Mestrado em Psicologia do Desporto e Exercício
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Psicologia do Desporto e Exercício by advisor "Gonzaga, Luís"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção psicológica no futebol de formação: treino integrado, competências psicológicas e assessoria nos juniores do Núcleo Sportinguista de Rio MaiorPublication . Gerardo, Nelson; Gonzaga, Luís; Teixeira, EduardoResumo A formação no futebol é um aspeto fundamental para os atletas, pois apresenta um nível de exigência elevadíssima nas diversas variáveis existentes no contexto da formação. Atualmente é necessário que o atleta desenvolve e potencializa ao máximo as suas capacidades ligados aos aspetos táticos, técnicos, físicos e principalmente psicológico. A vertente psicológica é hoje em dia uma componente essencial para a evolução do atleta ajudando no desenvolvimento pessoal focado na aquisição de valores sociais e humanos e assiste na promoção e otimização do rendimento desportivo ao reforçar a potencialização das competências psicológicas do atleta. O estágio curricular foi realizado num clube de formação da cidade de Rio Maior entre os meses de Setembro de 2012 e Maio de 2013 com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos na área da Psicologia do Desporto e otimizar estes conhecimentos de forma prático num escalão de formação. Os objetivos gerais da minha intervenção psicológica no contexto referido focaram-se no treino integrado e de competências psicológicas junto de uma equipa de Juniores e de assessoria junto da equipa técnica. Os principais domínios da minha intervenção basearam-se numa avaliação inicial, identificação das necessidades psicológicas existentes dentro do plantel, de um planeamento, planear todas as intervenções realizadas ao longo da época desportiva, de um período de intervenção, isto é, intervir junto dos atletas e treinadores com o intuito de melhorar e potencializar as variáveis psicológicas identificadas na avaliação inicial e por fim uma avaliação final com a finalidade de perceber e identificar a existência de evoluções ao nível das competências psicológicas trabalhadas ao longo do processo de intervenção. Ao longo do desenvolvimento da minha atividade e do acompanhamento a equipa, a minha intervenção foi alvo de diversas alterações que obrigaram-me a uma maior operacionalização das intervenções perspetivadas, encarando as intervenções de forma planificada e pontual.
- O psicólogo do desporto no atletismo: a intervenção com velocistas e meio-fundistasPublication . Silva, Mariana; Gonzaga, LuísResumo Este relatório surge no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realizado entre o mês de Setembro de 2013 e Junho de 2014, no Clube de Natação de Rio Maior, na modalidade de Atletismo. O meu grupo de trabalho foi constituído essencialmente por quatro atletas do género masculino, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, praticantes de provas de velocidade e meio fundo. O objetivo geral de estágio foi proceder ao acompanhamento psicológico dos atletas treinados por um dos técnicos do clube com vista à promoção e otimização do seu rendimento desportivo. O relatório estrutura-se em três partes: a intervenção no atletismo, onde foi feita uma avaliação inicial, intermédia e final, centradas na observação, entrevista e questionário “The Ottawa Mental Skills Assessment Tool” OMSAT-3R (Durand-Bush, Salmela, e Green-Demers, 2001; traduzido, adaptado e em processo de validação por Carlos Silva, Carla Borrego e António Rosado), foram implementados treinos de competências psicológicas para a otimização do rendimento desportivo dos atletas. No que diz respeito à área da comunidade, foi realizada uma palestra motivacional e realizado um pequeno percurso de orientação pela cidade de Rio Maior, de forma a promover importância da Psicologia do Desporto. Relativamente à área complementar, assisti a seminários com o objetivo de adquirir mais competências em áreas nas quais não tinha tanto domínio.