Browsing by Author "Barbosa, Tiago"
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- Modificações no perfil bioenergético e biomecânico de nadadores entre dois períodos “pré-taper”Publication . Costa, Mário; Bragada, José; Mejias, Erik; Marinho, Daniel; Louro, Hugo; Silva, António; Barbosa, TiagoO presente estudo procurou analisar as alterações ao nível do perfil bioenergético e biomecânico de nadadores de elite entre dois períodos “pré-taper”. Foram analisados 7 nadadores portugueses masculinos de elevado nível competitivo. Os parâmetros bioenergéticos e biomecânicos foram obtidos em dois momentos “pré-taper” (T1 e T2) antecedentes a competições importantes (Novembro e Março da época desportiva de 2009-2010). Foram analisadas as seguintes variáveis: (i) velocidade do equilíbrio máximo de lactato estimada às 4 mmol (V4), como indicador bioenergético; (ii) distância de ciclo à V4 (DC@V4), frequência gestual à V4 (FG@V4), índice de nado à V4 (IN@V4) e eficiência propulsiva à V4 (ηp@V4), como indicadores biomecânicos. A comparação entre os dois momentos de avaliação foi efectuada com recurso à estatística não paramétrica Teste de Wilcoxon. Verificámos aumentos com significado estatístico na V4 e na FG@V4 de T1 para T2. A DC@V4, o IN@V4 e a ηp@V4 apresentaram-se estáveis, sem variações significativas. Do ponto de vista da análise individual, 4 dos 7 nadadores aumentaram o seu IN@V4. Em síntese, existe uma tendência para o aumento da V4 ao longo da época desportiva. As alterações na V4 em nadadores de elite parecem ser decorrentes de modificações nos parâmetros biomecânicos, mais precisamente no aumento da FG@V4.
- Neuromuscular and motor patterns in breaststroke techniquePublication . Conceição, Ana; Silva, António; Barbosa, Tiago; Campaniço, Jorge; Louro, HugoAbstract – Te aim of this study was to analyze the inter-temporal neuromuscular and motor patterns in breaststroke technique. Five national level male swimmers performed 200 m breaststroke at maximal effort. Electromyography data onbiceps brachii, deltoid anterior, pectoralis major and triceps brachiiwere analysed. Te relative duration of active and non-active phase and the average rectifed value for the neuromuscular patterns were recorded. Te swim bouts were videotaped in sagittal plane with a pair of cameras and the Teme software 5.0 was used toanalyse the detected patterns in each swimmer. Te neuromuscular pattern revealed that by the average rectifed value the biceps brachiiand triceps brachiiwere increased at the end of the test for swimmers 1 and 5, while biceps brachii, deltoid anteriorand pectoralis majorwere increased for swimmers 2 and 4. Different motor patterns between cycles, and between swimmers were observed.We found similarities between the swimmers, adjusting their style to the technical model. Te absence of a neuromuscular pattern for all swimmers could be related to different technical models used by each swimmer, as presented in the motor patterns. Tese fndings suggested that each swimmers adapted their own motor and neuromuscular pattern in a unique and distinct way
- Neuromuscular Fatigue during 200 M BreaststrokePublication . Conceição, Ana; Silva, António; Barbosa, Tiago; Karsai, Istvan; Louro, HugoThe aims of this study were: i) to analyze activation patterns of four upper limb muscles (duration of the active and non-active phase) in each lap of 200m breaststroke, ii) quantify neuromuscular fatigue, with kinematics and physiologic assessment. Surface electromyogram was collected for the biceps brachii, deltoid anterior, pectoralis major and triceps brachii of nine male swimmers performing a maximal 200m breaststroke trial. Swimming speed, SL, SR, SI decreased from the 1st to the 3rd lap. SR increased on the 4th lap (35.91 ± 2.99 stroke·min-1). Peak blood lactate was 13.02 ± 1.72 mmol·l-1 three minutes after the maximal trial. The EMG average rectified value (ARV) increased at the end of the race for all selected muscles, but the deltoid anterior and pectoralis major in the 1st lap and for biceps brachii, deltoid anterior and triceps brachii in the 4th lap. The mean frequency of the power spectral density (MNF) decreased at the 4th lap for all muscles. These findings suggest the occurrence of fatigue at the beginning of the 2nd lap in the 200m breaststroke trial, characterized by changes in kinematic parameters and selective changes in upper limb muscle action. There was a trend towards a non-linear fatigue state.
