Mestrado em Agricultura Sustentável
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Agricultura Sustentável by advisor "Amaral, Artur"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da tecnologia "Clearfield" no combate ao arroz bravoPublication . Maximiano, Carlos Nuno Justino; Amaral, ArturO arroz é um dos cereais mais cultivados na região do vale do Tejo, representando um importante valor para a economia da região. Na atualidade, os sistemas de cultivo de arroz encontram-se bastante afetados com diversas espécies de infestantes, sendo bastante difíceis de combater por via química, originando grandes quebras de produção, qualidade e rendimento industrial. O arroz bravo é uma infestante que fustiga mais os sistemas de produção desta região, sendo da mesma família e género do arroz cultivado, tornando-se assim muito difícil o seu combate pelos químicos seletivos usados normalmente. A tecnologia Clearfield constitui uma alternativa adequada para obtenção do rendimento cultural e económico da cultura do arroz, utilizando variedades que são resistentes ao imazamox (sa) e que permitem o controlo das infestantes a nível geral, incluindo o arroz bravo. Este trabalho teve como objetivo o estudo do impacto do arroz bravo no rendimento e produção das variedades utilizadas e disponíveis na tecnologia Clearfield. Pretendeu-se avaliar qual delas garante a melhor eficácia no controlo do arroz bravo, assim como, maior rendimento económico ao produtor tendo em conta a sua adaptação à região do Vale do Tejo. O ensaio foi instalado em pleno campo de cultivo, em parcelas com a área de 5 860m2 para as variedades “CL26” e “Sírio” (tolerantes ao imazamox (sa)) e de 500m2, na modalidade testemunha “Sírio”. Foram marcadas aleatoriamente 4 locais em cada uma das parcelas experimentais, onde se efetuaram as observações e colheitas de amostras de plantas. Foram identificadas e contadas o número de infestantes e respetivo peso seco; a população potencial e nascida; o número de panículas por unidade de superfície; por fim, foi realizada a avaliação da qualidade e rendimento do grão. A variedade Sírio no sistema de tradicional (testemunha), com cerca de 68 plantas/m2 de arroz bravo originou uma quebra em relação ao seu homologo Sírio no sistema “Clearfield” de 30%. Na variedade CL26 essa diferença foi de 35%, pois esta variedade revelou-se mais produtiva. O rendimento industrial dos tratamentos CL26 e Sírio foi de 73% e 71,4%, respetivamente, contra 46,3% na testemunha. Para a região do “Vale do Tejo” a variedade que permitiu alcançar maior produtividade e rendimento industrial foi a variedade Cl 26 revelando se para o nosso clima e sistema de cultivo a mais adequada.
- Avaliação do aproveitamento da palha do milho (Zea mays L.) para bioenergia, nos sistemas de produção do Vale do TejoPublication . Risques, Ana Cláudia Monteiro de Vila Lobos; Amaral, ArturA Diretiva 2009/28/CE veio incentivar a procura significativa de biocombustíveis na UE. Ao longo dos últimos anos, a preocupação sobre a mudança indireta do uso da terra, em simultâneo com as preocupações ambientais, no que diz respeito aos impactos e emissões de gases de efeito de estufa (GEE), gerou o debate do tema da utilização dos biocombustíveis. No seguimento dessas preocupações, a atenção virou-se para uma utilização dos resíduos agrícolas, como fonte de biomassa para a produção de bioenergia, como meio de atenuar impactos sobre a terra e outros recursos naturais, assim como a diminuição considerável da produção de GEE em comparação com os combustíveis fósseis para transportes. Neste trabalho, pretendeu-se avaliar o potencial de produção da palha de milho para bioenergia nas zonas ecológicas, do Campo e Charneca, na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram considerados 3 itinerários para o aproveitamento das várias componentes da palha: aproveitamento total da palha; aproveitamento dos resíduos da debulha da maçaroca (camisas e carolo); aproveitamento apenas do carolo da espiga de milho. Foram amostradas aleatoriamente plantas em 6 campos e quantificada a população potencial, em explorações representativas do sistema de produção. Determinou-se a matéria seca total por planta e dos seus componentes (folhas, caules, grão, camisas e carolo) bem como o teor de nutrientes em cada um dos componentes. A produção de palha de milho por unidade de superfície estimada, nos sistemas de produção da região, foi de 12,4 t MS ha-1; para uma superfície média de 20 000 ha o potencial de produção será de 248 000 t de matéria seca de palha, o que significa um potencial de 4 092 000 GJ, por ano. Em média, a matéria seca da palha representa 45% do total da matéria seca da planta; representando as folhas 9,1%; os caules 22,4%; as camisas 6%; o carolo 7,7%. Dos itinerários tecnológicos de recolha e transporte da palha de milho considerados, a recolha total de palha apresenta custos avultados, em termos de exportação de nutrientes e de matéria orgânica. O aproveitamento do carolo representa o itinerário com menor impacto nos valores de exportação dos principais nutrientes.
