Mestrado em Desporto - Treino Desportivo
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Browsing Mestrado em Desporto - Treino Desportivo by advisor "Catela, David"
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- Affordances Lúdicas no Ambiente Familiar e Constrangimentos Intrínsecos e Extrínsecos em Crianças dos 18 aos 42 meses, no Concelho das Caldas da RainhaPublication . Rezendes, Pedro Miguel Inácio; Catela, DavidNos primeiros anos de vida, as affordances (oportunidades), disponibilizadas pelo ambiente familiar, constituem-se como recursos essenciais à promoção de ações motoras (Gabbard, 2008). Este estudo pretende analisar a relação entre as affordances lúdicas do ambiente familiar e características ontogenéticas das crianças dos 18 aos 42 meses, no concelho das Caldas da Rainha. Os dados foram recolhidos a partir das respostas ao questionário AHEMD – SR 18-42 meses (Rodrigues, Saraiva & Gabbard, 2005), complementadas com questões para caracterização ontogenética da criança. Os resultados revelaram que o género feminino tem oportunidades significativamente superiores para motricidade fina e grossa e no total das affordances lúdicas. O rendimento mensal foi a variável mais fortemente associada de modo positivo à pontuação total do AHEMD. A associação significativa inversa entre o número de irmãos e a pontuação total do AHEMD, permite deduzir que nas famílias com mais irmãos há uma oferta lúdica menos diversificada.
- Fundamentos básicos da aprendizagem da Capoeira dos 5 aos 10 anos de Idade: implementação e avaliação de um projeto formativoPublication . Barros, Nelson Andrade Rodrigues; Catela, David; Branco, MarcoA Capoeira requer o desenvolvimento de capacidades coordenativas, como o equilíbrio, a orientação espacial e o ritmo (em sincronização com estruturas rítmicas instrumentais e de canto), e de vários modos de locomoção, expressos em técnicas corporais específicas e comportamentos técnicos e táticos simulando a luta, também específicos desta prática corporal. Com este estudo pretendemos identificar os fundamentos básicos de Capoeira e testar a sua sistematização nas primeiras etapas de Iniciação na Capoeira. Este objetivo afigurase pertinente para a 2.ª infância, pois é este um período crítico de desenvolvimento de habilidades motoras e de capacidades coordenativas, bem como de estruturação de modos de interação social. Pretendemos também criar um primeiro documento orientador, para que agentes de ensino de Capoeira possam estruturar e sustentar a progressão de aprendizagem das técnicas, táticas e regras de prática de interação entre capoeiristas executantes e instrumentistas, de crianças principiantes, no respeito dos valores históricos e culturais identitários da Capoeira. O estudo compõe-se de dois processos sequenciais: 1) definição do programa de formação na Capoeira, sustentado na revisão bibliográfica da história, da cultura e de documentação técnica e empírica; 2) teste do programa numa amostra de principiantes de Capoeira. A amostra compôs-se 15 crianças com idades entre os 5 e os 10 anos, 7 do género feminino, 8 do género masculino, a média das idades é 8 (±1,20), principiantes na Capoeira e oriundas de um clube desportivo e de um bairro social, da área da grande Lisboa. Para a primeira fase do projeto recorreu-se ao método de revisão analítica; para a segunda fase usou-se um desenho experimental longitudinal (quase-experimental) pré e pós teste, em que o/a participante é controlo de si próprio. A avaliação baseou-se em grelhas de observação qualitativa nominal dicotómica e na comparação entre momentos. Os resultados revelaram que não há diferença significativa entre idades, entre origens e entre géneros, pelo que as técnicas escolhidas e programa, como foi implementado, a este intervalo etário e para ambos os géneros. Quando comparada a prestação motora no início e no fim da implementação do programa, há uma melhoria significativa da qualidade de execução em todas as técnicas de Capoeira praticadas. Em crianças deste grupo etário, inexperientes em Capoeira, trinta sessões com especialista, foram suficientes para uma evolução significativa do domínio das técnicas de Capoeira selecionadas. A condição de simulação de duelo levou a uma imediata sincronização entre as crianças de cada par; fenómeno essencial para a evolução do jogo, caraterística do duelo da Capoeira. O Programa como foi concebido e implementado propicia aprendizagem motora qualitativa das técnicas selecionadas, em trinta sessões, com crianças inexperientes em Capoeira. Desconhece-se se o programa pode ser implementado por não especialista em Capoeira, em contexto escolar.
- Teoria da Affordances: posição relativa à baliza e tipo e localização do remate, em praticantes de futebol entre os 13 e os 15 anosPublication . Copeto, Jorge; Catela, DavidResumo: O presente trabalho, intitulado “Teoria das Affordances: Posição relativa à baliza e tipo e localização do remate, em praticantes de Futebol entre os 13 e os 15 anos” tem como objetivo primordial verificar se a teoria das Affordances permite compreender a possível influência da perceção visual da área da baliza no comportamento motor produzido (tipo de remate) e no produto desse comportamento (zona preferencial de entrada da bola). A escolha do tema foi condicionada pelo facto de eu próprio ser um amante desta modalidade quer enquanto treinador, quer enquanto praticante. No sentido de alcançarmos o objetivo proposto elencámos várias hipóteses que procurámos verificar ao longo do estudo. Para a realização deste trabalho recorremos a uma amostra constituída por 30 jogadores masculinos, federados na modalidade de futebol, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Foi possível retirar várias conclusões salientando-se o facto de nas posições mais perto da linha de fundo ocorrer com maior frequência o remate com o bordo interno do pé.