Mestrado em Atividade Física e Saúde
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Browsing Mestrado em Atividade Física e Saúde by advisor "Mercê, Cristiana"
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- Dinâmica do momento angular: parâmetro de controlo na exploração de padrões motores na bicicleta de equilíbrio em criançasPublication . Bernardino, Mafalda Filipa dos Santos; Mercê, Cristiana; Branco, MarcoA bicicleta reflete a cultura humana e a sua utilização exige equilíbrio e manutenção da estabilidade. A criança e a bicicleta formam um sistema único, o qual procura manter a sua estabilidade através da rotação das rodas que atuam como giroscópios, em constante interação com os constrangimentos da tarefa, organismo e envolvimento. A massa distribuída em cada roda não é igual, assim, o primeiro estudo desta dissertação analisou a proporção de massa entre as rodas dianteira e traseira do sistema criança-bicicleta. A amostra incluiu 18 crianças com uma média de 4,89±0,35 anos, para as quais o centro de gravidade (CG) foi calculado através do método de coordenadas, e o CG da bicicleta através do método de equilíbrio. A roda traseira apresentou uma proporção de 78,8% da massa total e a dianteira 21,3%. Considerando que a aprendizagem de andar de bicicleta resulta da interação dinâmica entre os vários constrangimentos como a massa da criança (organismo), massa e raio da roda da bicicleta (tarefa), a distribuição de massa das rodas no sistema criança-bicicleta deve ser considerada para análises posteriores da estabilidade. Neste sentido, e considerando igualmente que esta aprendizagem pode ser facilitada através de mudanças nos parâmetros de controlo, o segundo estudo investigou se o momento angular (MA) da bicicleta é um parâmetro de controlo para os padrões de ciclar na bicicleta de equilíbrio (BE). Este estudo incluiu recolhas transversais durante a aplicação de um programa de aprendizagem de ciclar. Participaram 25 crianças com uma média de 5,16±0,89 anos, as quais foram convidadas a usar livremente a BE, antes e depois da intervenção de 6 sessões com a BE. Os dados foram recolhidos através de vídeo e posteriormente categorizados para permitir a identificação dos padrões de ciclar. Adicionalmente, foram recolhidos dados de velocidade angular através de um sensor inercial fixado na roda da bicicleta, permitindo o cálculo posterior do MA. Os resultados evidenciaram que, à medida que o MA aumenta, as crianças tendem a transitar entre os padrões de ciclar. Com MA mais baixo, o padrão preferido consistiu em caminhar. A partir de 0,53 kg·m²/s, a maioria das crianças transitou para correr. E, a partir de 1,1162 kg·m²/s, a maioria das crianças transitou novamente para o padrão de planar. Com base nestes resultados, propomos que o MA é um parâmetro de controlo para a BE, sendo a velocidade linear uma expressão dele. Em conclusão, as características específicas da bicicleta e da criança influenciam o momento angular e, consequentemente, a transição entre os padrões. Todos estes aspetos devem ser considerados na promoção da aprendizagem de ciclar.
- O efeito da organização espacial na prática de Hip Hop na sincronização entre crianças do pré-escolarPublication . Rocha, Neuza Saramago; Mercê, Cristiana; Catela, DavidA dança em grupo faz parte do comportamento e história humana. Dançar proporciona uma ligação espácio-temporal entre dançarinos denominada de sincronização. Esta sincronização é afetada por fatores e.g., visuais, auditivos e táteis. A literatura existente tem-se concentrado na ação desses fatores, verificando-se uma lacuna de investigação relativamente ao efeito da orientação espacial na sincronização em atividades de grupo como a dança e, especialmente, em crianças. A presente dissertação objetiva: i) desenvolver o programa de hip hop intitulado “Crianças +” direcionado a crianças em idade pré-escolar; ii) comparar a sincronia de grupo em crianças em idade pré-escolar durante a realização de uma coreografia de hip hop, entre duas organizações espaciais distintas, i.e., em xadrez e em círculo; iii) comparar a sincronia de grupo entre as diferentes organizações espaciais, antes e após a implementação do programa Crescer+. O programa de intervenção foi desenvolvido com base na checklist Consensus on Exercise Reporting Template (CERT) (Slade et al., 2016). Após o seu desenvolvimento o programa foi aplicado a 37 participantes com idades compreendidas entre 3 e 4 anos (4,29±0,57), dividas em dois grupos de intervenção (19 em xadrez e 18 em círculo). O estudo foi composto por três períodos de quatro semanas cada, sendo eles: um primeiro período de intervenção, um período de controlo sem intervenção e, por fim, um segundo período de intervenção no qual a organização dos grupos foi invertida. Foram realizados quatro momentos de avaliação: i) pré-teste, antes da primeira intervenção; pós-teste, após a mesma; iii) transfer, após o período de controlo, já com a inversão da organização espacial dos grupos; iv) segundo pós-teste, após a segunda intervenção. Os dados foram recolhidos de sensores inerciais posicionados acima do maléolo lateral do perónio dos participantes. A sincronia de grupo foi avaliada pelo método cluster phase analysis, com base na variável de velocidade angular. Este cálculo foi realizado para cada plano do movimento e momento de avaliação, tendo os seus resultados sido comparados entre grupos e momentos. Os resultados indicam que, no início, as crianças dispostas em círculo apresentaram uma dificuldade acrescida de sincronização entre os seus elementos comparativamente com as crianças dispostas em xadrez. No entanto, após a intervenção inicial, observou se uma tendência para a homogeneização da sincronia das crianças em círculo, evidenciando uma melhoria considerável das mesmas quando expostas a condições facilitadoras, i.e., organização em xadrez. A presente dissertação discute e apresenta o desenvolvimento de um programa de intervenção em hip hop, “Crianças +”, inovador pela idade da população-alvo, o qual pode ser replicado por profissionais de exercício físico. Concedendo informação sobre o efeito da organização espacial na sincronia de grupo durante a sua prática, com a organização em círculo a revelar-se como menos facilitadora da sincronia de grupo no início da intervenção, mas com uma maior capacidade de sincronia aquando da passagem para um contexto mais facilitador, i.e., de xadrez.
