Mestrado em Atividade Física e Saúde
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Browsing Mestrado em Atividade Física e Saúde by advisor "Catela, David"
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- Analysis of the complexity and variability of fine and gross motor tasks in fibromyalgia patients: precision and retrospective cross-sectional studiesPublication . Brígida, Nancy Anacleto; Branco, Marco; Catela, DavidFibromyalgia (FM) can be defined as a non-inflammatory chronic and widespread pain disease (Gentile et al., 2019) that present and series of other symptoms such as fatigue, Allodynia, Hyperalgesia, functional impairment, balance deficit, and others (ACSM, 2021; Rasouli et al., 2017). FM is considered to be a disease or syndrome that shows a central nervous system dysfunction in pain modulation (Gentile et al., 2019). This functional impairment in FM patients may be related to disturbances in motor functions, such as deficits in fine and gross motor control (Pérez-de-Heredia-Torres et al., 2013; Rasouli et al., 2017). Until today, it is still impossible to confirm the diagnosis of Fibromyalgia because no clinical tests are available for this purpose (ACSM, 2021). The present dissertation intends to verify if Inertial Measurement Units (IMU) are instruments that can facilitate the applicability (Study 1) of FTT; Analyze and interpret entropy values during fine and gross motor control tasks (Study 2), and assess the variability during the same fine and gross motor control tasks (Study 3) of individuals with FM diagnosis; and also to verify if the IMU with the non-linear analysis can characterize FM patients. The sample of 20 female subjects, 10 with FM and 10 without, with ages between 20 and 70 years old, was divided into experimental and control groups. Participants were asked to perform de finger tapping test with both hands, the gait task, and the sit and stand test. IMUs were used in all tasks to collect the required data for each study. Non linear measures of entropy and variability were used to allow a detailed and deeper motor control analysis, focusing on the process and on the quality of movement (Azami et al., 2017). The results showed that using inertial sensors may be of great applicability in the finger tapping test, and it could be a possible alternative to the traditional method. This method allows the tridimensional collection and analysis of other important information that we can only access by looking at the process and not just the results in a more practical, faster, and cheaper way. And the use of IMU, along with non-linear analysis in fine and gross motor control, could allow a better understanding and characterization of both groups, Fibromyalgia, and control, through the analysis of entropy and variability In conclusion, the use of inertial sensors to collect data from fine and gross motor has great potential and brings innovation to exercise researchers and professionals.
- Avaliação da coordenação motora em tarefas de motricidade fina e grossa em doentes de Parkinson: revisão sistemática e estudo transversalPublication . Rodrigues, Susana Dutra de Lacerda Alvernaz; Branco, Marco; Catela, DavidA doença de parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta entre 1% a 2% dos indivíduos com mais de 65 anos e 3% a 5% dos indivíduos com mais de 85 anos. Esta doença caracteriza-se, por alterações nas funções motoras dos pacientes noemadamente ao nível da motricidade fina e grossa. Esta dissertação pertende verificar o estado da arte acerca do efeito do exercício físico na coordenação motora fina e grossa em pacientes de Parkinson e, avaliar a recorrência em tarefas de motricidade fina e grossa nestes pacientes. Para o primeiro objetivo foi feita uma revisão sistemática com a pesquisa pelos termos “Parkinson”, “Exercise”, “Physical Activity”, “Train” e “Coordinat”. Para o segundo objetivo foram recolhidos dados com sensores inerciais sobre os quais foram aplicados os métodos não-lineares da análise da quantificação da recorrência. Os resultados mostram que o exercício físico tem beneficios no desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, no entanto, é referido que deve existir um aprofundamento da análise destes tipos de motricidade, nomeadamente, aprofundar o tipo de análise das tarefas. No segundo estudo, verificase que os pacientes de Parkinson têm maior capacidade de coordenação nas tarefas de motricidade grossa, que nas tarefas de motricidade fina a mão preferida apresenta maior recorrência e determinismo, demonstrando maior dificuldade em coordenar este tipo de tarefas.
