área da matemática no seu desenvolvimento profissional, tendo como objetivo identificar aspetos do conhecimento didático que se evidenciam nesses relatórios de estágio. No presente trabalho, de natureza qualitativa, focamos a componente investigativa dos relatórios dos futuros educadores e professores, cuja problemática incide no ensino-aprendizagem da matemática. Os dados são recolhidos por análise documental dos relatórios de estágio realizados nos cursos que habilitam para a docência da Educação de Infância ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, dos anos letivos 2010-2011 a 2014-2015. É realizada uma análise de conteúdo de modo a identificar os tópicos do ensino-aprendizagem da matemática que são tratados e o contributo para o desenvolvimento do conhecimento dos futuros educadores e professores decorrente do processo investigativo e do produto alcançado. O estudo evidência que a componente investigativa realizada pelos futuros educadores e professores neste contexto, centrada no ensino-aprendizagem da matemática, constitui um momento de aprendizagem importante permitindo desenvolver competências de pesquisa e aprofundar o seu conhecimento profissional. Esse conhecimento desenvolve-se em torno do enquadramento teórico e do trabalho de campo, que pode estar relacionado com a ação dos futuros professores durante o estágio ou com o aprofundamento do conhecimento sobre uma dada situação, com vista à identificação de estratégias de ação futuras.
- Construção e dinamização de uma ação de formação contínua: aspetos essenciaisPublication . Colaço, Susana; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Mestrinho, Nelson; Martins, Maria ClaraEsta comunicação foca-se numa ação de formação de formadores para o ensino da Matemática, que procurou reforçar a ligação entre a ESE de Santarém e os professores dos 1.º e 2.º CEB, indo ao encon tro das necessidades de formação identificadas. Surgiu no âmbito de uma colaboração com a ESE de Lisboa, que desenvolveu um curso de formação de formadores de Matemática, destinada a professores dos 1.º e 2.º CEB, visando o desenvolvimento profissional dos participantes enquanto professores e promotores de práticas de formação, colaborativas e reflexivas. Esta comunicação analisa a construção de ações de formação de curta duração, dinamizadas pelos formandos nos seus agrupamentos, que fo ram preparadas durante duas sessões deste curso, procurando evidenciar os aspetos que os formandos destacam como centrais na sua elaboração. O estudo segue uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Os participantes são os 20 professores que frequentaram a ação. Foi pre enchido previamente um questionário relativo às expetativas que tinham sobre a ação de formação e foram constituídos 5 grupos para preparação e dinamização da formação nos respetivos agrupamentos. Nas sessões de preparação da ação os professores trabalharam de modo colaborativo e apresentaram na última sessão as experiências de formação dinamizadas nos respetivos agrupamentos. Nesta comu nicação analisamos as expetativas manifestadas no questionário e os aspetos centrais da preparação da formação evidenciados pelos participantes. As expetativas relativamente à formação a desenvolver são, na globalidade, positivas. Os formandos reconhecem, como essencial, o contributo de cada um para a preparação da ação devido à diversidade de conhecimentos e experiências. Tais contributos favorecem a elaboração de um plano de formação, nomeadamente, no que respeita aos conteúdos a abordar, aos materiais a construir e à utilização de recursos. No entanto, as suas expetativas dividem se relativamente à implementação da formação. Há formandos que referem ter expetativas reduzidas, por considerarem que o período em que a ação ocorre não é oportuno ou por considerarem que os seus pares não os reconhecem como formadores. Há, no entanto, outros formandos que apresentam elevadas expetativas relativamente à recetividade pelos pares, à discussão e reflexão sobre as práticas profissionais e à sua melhoria. O trabalho colaborativo de preparação revela-se uma mais valia, dentro do mesmo ciclo de ensino e entre ciclos.
- Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática : materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Renata; Espadeiro, Rui Gonçalo; Branco, Neusa Cristina VicenteA publicação Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico decorre do trabalho realizado na formação contínua de professores do 1.º ciclo do ensino básico pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, no âmbito do Projeto-Piloto MatemaTIC. Esta publicação, de acesso livre, discute as principais ideias relativas às práticas de pensamento computacional que orientaram a capacitação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e apresenta a organização dessa formação. Os materiais de formação que constam desta publicação são constituídos pelo enunciado da tarefa a propor aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e um guião de exploração de apoio ao trabalho do professor.
- CreativeLab_Sci&Math: open educational resources in teacher educationPublication . Linhares, Elisabete; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Cavadas, Bento; Martins, Maria Clara; Correia, MarisaTo face the important challenges of today’s demanding and competitive digital society, multidisciplinary knowledge, new skills and competences are needed. These challenges necessarily imply the change of teaching practices and a strong commitment and support of teacher education throughout the innovation process. The CreativeLab_Sci&Math project was developed by teacher educators of the Department of Mathematic and Natural Sciences of the School of Education/Polytechnic Institute of Santarém and consists of involving future teachers in an innovative learning environment with a focus on integration of mathematics and science. In this project, inquiry and project-based learning interdisciplinary activities are carried out using digital technologies, which includes programming and robotics activities. The main goals of this project are to prepare teachers and future teachers to support innovation initiatives in schools, concerning mathematics and science. One way to achieve these goals involves producing Open Educational Resources and making them available on several online platforms, such as Casa das Ciências® and ERTE (Portuguese Ministry of Education). The produced resources have received national awards and resulted from the work developed by these educators in coteaching, their participation in European projects and their experience in mobility programs.
- Educação e desenvolvimento: do compromisso local à cidadania globalPublication . Branco, Neusa Cristina Vicente; Uva, Marta; Colaço, SusanaA Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém) tem vindo a desenvolver todo um trabalho com vista à promoção da igualdade de género na educação de infância e na escola. Têm sido desenvolvidas várias ações ao nível da investigação, formação e construção de materiais, perspetivando as questões de género e a educação para a cidadania nas práticas educativas e na formação docente. Mais recentemente, foi identificada a necessidade de alargar o trabalho desen volvido, considerando toda a comunidade educativa – desde os estudantes aos parceiros locais, pelo que foi constituído um grupo de trabalho para refletir e planear ações promotoras de processos da educação para o desenvolvimento, em conformidade com a sua missão e com a importância da conso lidação do compromisso das instituições educativas na concretização de respostas às desigualdades e injustiças sociais a nível local e global. Neste contexto, foi organizado um primeiro Encontro: Educa ção e Desenvolvimento com as seguintes finalidades: (i) Estabelecer um compromisso local no âmbito da educação para o desenvolvimento (com instituições locais e parceiras na missão socioeducativa da ESE-IPSantarém); (ii) Debater conceitos e práticas de educação para o desenvolvimento e para a cidadania; (iii) Divulgar projetos de educação para o desenvolvimento; (iv) Planear novas ações numa dinâmica «local-global-local». O objetivo desta comunicação é apresentar este processo de parceria, nomeadamente as perspetivas de futuro que se vão delineando com a criação de uma rede local, onde se aproximam as instituições do ensino superior, os agrupamentos escolares e várias organizações da so ciedade civil locais, mediante a participação em projetos de investigação e formação. Com a integração deste grupo na 2.ª edição do projeto Sinergias ED no início de 2017, está a ser planeado um conjunto de ações com os membros da Rede de onde se destacam a realização de oficinas para a testagem do referencial criado na 1.ª edição deste projeto. Paralelamente, planeamos atividades conjuntas entre os parceiros, aproximando metodologias da educação formal e não formal no processo de educação para o desenvolvimento. Do trabalho realizado evidencia-se a possibilidade da concretização de projetos diversificados e o impacto que estes terão na melhoria de práticas na formaç
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