Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
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Browsing Mestrado em Ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico by advisor "Linhares, Elisabete"
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- O ensino das ciências e a promoção de capacidades de pensamento crítico em alunos do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Matos, Ana Rita Branco de; Linhares, Elisabete; Correia, MarisaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e foi desenvolvido de modo a apresentar o percurso de desenvolvimento profissional efetuado durante este período, assim como o estudo desenvolvido no decorrer deste percurso. Este relatório final encontra-se, assim, organizado em duas partes. A Parte I em que são apresentadas as experiências mais significativas da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e em 2.º CEB nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa e em Ciências Naturais e Matemática. Na Parte II é apresentado o estudo desenvolvido sobre o ensino das Ciências e a promoção de capacidades de pensamento crítico em alunos de 2.º CEB desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade. Este estudo teve como objetivo verificar se as estratégias e atividades utilizadas foram efetivamente promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos do 2.º CEB nas aulas de Ciências Naturais e conhecer a opinião da docente da turma envolvida no estudo e dos seus alunos relativamente à utilização de estratégias e atividades promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico. Através dos resultados obtidos com o estudo implementado constatou-se que os alunos conseguiram atingir algumas das capacidades de pensamento crítico trabalhadas verificando-se uma evolução no desenvolvimento das suas capacidades de pensamento, evidenciando, deste modo, terem contribuído à construção de conhecimento dos alunos. Relativamente à opinião da docente e dos alunos relativamente à utilização de estratégias e atividade promotoras de pensamento crítico foi possível perceber que a docente considera essencial que sejam promovidas atividades que permitam a reflexão, a discussão e os debates, para que os alunos possam construir o seu próprio conhecimento. Os alunos consideram que a realização de atividades práticas em que têm a oportunidade de testar e de verificar os conteúdos teóricos é a melhor forma de aprenderem.
- A promoção do pensamento crítico e as atividades experimentais nas aulas de Ciências naturais do 2º CEBPublication . Roda, Sónia Márcia Dias da Silva Condez; Linhares, ElisabeteO presente Relatório de Estágio integra uma primeira parte onde se relata, de forma reflexiva, o percurso vivenciado durante a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A segunda parte consiste numa pesquisa sobre a própria prática profissional, em que se implementaram atividades experimentais estruturadas para promoverem o Pensamento Crítico (PC) de um grupo de alunos do 5.º ano. Com este estudo, pretendeu-se compreender qual a influência das atividades experimentais, implementadas nas aulas de Ciências Naturais, no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico em alunos do 2º CEB. Para isso, aplicou-se o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X) antes do desenvolvimento das atividades experimentais e após essa intervenção, comparando posteriormente os resultados. Analisaram-se, ainda, as capacidades de pensamento crítico atingidas pelos alunos com as experiências. Os resultados sugerem que as atividades realizadas contribuíram para melhorar o nível de pensamento crítico dos alunos.
- O vídeo como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em ciências no ensino básicoPublication . Gonçalves, Maria Manuel da Fonseca; Linhares, ElisabeteO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação de Santarém e é constituído por duas partes. A primeira parte apresenta uma reflexão sobre o percurso realizado na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º CEB. Na segunda parte, é apresentada a componente investigativa centrada no vídeo como recurso didático no ensino das ciências desenvolvida numa turma de 4.º ano e outra de 6.º ano. Este estudo qualitativo sobre a própria prática profissional teve como objetivos: compreender de que forma os vídeos podem contribuir para a promoção de aprendizagens nas aulas de ciências e identificar as suas potencialidades e limitações. Os resultados salientam o contributo deste recurso para as aprendizagens e aumento do interesse dos alunos pelos conteúdos. Escolher um vídeo com as características adequadas poderá permitir superar as limitações identificadas.