Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia by advisor "Pacheco, Nuno"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Design de interfaces dinâmicos em sistemas de gestão de conteúdosPublication . Pinto, Ricardo Jorge Martins; Pacheco, NunoEste relatório está inserido no âmbito da unidade curricular de Seminário do 2º ano do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia (MECM) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPS). O principal objetivo deste projeto é o de elaborar um estudo da integração do Design de Interfaces Dinâmicos em Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS) através da análise das várias fases de implementação do trabalho prático, um website em WordPress, disponível para consulta em www.mecm.eraizes.com. Em particular conceber functions em PHP com a API do Wordpress na sua estrutura de templating e implementar os elementos CSS Media Queries para a conceção de um Design dinâmico, adaptável ao desktop e a dispositivos móveis como Smartphones e Tablets-PC. O principal desafio deste relatório será o de convencer o leitor da necessidade da implementação dos objetivos propostos num CMS e das ramificações do estudo do caso na otimização de layouts no design de interface do utilizador em diferentes tipos de dispositivos. Esperamos que este documento seja um contributo para a comunidade académica no geral em futuros desenvolvimentos Web do ponto de vista do design da experiência do utilizador.
- Um LMS ao serviço da educação: o caso da Escola Secundária de Sá da BandeiraPublication . Pereira, Gonçalo Cortez Simões Tavares; Pacheco, NunoA plataforma Moodle da Escola Secundária com 3º Ciclo de Sá da Bandeira veio permitir, tanto a professores como alunos, um espaço de disponibilização de conteúdos, tornando-se imprescindível aos utilizadores, uma vez que se habituem a usar esta plataforma. Este é um espaço colaborativo online privilegiado, seja como auxiliar das aulas, seja como espaço de partilha de conhecimentos e saberes. O Moodle permite, por um lado, que os professores disponibilizem conteúdos, realizem testes, recebam trabalhos, etc. e, por outro lado torna o acesso a estas informações mais fácil e rápido aos alunos, visto que, em qualquer lugar e a qualquer hora, têm acesso às mesmas, sendo também um meio privilegiado para comunicarem com os professores e colegas. Face ao exposto, o Moodle é um espaço colaborativo online por excelência, que as escolas não devem descurar e no qual devem, cada vez mais, apostar, como forma de melhorarem a sua prática letiva.
- POIPeniche - Base de dados Georreferenciada do Comércio Tradicional de PenichePublication . Sampaio, Pedro José Valinha; Pacheco, NunoPretendemos fazer um levantamento das coordenadas geográficas e criar uma base de dados de pontos de interesse dos lojistas do comércio tradicional do concelho de Peniche, com o objetivo de dinamizar e revitalizar o comércio local. Este projeto surge para promover e aproximar, através da utilização das tecnologias, o turista ao pequeno comércio tradicional dinamizando o comércio como entidade empreendedora que contribui para o desenvolvimento socioeconómico da região Peniche. A ideia é criar uma base de dados de POI’s – points of interests, pontos de interesse – com as referências dos comerciantes, as respetivas coordenadas de GPS e disponibilizá-la num espaço Web em forma de ficheiro standard CSV – comma-separated values, valores separados por vírgula – para importação e uso nos diversos dispositivos de GPS existentes no mercado, e também, para poder ser consultada numa estrutura de diretórios, através de seleção ou pesquisa, para visualização automática da sua informação e localização no Google Maps.
- Re (construção) de diplomas de competências em TIC: um desafio para a inclusão e literacias digitaisPublication . Matos, Marília Santos Serôdio Serrano de; Pacheco, NunoO presente trabalho tem como objetivo principal (re)construir e apresentar propostas para as competências TIC que devem ser apresentadas num diploma de competências básicas, intermédias e avançadas. A partir dos objetivos enunciados no trabalho desenvolvido, que se adaptam e interligam com os do protocolo Instituto Politécnico de Santarém - FCT, e os da Agenda Digital Nacional, surgiu a necessidade de reformular o Diploma de Competências Básicas, assim como a introdução de outros níveis de certificação pública nas TIC. Depois de um estudo teórico da situação em Portugal e na Europa foi feito um inquérito em colaboração com outro mestrando do mesmo curso e também com a colaboração de docentes da ESES. Este inquérito foi implementado com o objetivo de identificar claramente quais as necessidades reais de formação das várias regiões do nosso país. Através de uma metodologia de investigação ação pretendeu-se contribuir para a inclusão digital na sociedade portuguesa, dos 33% maiores de 55 anos, que em Portugal não utilizam tecnologias de informação. Os resultados obtidos, cruzados com as orientações da European e-Skills Association (EeSA) serviram para a proposta de criação dos Diplomas de Competências Intermédias e Avançadas como instrumento para a diminuição da infoexclusão.