- O efeito da organização espacial na prática de Hip Hop na sincronização entre crianças do pré-escolarPublication . Rocha, Neuza Saramago; Mercê, Cristiana; Catela, DavidA dança em grupo faz parte do comportamento e história humana. Dançar proporciona uma ligação espácio-temporal entre dançarinos denominada de sincronização. Esta sincronização é afetada por fatores e.g., visuais, auditivos e táteis. A literatura existente tem-se concentrado na ação desses fatores, verificando-se uma lacuna de investigação relativamente ao efeito da orientação espacial na sincronização em atividades de grupo como a dança e, especialmente, em crianças. A presente dissertação objetiva: i) desenvolver o programa de hip hop intitulado “Crianças +” direcionado a crianças em idade pré-escolar; ii) comparar a sincronia de grupo em crianças em idade pré-escolar durante a realização de uma coreografia de hip hop, entre duas organizações espaciais distintas, i.e., em xadrez e em círculo; iii) comparar a sincronia de grupo entre as diferentes organizações espaciais, antes e após a implementação do programa Crescer+. O programa de intervenção foi desenvolvido com base na checklist Consensus on Exercise Reporting Template (CERT) (Slade et al., 2016). Após o seu desenvolvimento o programa foi aplicado a 37 participantes com idades compreendidas entre 3 e 4 anos (4,29±0,57), dividas em dois grupos de intervenção (19 em xadrez e 18 em círculo). O estudo foi composto por três períodos de quatro semanas cada, sendo eles: um primeiro período de intervenção, um período de controlo sem intervenção e, por fim, um segundo período de intervenção no qual a organização dos grupos foi invertida. Foram realizados quatro momentos de avaliação: i) pré-teste, antes da primeira intervenção; pós-teste, após a mesma; iii) transfer, após o período de controlo, já com a inversão da organização espacial dos grupos; iv) segundo pós-teste, após a segunda intervenção. Os dados foram recolhidos de sensores inerciais posicionados acima do maléolo lateral do perónio dos participantes. A sincronia de grupo foi avaliada pelo método cluster phase analysis, com base na variável de velocidade angular. Este cálculo foi realizado para cada plano do movimento e momento de avaliação, tendo os seus resultados sido comparados entre grupos e momentos. Os resultados indicam que, no início, as crianças dispostas em círculo apresentaram uma dificuldade acrescida de sincronização entre os seus elementos comparativamente com as crianças dispostas em xadrez. No entanto, após a intervenção inicial, observou se uma tendência para a homogeneização da sincronia das crianças em círculo, evidenciando uma melhoria considerável das mesmas quando expostas a condições facilitadoras, i.e., organização em xadrez. A presente dissertação discute e apresenta o desenvolvimento de um programa de intervenção em hip hop, “Crianças +”, inovador pela idade da população-alvo, o qual pode ser replicado por profissionais de exercício físico. Concedendo informação sobre o efeito da organização espacial na sincronia de grupo durante a sua prática, com a organização em círculo a revelar-se como menos facilitadora da sincronia de grupo no início da intervenção, mas com uma maior capacidade de sincronia aquando da passagem para um contexto mais facilitador, i.e., de xadrez.
