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- Motivação situacional e comportamentos automáticos em praticantes de ginásioPublication . Faustino, Tânia Luísa da Silva; Monteiro, DiogoCada vez mais a população portuguesa tem a consciência dos benefícios da prática regular de atividade física, ainda assim cerca de 68% da população é inativa. Já existem diversos estudos que apontam para esses mesmos benefícios a nível físico e mental, mas encontramos uma grande oscilação e baixa adesão no que toca a praticantes de ginásio. A literatura indica que as principais razões da não prática de atividade física estão relacionadas com a falta de motivação e a falta de tempo. O presente trabalho teve como objetivos: i) validar e traduzir o “The Situational Motivation Scale” para português para posteriormente o utilizar com o objetivo de avaliar a motivação situacional nos praticantes de ginásio; ii) analisar o impacto da motivação situacional no divertimento, satisfação com a vida, auto-estima e hábito em praticantes de ginásio e health clubs. Foram realizados diversos questionários a uma amostra de 264 praticantes de ginásio com média de idades de 32.28 ± 10.86, assim como uma média de anos de prática de 5.73 ± 6.19, com uma frequência média de prática semanal de 3.80 ± 1.26 e com um volume médio de treino de 1.95 ± 2.01 horas semanais. Os resultados obtidos mostram que a versão final da escala possui um bom ajustamento aos dados e demonstram que que a motivação autónoma está relacionada com diferentes resultados positivos, sendo mais favorável a respostas comportamentais positivas com a prática de ginásio.
- As potencialidades da abordagem STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciênciasPublication . Botelho, Christina Teves; Brito, Clara; Correia, MarisaCom o presente Relatório Final de Estágio, para a obtenção de grau de mestre, pretende-se apresentar as experiências vividas, observadas e analisadas ao longo do Mestrado em Ensino de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.ºCEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básica (2.º CEB), tal como o trabalho desenvolvido e as aprendizagens adquiridas nas diversas práticas educativas supervisionadas realizadas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico de onde destacamos a abordagem às STEAM na construção articulada do conhecimento em artes e ciências, nomeadamente o resultado do estudo, investigação na prática pedagógica e respetivas conclusões. No primeiro capítulo é possível encontrar a contextualização de cada prática educativa supervisionada ao nível das caracterizações das instituições, caracterizações dos grupos e das planificações elaboradas e implementadas, apresentando algumas situações vivenciadas na prática, referentes ao processo de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos e à gestão dos diferentes grupos intervenientes. No segundo capítulo, de modo a dar resposta às questões investigativas, estão presentes os resultados de pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que estudam individualmente e/ou relacionam as áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística e refletem sobre a sua importância, uma vez que completam o sucesso de desenvolvimento dos alunos, bem como autores que investigaram as potencialidades das CTEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática). A pesquisa desenvolvida pretende tentar perceber a importância da relação das áreas disciplinares de Ciências e Educação Artística, as vantagens e dificuldades das aplicações CTEAM e o seu impacto nos alunos de 1.º e 2.º CEB. Os resultados do estudo, foram algo conclusivos para as questões da investigação, verificando-se os aspetos positivos e menos positivos da aplicação de metodologias que articulam os diferentes campos de conhecimentos, levando a uma maior compreensão e interpretação da necessidade da relação das diversas áreas para o desenvolvimento dos alunos. O presente relatório termina com uma reflexão global sobre o meu próprio desenvolvimento profissional ao longo de todo o meu percurso académico, realçando o do curso de Mestrado em ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico.