Mestrado em Ensino do 1º ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico
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Browsing Mestrado em Ensino do 1º ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico by advisor "Correia, Marisa"
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- A abordagem STEM no ensino das ciências e da matemática no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Silva, Cláudia Sofia Cabrita da; Martins, Maria Clara; Correia, MarisaA Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) visa apresentar uma perspetiva inovadora de ensino-aprendizagem, baseada na interdisciplinaridade entre as áreas que a sua sigla integra e o mundo real. Este documento divide-se em duas partes. A primeira incide na descrição e reflexão das Práticas de Ensino Supervisionadas no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Enquanto a segunda é alusiva à análise das ideias defendidas pela literatura sobre a abordagem STEM e contempla um estudo intitulado “A abordagem STEM no ensino das Ciências e da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico”. O estudo segue uma abordagem qualitativa e procura compreender de que forma é que as atividades STEM contribuem para as aprendizagens dos alunos, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Matemática. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos participantes, duas entrevistas de grupo focado, uma a priori e outra após a implementação das atividades STEM e uma análise documental das produções dos alunos.
- As potencialidades da abordagem STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciênciasPublication . Botelho, Christina Teves; Brito, Clara; Correia, MarisaCom o presente Relatório Final de Estágio, para a obtenção de grau de mestre, pretende-se apresentar as experiências vividas, observadas e analisadas ao longo do Mestrado em Ensino de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.ºCEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básica (2.º CEB), tal como o trabalho desenvolvido e as aprendizagens adquiridas nas diversas práticas educativas supervisionadas realizadas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico de onde destacamos a abordagem às STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciências, nomeadamente o resultado do estudo, investigação na prática pedagógica e respetivas conclusões. No primeiro capítulo é possível encontrar a contextualização de cada prática educativa supervisionada ao nível das caracterizações das instituições, caracterizações dos grupos e das planificações elaboradas e implementadas, apresentando algumas situações vivenciadas na prática, referentes ao processo de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos e à gestão dos diferentes grupos intervenientes. No segundo capítulo, de modo a dar resposta às questões investigativas, estão presentes os resultados de pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que estudam individualmente e/ou relacionam as áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística e refletem sobre a sua importância, uma vez que completam o sucesso de desenvolvimento dos alunos, bem como autores que investigaram as potencialidades das CTEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática). A pesquisa desenvolvida pretende tentar perceber a importância da relação das áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística, as vantagens e dificuldades das aplicações CTEAM e o seu impacto nos alunos de 1.º e 2.º CEB. Os resultados do estudo, foram algo conclusivos para as questões da investigação, verificando-se os aspetos positivos e menos positivos da aplicação de metodologias que articulam os diferentes campos de conhecimentos, levando a uma maior compreensão e interpretação da necessidade da relação das diversas áreas para o desenvolvimento dos alunos. O presente relatório termina com uma reflexão global sobre o meu próprio desenvolvimento profissional ao longo de todo o meu percurso académico, realçando o do curso de Mestrado em ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.
- As potencialidades da Pedagogia Waldorf no ensino das ciências no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Nicole Vieira; Correia, MarisaO presente relatório encontra-se organizado em duas grandes partes. A primeira parte consiste na descrição e reflexão realizada sobre todas as práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda parte foca-se somente no trabalho investigativo desenvolvido. Este estudo apresenta um carácter qualitativo e teve como objetivo compreender se as práticas pedagógicas empregues na Pedagogia Waldorf potenciam o ensino das Ciências com alunos do 1º e 2º CEB. O estudo envolveu 14 alunos, dos dois ciclos de ensino, bem como os respetivos encarregados de educação e professor titular de turma ou professor de Ciências Naturais, no caso do 2.º CEB. Os dados recolhidos, através de questionários, entrevistas e notas de campo e suportados com análise documental, evidenciam a pertinência da envolvência no meio natural para a aprendizagem e motivação dos alunos na área das Ciências.
- A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Natuaris no 2º CicloPublication . Fidalgo, João Filipe Lopes; Correia, MarisaO presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Matemática e Ciências Naturais. Está organizado em duas partes. A Parte I refere-se aos quatro estágios realizados durante o Mestrado, focando as Práticas de Ensino Supervisionado. A Parte II apresenta a investigação relativa ao estudo desenvolvido. O estudo fez-se para identificar a utilização das TIC no contexto de ensino e aprendizagem em Matemática e Ciências Naturais numa turma do 5.º ano em casa e na sala de aula. Realizou-se pelo preenchimento de um questionário, no Google Forms. Verificou-se que não existe o uso das TIC para além da sua utilização básica: ver vídeos, imagens e usar documentos. As TIC não são usadas nas atividades didáticas, nem se usam na sala de aula para promover a motivação e interesse nos alunos pelos temas estudados.