Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Branco, Neusa"
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- Contributos do espaço exterior e da natureza para o desenvolvimento infantilPublication . Bizarra, Raquel Maria Peres; Branco, Neusa; Luís, HelenaEste relatório final da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Santarém, contempla, numa primeira parte, a análise e a reflexão das aprendizagens proporcionadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios em Creche e em Jardim de Infância. A segunda parte consiste na componente investigativa que teve como objetivo compreender a importância do espaço exterior e da natureza para o desenvolvimento infantil. O espaço exterior é potencializador do desenvolvimento de competências sociais e do conhecimento do mundo nas crianças. Assim, foi realizado um estudo de natureza qualitativa e interpretativa que envolveu crianças de dois grupos de educação de infância. Os dados foram recolhidos através de observação participante, registos fotográficos, notas de campo e análise documental. Os resultados evidenciaram as competências promovidas a partir de atividades que promoveram a utilização do espaço exterior como ambiente educativo. Essas propostas pedagógicas contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento do mundo, uma vez que as crianças contactaram com materiais naturais, percebendo qual a diferença entre estes e materiais fabricados, descobriram que existem variadas cores e texturas das folhas das árvores e aprenderam ainda o que são seres vivos e seres não vivos. Em relação ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, foi possível verificar que através de momentos de discussão, as crianças partilharam o trabalho realizado, os materiais utilizados e o que observaram, desenvolveram a entreajuda e a cooperação, e ainda a capacidade de observação e concentração. No que diz respeito ao desenvolvimento de autonomia e da criatividade, estes foram notórios uma vez que existiram momentos de exploração do espaço e as crianças foram autónomas na sua realização e elaboraram as tarefas de artes visuais.
- Desafios matemáticos com materiais manipuláveis no Pré-Escolar: análise de uma IntervençãoPublication . Bairreiro, Ana Catarina Ferreira; Branco, NeusaO presente relatório de estágio integra a fase final da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e centra-se na descrição e reflexão da intervenção desenvolvida no contexto de prática de ensino supervisionada nas valências de creche e de jardim de infância, bem como na componente investigativa que decorre da prática pedagógica, seguindo o tema de “Desafios Matemáticos com materiais manipuláveis no Pré- Escolar: Análise de uma intervenção”. O objetivo principal deste relatório é o de analisar numa estratégia de intervenção a importância da existência de materiais manipuláveis, bem como a presença de desafios com que as crianças pudessem explorar e adquirir competências em matemática. Traduz-se num projeto investigativo, dividido em duas partes distintas: numa primeira fase encontra-se o trajeto realizado ao longo dos estágios e numa segunda parte é apresentado e desenvolvido a componente empírica e investigativa associada à prática pedagógica que se pretendeu estudar. Os resultados obtidos revelam que as estratégias utilizadas para a aquisição e desenvolvimento destas competências estão relacionadas com o processo de aprendizagem, bem como a sua influencia é uma presença constante. A importância atribuída à matemática é também uma factor a ter em consideração e a sua valorização deve ser feita de forma consciente e precisa. A utilização e manipulação de materiais são também outro fator que se revelou relevante para suscitação do interesse por parte das crianças para a sua exploração.
- Os elementos naturais na aprendizagem da Matemática: as potencialidades do ambiente educativo exteriorPublication . Gomes, Patrícia Alexandra Aranha; Branco, Neusa; Luís, HelenaEste relatório de estágio está enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Santarém, pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém. Assim, surge na sequência da prática realizada nos contextos de creche e jardim de infância. O relatório contempla duas partes. A primeira tem como principal finalidade a reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de creche e de jardim de infância. A segunda parte apresenta a componente investigativa que tem como objetivo identificar os contributos da integração de elementos naturais no ambiente educativo da educação pré-escolar para o processo de aprendizagem em matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo observação direta, registos escritos e registos fotográficos dos trabalhos das crianças. Os resultados evidenciam que a utilização de elementos naturais, como materiais manipuláveis não estruturados, em todas as propostas pedagógicas proporcionaram a oportunidade das crianças explorarem conceitos matemáticos, permitindo ligar a matemática com a vida do quotidiano, nomeadamente, fomentando a contagem, a classificação e seriação, a adição, a exploração de grandezas como o comprimento, a cardinalidade de conjuntos, de figuras geométricas mais familiares para as crianças e a resolução de problemas. Ao mesmo tempo estimularam a sua criatividade, imaginação e a exploração do meio envolvente, mais precisamente, dos elementos naturais que este oferece.
- A prática do educador de infância na dinamização de jogos no domínio da matemáticaPublication . Pereira, Sara Raquel Lobo; Branco, NeusaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, integrando o contexto de creche e o de educação pré-escolar. Integra duas partes principias: a primeira parte onde descrevo e reflito acerca da minha prática nos diferentes estágios e a segunda parte na qual apresento o estudo que realizei acerca das práticas dos educadores quando dinamizam um jogo no domínio da Matemática, que se baseou em entrevistas a duas educadoras, e da minha intervenção pedagógica no estágio envolvendo jogos. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que o jogo é importante para o desenvolvimento do raciocínio e pensamento matemático, contribuindo também para o desenvolvimento global das crianças, tendo os educadores o importante papel de promover jogos que vão ao encontro dos objetivos que propõem.