- O efeito de um programa de exercício de hip hop nas capacidades físico-motoras de crianças do pré-escolarPublication . Bernardino, Sofia de Oliveira; Mercê, Cristiana; Catela, DavidA prática regular de atividade física (AF) promove inúmeros benefícios para a saúde ao longo da vida, incluindo a melhoria da condição física e bem-estar em crianças com e sem desenvolvimento motor típico (Ermenova et al., 2021; Kanters et al., 2015; Mercê, Branco, et al., 2022; Mercê et al., 2023; Robles et al., 2023). A competência motora (CM), que se refere à proficiência na execução de habilidades motoras fundacionais (HMF) (Luz et al., 2016), desempenha um papel preponderante no crescimento, desenvolvimento e oportunidades para levar um estilo de vida ativo em crianças (Barnett et al., 2016; Hulteen et al., 2018). A interação entre a influência da AF e CM ainda não é totalmente compreendida, podendo ser mutuamente influenciadas (Stodden et al., 2012). Nesse contexto, a conceção de estratégias eficazes para fomentar uma maior prática de AF e melhorar a CM revela-se crucial para garantir um desenvolvimento motor harmonioso e a adoção de estilos de vida saudáveis no futuro (Hulteen et al., 2018). A presente dissertação teve como objetivos: i) investigar a relação entre o exercício físico e a CM; ii) desenvolver e validar o programa de hip hop “Crianças+” para crianças em idade pré-escolar; e iii) analisar os efeitos da aplicação do programa “Crianças+” em crianças de três e quatro anos de idade na sua CM, perceção de CM, perceção da coordenação motora e níveis de AF. A metodologia incluiu uma revisão sistemática realizada de acordo com o protocolo PRISMA (Page et al., 2021), um estudo de validação de programa de intervenção de acordo com a checklist CReDECI2 (Möhler et al., 2015), e um estudo de intervenção longitudinal. O programa “Crianças+” foi aplicado a 37 crianças (18 rapazes e 19 raparigas), com idades 3 e 4 anos de idade (4,29±0,57). O programa incluiu três fases de quatro semanas cada, e quatro momentos de observação. A primeira fase consistiu no primeiro período de intervenção, seguida por um período de controlo sem intervenção e, por fim, um segundo período de intervenção. As observações foram realizadas antes e após cada período de intervenção, avaliando CM, perceção de CM, perceção de coordenação motora e atividade física. Os resultados da presente dissertação corroboram a influência mútua entre CM e AF. A validação do programa "Crianças+" preenche uma lacuna na literatura, sendo inovador e enriquecedor para a população-alvo. Pela sua metodologia, torna-se replicável por outros profissionais de exercício físico. O programa promoveu melhorias significativas na CM e perceção de CM. Recomenda-se a sua replicação para contribuir para o desenvolvimento das HMF das crianças, melhorando a CM e aumentando os níveis de AF presente e futuro. Em conclusão, os resultados desta dissertação destacam a importância da AF e da CM no desenvolvimento motor durante a infância, evidenciando os benefícios do programa "Crianças+".
