Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.48 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório de Estágio integra uma primeira parte onde se relata, de
forma reflexiva, o percurso vivenciado durante a Prática de Ensino Supervisionada em
1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A segunda parte consiste numa pesquisa
sobre a própria prática profissional, em que se implementaram atividades
experimentais estruturadas para promoverem o Pensamento Crítico (PC) de um grupo
de alunos do 5.º ano. Com este estudo, pretendeu-se compreender qual a influência
das atividades experimentais, implementadas nas aulas de Ciências Naturais, no
desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico em alunos do 2º CEB. Para
isso, aplicou-se o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X) antes do
desenvolvimento das atividades experimentais e após essa intervenção, comparando
posteriormente os resultados. Analisaram-se, ainda, as capacidades de pensamento
crítico atingidas pelos alunos com as experiências. Os resultados sugerem que as
atividades realizadas contribuíram para melhorar o nível de pensamento crítico dos
alunos.
Description
Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º ciclos do ensino básico