Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O vídeo como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em ciências no ensino básicoPublication . Gonçalves, Maria Manuel da Fonseca; Linhares, ElisabeteO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação de Santarém e é constituído por duas partes. A primeira parte apresenta uma reflexão sobre o percurso realizado na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º CEB. Na segunda parte, é apresentada a componente investigativa centrada no vídeo como recurso didático no ensino das ciências desenvolvida numa turma de 4.º ano e outra de 6.º ano. Este estudo qualitativo sobre a própria prática profissional teve como objetivos: compreender de que forma os vídeos podem contribuir para a promoção de aprendizagens nas aulas de ciências e identificar as suas potencialidades e limitações. Os resultados salientam o contributo deste recurso para as aprendizagens e aumento do interesse dos alunos pelos conteúdos. Escolher um vídeo com as características adequadas poderá permitir superar as limitações identificadas.