- Efeitos da aplicação do programa de exercício MIND&GAIT na condição física, composição corporal e coordenação motora, de idosos institucionalizadosPublication . Alfaiate, Susana Isabel Luís; Mercê, Cristiana; Ramalho, Fátima; Cardona, Maria JoãoO aumento da esperança média de vida, veio trazer em todo o mundo, novos e importantes desafios. Envelhecer com qualidade de vida torna-se um dos principais objetivos nas sociedades atuais. O declínio das aptidões funcionais dos indivíduos conduzem a uma perda de autonomia e um aumento da dependência de terceiros. Quando institucionalizados, os idosos podem ter um decréscimo de atividade física, que se reflete na diminuição da sua autonomia, bem como um aumento de carências do foro psicológico. O exercício físico regular, programado para esta população especial, pode ser bastante efetivo para melhorar as capacidades funcionais de pessoas idosas, melhorando a sua condição física e o sentimento de bem-estar. Neste sentido, o presente trabalho visou analisar os efeitos da aplicação de um programa de exercício físico validado para a população idosa institucionalizada, MIND&GAIT, subdividindo-se em dois estudos, com os seguintes objetivos: i) avaliar o efeito da aplicação do MIND&GAIT na condição física e composição corporal; ii) avaliar o efeito da aplicação do MIND&GAIT na coordenação motora. O programa foi aplicado a 15 idosos institucionalizados, entre os 70 e os 93 anos, com uma média de 82,69±6,81 anos de idade. A condição física foi avaliada através da Bateria de Testes da Aptidão Física Funcional – Sénior Fitness Test (SFT); a composição corporal através de várias medidas antropométrica e de bioimpedância; a coordenação motora foi avaliada através da utilização de sensores inerciais, nas tarefas de sentar-levantar e marcha. Os resultados evidenciaram que o programa MIND&GAIT promoveu um aumento significativo na atividade física dos idosos, com melhorias mais evidentes na força dos membros inferiores e na capacidade de realizar tarefas diárias. Observou-se uma redução dos valores médios de massa gorda e um aumento dos mesmos na massa muscular, embora sem significância estatística. Na coordenação motora, verificou-se um aumento na variabilidade e imprevisibilidade dos movimentos, sugerindo uma melhoria na capacidade de adaptação dos idosos a perturbações. Conclui-se que a implementação do programa MIND&GAIT foi eficaz na promoção da atividade física de idosos institucionalizados, promovendo melhorias na condição física e coordenação motora. Estes resultados reforçam a importância de programas de exercício físico adaptados para melhorar a saúde e a qualidade de vida desta população.
- A relação entre a composição corporal, competência motora, saúde e incidência de lesões em atletas de futebol e futsalPublication . Tavares, Bárbara Garcia; Oliveira, Rafael; Mercê, CristianaO futebol e o futsal são duas modalidades desportivas que se destacam pelo elevado risco de lesões que apresentam, em virtude das suas exigências físicas, táticas, técnicas e psicológicas acentuadas. De acordo com o modelo de Newell (1986), o movimento resulta da interação dinâmica entre os constrangimentos individuais, da tarefa e do ambiente. Os constrangimentos individuais referem-se às características do próprio sistema, ou seja, do atleta, como a idade, composição corporal e competência motora. Os primeiros anos de vida têm um papel crucial no desenvolvimento das competências motoras. A composição corporal pode ser analisada segundo diferentes modelos, nomeadamente através da medição do peso e da altura. O desempenho físico e a performance desportiva estão intimamente relacionados com valores regularizados de peso e altura. Assim, a presente dissertação inclui dois estudos que tiveram como objetivos, respetivamente: i) rever e analisar programas de saúde e bem-estar existentes que visem reduzir a incidência de lesões em atletas, através de uma revisão sistemática; ii) comparar e relacionar a competência motora, composição corporal, características psicológicas e incidência de lesão em atletas de formação de futebol e futsal, com recurso a um estudo transversal. A metodologia do estudo 1 incluiu uma revisão sistemática realizada de acordo com o protocolo PRISMA e do estudo 2 inclui um estudo transversal onde foram comparadas e correlacionadas as variáveis de composição corporal, competência motora, características psicológicas e lesões. O estudo transversal contém uma amostra de 228 atletas de ambos os sexos, na modalidade de futebol e futsal. Os resultados da presente dissertação demonstram que no estudo 1 os programas mais eficazes são aqueles que adotam uma abordagem multidimensional, integrando o treino físico específico, estratégias de gestão do stress e a promoção do bem-estar psicológico. Estudos longitudinais, que incluem um acompanhamento regular, demonstraram maior impacto na redução da incidência de lesões e na melhoria da saúde geral dos atletas. No estudo 2 a composição corporal desempenha um papel preponderante na competência motora, enquanto as características psicológicas, apesar de apresentarem uma influência menos direta, continuam a ser relevantes para o desempenho e o bem-estar geral dos atletas. Adicionalmente, a especificidade das modalidades desportivas mostrou ser um fator determinante, tanto no desempenho motor como na saúde e na incidência de lesões. Em conclusão, o estudo 1 reforça a importância de uma abordagem multidimensional na compreensão e promoção da saúde e do desempenho desportivo. Os resultados obtidos do estudo 2 evidenciam que a composição corporal tem um papel central na competência motora, destacando-se como um fator crucial para o desenvolvimento físico e motor dos atletas. Apesar de as características psicológicas apresentarem uma influência menos direta, estas não devem ser negligenciadas, dada a sua relevância para o bem-estar geral e a capacidade de gerir o stress competitivo.