- O efeito de um programa de exercício de hip hop nas capacidades físico-motoras de crianças do pré-escolarPublication . Bernardino, Sofia de Oliveira; Mercê, Cristiana; Catela, DavidA prática regular de atividade física (AF) promove inúmeros benefícios para a saúde ao longo da vida, incluindo a melhoria da condição física e bem-estar em crianças com e sem desenvolvimento motor típico (Ermenova et al., 2021; Kanters et al., 2015; Mercê, Branco, et al., 2022; Mercê et al., 2023; Robles et al., 2023). A competência motora (CM), que se refere à proficiência na execução de habilidades motoras fundacionais (HMF) (Luz et al., 2016), desempenha um papel preponderante no crescimento, desenvolvimento e oportunidades para levar um estilo de vida ativo em crianças (Barnett et al., 2016; Hulteen et al., 2018). A interação entre a influência da AF e CM ainda não é totalmente compreendida, podendo ser mutuamente influenciadas (Stodden et al., 2012). Nesse contexto, a conceção de estratégias eficazes para fomentar uma maior prática de AF e melhorar a CM revela-se crucial para garantir um desenvolvimento motor harmonioso e a adoção de estilos de vida saudáveis no futuro (Hulteen et al., 2018). A presente dissertação teve como objetivos: i) investigar a relação entre o exercício físico e a CM; ii) desenvolver e validar o programa de hip hop “Crianças+” para crianças em idade pré-escolar; e iii) analisar os efeitos da aplicação do programa “Crianças+” em crianças de três e quatro anos de idade na sua CM, perceção de CM, perceção da coordenação motora e níveis de AF. A metodologia incluiu uma revisão sistemática realizada de acordo com o protocolo PRISMA (Page et al., 2021), um estudo de validação de programa de intervenção de acordo com a checklist CReDECI2 (Möhler et al., 2015), e um estudo de intervenção longitudinal. O programa “Crianças+” foi aplicado a 37 crianças (18 rapazes e 19 raparigas), com idades 3 e 4 anos de idade (4,29±0,57). O programa incluiu três fases de quatro semanas cada, e quatro momentos de observação. A primeira fase consistiu no primeiro período de intervenção, seguida por um período de controlo sem intervenção e, por fim, um segundo período de intervenção. As observações foram realizadas antes e após cada período de intervenção, avaliando CM, perceção de CM, perceção de coordenação motora e atividade física. Os resultados da presente dissertação corroboram a influência mútua entre CM e AF. A validação do programa "Crianças+" preenche uma lacuna na literatura, sendo inovador e enriquecedor para a população-alvo. Pela sua metodologia, torna-se replicável por outros profissionais de exercício físico. O programa promoveu melhorias significativas na CM e perceção de CM. Recomenda-se a sua replicação para contribuir para o desenvolvimento das HMF das crianças, melhorando a CM e aumentando os níveis de AF presente e futuro. Em conclusão, os resultados desta dissertação destacam a importância da AF e da CM no desenvolvimento motor durante a infância, evidenciando os benefícios do programa "Crianças+".
- Efeitos da atividade física na interação velocidade-precisão do rato em jogadores de e-sportsPublication . Fernandes, David Faustino; Branco, Marco; Catela, DavidEste estudo tem como objetivo verificar se há ou não efeitos da atividade física na interação velocidade-precisão do rato em desportos eletrónicos, através da realização de um questionário de atividade física e de um teste de precisão com o rato de computador. A amostra foi constituída por 24 indivíduos (16 do género masculino e 8 do género feminino), com idades compreendidas entre os 15 e os 50 anos (24,79±9,23 anos). É possível verificar que não existem diferenças entre grupo no tempo sentado, embora exista uma associação inversa significativa entre o tempo sentado e a AFL e AFM. Verifica-se também não existirem diferenças significativas na performance, mas existe uma associação significativa entre mScore e mEfi, mAcc e mClic. Há também uma associação positiva significativa entre altura e mClic. O número de horas de jogo é inversa e totalmente associado à mScore, mEfi, mAcc e mClic, mas associa-se diretamente à AFV. A nível teórico é possível verificar a existência de uma relação entre os desportos eletrónicos e a atividade física a nível das capacidades e habilidades usadas por um jogador de jogos eletrónicos e que é possível através da atividade física melhorar essas capacidades de forma a obter uma melhor performance. O estudo em si revela que não existem grandes diferenças significativas entre grupos, mas apresenta associações significativas relevantes.