- SOS AmbientePublication . Atalaia, Luis António Ferreira da Costa; Pacheco, NunoO presente Relatório de Estágio refere-se às actividades programadas e realizadas durante o ano lectivo de 2009 – 2010 no âmbito Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém. O Relatório de Estágio reporta-se a um Projecto de Intervenção, que apelidámos de SOS Ambiente, na Escola Secundária da Marquesa, através do qual procurámos aprofundar e aplicar os conhecimentos adquiridos no MECM. Para o desenvolvimento deste Projecto de intervenção contámos com o apoio dos alunos, que se envolveram nas várias actividades propostas, com o apoio de muitos colegas da mesma Escola, que articularam o desenvolvimento das suas actividades curriculares com a importância de actividades e comunicações multimodais de articulação a nível de Escola, com o apoio da Direcção da Escola, que nos deu as devidas autorizações e, finalmente, com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim, que, mais uma vez, foi inexcedível.
- As tecnologias da informação e da comunicação como facilitadoras da aprendizagem no 1º CEB : estudo de caso utilizando a plataforma Moodle na aprendizagem da matemáticaPublication . Samartinho, Ana Catarina Oliveira Galrinho Fernandes; Pacheco, Nuno; Barbas, MariaEste relatório apresenta o estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia. Teve como objectivo verificar e perceber de que forma a plataforma Moodle pode ser um meio para a aprendizagem colaborativa e ao mesmo tempo um complemento aos modelos de aprendizagem da Matemática no 1º CEB, em particular na Escola EB1 de Asseiceira do Agrupamento de Marinhas do Sal. A execução do estudo foi validada após apresentação da planificação das actividades a serem desenvolvidas e que foi cumprida ao longo do ano lectivo (anexo 3). Assim propusemo-nos avaliar a usabilidade e entender as potencialidades educativas da plataforma Moodle, tentar compreender a motivação dos alunos para um modelo de aprendizagem colaborativa a partir desta plataforma e, ainda, efectuar uma análise comparativa entre o trabalho das aulas tradicionais e as aulas recorrendo à plataforma Moodle procurando enquadrar os resultados num modelo de tratamento estatístico que nos ajude a extrair resultados que permitam interpretações ao estudo efectuado no âmbito da Investigação-Acção (action research) realizada. Antes de entrar no primeiro capítulo iremos apresentar a justificação do estudo de forma a melhor compreendermos as actuais tendências e potencialidades de exploração das plataformas de e-Learning em modelos de ensino-aprendizagem colaborativa. A partir deste enquadramento abordaremos os objectivos a que nos propomos e a forma como este relatório é apresentado.
- As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores de Educação Moral Religiosa CatólicaPublication . Picão, Fernanda Maria Severo; Pacheco, Nuno; Barbas, MariaCom este estudo pretende-se contribuir para a formação dos professores de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) na área das TIC. Este estudo incidiu sobre o grupo de professores de EMRC da Diocese de Santarém. O professor tem de enfrentar o desafio constante de se adaptar às novas necessidades da sociedade e, forçosamente, acompanhar o aperfeiçoamento das tecnologias da informação e comunicação, sob o risco, se o não fizer, de ser tornar pouco atractivo e desactualizado, não formando adequadamente cidadãos aptos a enfrentar os novos desafios da sociedade do conhecimento. Segundo Pierre Lévy “Importa acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que está verdadeiramente questionando as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, nomeadamente, os papéis de professor e aluno”. Urge eleger uma nova forma de nos relacionarmos com o conhecimento, elegendo estratégias inovadoras de aprendizagem. O professor já não é mais um mero transmissor de conhecimento mas um assistente da construção do conhecimento. E facilitador da aprendizagem. Através da realização deste estudo procurámos responder às questões: Como sensibilizar os professores de Educação Moral religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Santarém, para a utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem? Os materiais de apoio à disciplina de EMRC divulgados pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) são suficientes e satisfatórios?
- As TIC na escola: influência educativa e lúdicaPublication . Sampaio, Fabiana Rita Conceição; Pacheco, Nuno; Barbas, Maria PotesNo âmbito do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia, lecionado na Escola Superior de Educação de Santarém, é desenvolvido o Projeto “As TIC na Escola: Influência educativa e lúdica”. Este tem como objetivo demonstrar a importância e utilidade que as Tecnologias de Informação e Comunicação, (TIC), assumem cada vez mais no meio escolar, principalmente, no 1ºCiclo. Aspeto que é apresentado através do produto que divulga o objetivo principal do projeto desenvolvido, o qual consiste na aplicação de um jogo, simultaneamente, educativo e lúdico, intitulado de “Aprender com a Música”, numa das disciplinas que constituem as atividades extra – curriculares, a Expressão Musical, ligando a música às Tecnologias de Informação e Comunicação. Ligação através da qual se demonstra um novo conceito que as TIC podem assumir, pois atualmente estas são usadas apenas nas aulas que lhes são destinadas e o modo como estas poderão contribuir para autonomia de cada aluno e a sua segurança a nível informático e educativo.