- Novas tendências para o ensino da técnica de crol. Proposta metodológicaPublication . Conceição, Ana; Garrido, Nuno; Barbosa, Tiago; Matos, Telmo; Louro, Hugo; Marinho, Daniel; Costa, Aldo; Silva, AntónioA técnica deve ser considerada como um acto motor no qual o objectivo é a produção de um determinado padrão de movimento, resultante de um processo de aprendizagem (1). Existem, como consequência, duas questões prévias que devem ser formuladas, antes da apresentação de qualquer programa de ensino/treino técnico: (i) qual o modelo técnico que se quer ver inscrito num determinado programa motor; (ii) qual a forma mais adequada de entender o processo de aprendizagem motora e desportiva, de forma a poderem ser inferidas as necessárias reflexões para a metodologia de ensino a aplicar. Com este artigo, procuramos: (i) enquadrar duma forma conceptual, quer o modelo biomecânico geral condicionante da velocidade de nado; quer o complexo sistema de investigação biomecânica nas técnicas alternadas sob a forma de princípios biomecânicos que deverão nortear a intervenção pedagógica ao nível do processo de ensino; (iii) operacionalizar estes princípios ao nível do processo de aprendizagem inicial e treino técnico da técnica de Crol.
- Prevenção de úlceras de pressão em utentes de equipas de cuidados continuados integradosPublication . Barbosa, TiagoAs UP são consideradas um problema de saúde pública em Portugal e traduzem-se num indicador de qualidade dos cuidados de saúde prestados. Estima-se que 95% das UP são evitáveis; Consultados os indicadores da equipa do Cartaxo, identifica-se necessidade de intervenção nesta área. Neste sentido, desenvolveu-se uma Scoping Review, com a questão: Quais as estratégias de intervenção de enfermagem para prevenção de Úlceras de pressão nos Utentes da ECCI? Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde, foi desenvolvido o projeto, traduzindo-se na intervenção comunitária aplicando competências específicas do EEECSP. Teve como objetivo geral “Prevenir a Incidência de UP nos Utentes da ECCI do Cartaxo”. Após a implementação deste projeto, verifica-se que os indicadores de processo foram atingidos e ultrapassados. Os indicadores de resultado tiveram, embora com uma evolução bastante positiva, necessitam de mais tempo de intervenção para atingir o objetivo. PUs are considered a public health problem in Portugal and are an indicator of the quality of healthcare provided. Is estimated that 95% of PU are preventable; therefore, priority intervention in several dimensions is necessary. After consulting Cartaxo team indicators, there is a need for intervention in this area. In this sense, a Scoping Review was developed, with the question: What are the nursing intervention strategies to prevent PU in ECCI users? Based on the Health Planning methodology, translating into the community intervention applying the specific skills of the EEECSP, whose general objective was “Preventing the Incidence of Pressure Ulcers in ECCI do Cartaxo Users”. After the implementation of this project, it appears that the process indicators have been reached and exceeded. The result indicators had a very positive evolution, but they need more time to achieve the goals.
- As técnicas alternadas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensinoPublication . Conceição, Ana; Garrido, Nuno; Marinho, Daniel; Costa, Aldo; Barbosa, Tiago; Reis, Vitor; Ferraz, Cristina; Silva, António; Louro, Hugoensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa referir, que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuromotora. Esta envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente e, por isso, também de competência motora crescente. Neste contexto, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem. Para que se verifique uma aprendizagem eficaz, é fundamental que no ensino de qualquer técnica de nado se estabeleça um programa de trabalho sequencialmente correcto, partindo dos elementos constituintes da técnica, e ir realizando pequenos acréscimos até se chegar à técnica global. Qualquer programa de ensino pretende estimular o desenvolvimento e aprendizagem das capacidades motoras do aluno. Para que se possa repercutir em efeitos positivos, o ensino da natação deve basear-se na sequencialização e hierarquização dos conteúdos a serem transmitidos; na quantidade de informação a transmitir; na qualidade da execução que se pretende atingir; e no envolvimento do professor/treinador no seio de todo o processo (Sarmento, 1994).
- As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensinoPublication . Louro, Hugo; Garrido, Nuno; Ferraz, Cristina; Marinho, Daniel; Conceição, Ana; Tolentino, Jaime; Barbosa, Tiago; Silva, AntónioO ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem.