Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-15"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino das ciências e a promoção de capacidades de pensamento crítico em alunos do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Matos, Ana Rita Branco de; Linhares, Elisabete; Correia, MarisaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e foi desenvolvido de modo a apresentar o percurso de desenvolvimento profissional efetuado durante este período, assim como o estudo desenvolvido no decorrer deste percurso. Este relatório final encontra-se, assim, organizado em duas partes. A Parte I em que são apresentadas as experiências mais significativas da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e em 2.º CEB nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa e em Ciências Naturais e Matemática. Na Parte II é apresentado o estudo desenvolvido sobre o ensino das Ciências e a promoção de capacidades de pensamento crítico em alunos de 2.º CEB desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade. Este estudo teve como objetivo verificar se as estratégias e atividades utilizadas foram efetivamente promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos do 2.º CEB nas aulas de Ciências Naturais e conhecer a opinião da docente da turma envolvida no estudo e dos seus alunos relativamente à utilização de estratégias e atividades promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico. Através dos resultados obtidos com o estudo implementado constatou-se que os alunos conseguiram atingir algumas das capacidades de pensamento crítico trabalhadas verificando-se uma evolução no desenvolvimento das suas capacidades de pensamento, evidenciando, deste modo, terem contribuído à construção de conhecimento dos alunos. Relativamente à opinião da docente e dos alunos relativamente à utilização de estratégias e atividade promotoras de pensamento crítico foi possível perceber que a docente considera essencial que sejam promovidas atividades que permitam a reflexão, a discussão e os debates, para que os alunos possam construir o seu próprio conhecimento. Os alunos consideram que a realização de atividades práticas em que têm a oportunidade de testar e de verificar os conteúdos teóricos é a melhor forma de aprenderem.