- Avaliação do efeito da data de plantação na produtividade e qualidade da variedade de brócolo (Brassica oleracea var itálica) "Naxos": estimativa da data de colheita a partir de dados da temperaturaPublication . Ferreira, Fernando Miguel Santos; Amaral, ArturNeste trabalho avaliou-se o efeito da data de plantação na produtividade e qualidade do brócolo (Brassica oleracea var. itálica). Simultaneamente, pretendeu-se correlacionar a duração do ciclo cultural do brócolo para o consumo em fresco, com os dados LST (“land surface temperature”) fornecidos pelo satélite EUMETSAT. O estudo foi desenvolvido com a variedade “Naxos” em diferentes datas de plantação. Foi instalado um campo experimental em solo franco-arenoso, localizado em pleno campo de cultivo, em Agolada de Cima. O ensaio foi instalado em blocos casualizados, avaliando-se o efeito de 4 datas de plantação (S29, S30, S31 e S32), na produtividade, peso e diâmetro médio das cabeças, qualidade e estimativa da percentagem de refugo. O tratamento que apresentou a maior produtividade foi o S29, com uma média de 7 158kg/ha. Em todos os tratamentos registou-se uma quebra acentuada da produtividade devido a problemas fitossanitários, destacando-se mais no S30, S31 e S32. As quebras de rendimento foram de 23%, 56% e 88% para S30, S31 e S32. O diâmetro médio das cabeças comerciais colhidas variou entre os 10 (S32) e os 12cm (S29, S30 e S31). O peso médio das cabeças foi mais elevado em S29, S30. Obtiveramse coeficentes de correlação elevados entre a Tmin do LST25 e a duração do ciclo da cultura.
- Avaliação do efeito de doses de potássio na produção e qualidade da batata de indústria "VR 808" : aplicação de "Patentkali®" em condições de cultura comercialPublication . Almeida, Maria de Lurdes dos Santos; Amaral, ArturA indústria de transformação de batata frita pretende produto de qualidade e com elevado rendimento industrial. Para tal, é fundamental realizar um plano de fertilização racional e equilibrado, respeitando o meio ambiente, intensificando o potencial produtivo das plantas. Neste trabalho são apresentados os resultados da avaliação do efeito de diferentes doses de potássio em condições comerciais de cultivo, aplicadas na forma de um adubo comercial na produção e qualidade de fritura da batata de indústria “VR 808”. Foram instalados dois campos experimentais, em 2015 e 2016, respetivamente, num solo arenoso em Marinhais, Salvaterra de Magos. O ensaio monofactorial foi instalado de acordo com um delineamento experimental em parcelas totalmente aleatórias, considerando-se um total de 4 repetições por tratamento e uma área total de 520 m2. O potássio foi aplicado em cinco tratamentos: K0-0 kg/ha, K1-100 kg/ha, K2-200 kg/ha, K3 -300 kg/ha e K4 -400 kg/ha expressos em K2O. Os tratamentos foram aplicados logo após a plantação, na forma de sulfato (K2SO4), utilizando-se o adubo comercial “PatentKali®”. Avaliou-se o efeito dos tratamentos na produção comercial, no calibre e nos parâmetros de qualidade dos tubérculos, particularmente, no teor de matéria seca, defeitos externos e internos. No ano de 2015 observou-se efeito dos tratamentos, tendo-se registado resposta à aplicação do K2O na forma de “PatentKali®”. No ano de 2016, não se observaram diferenças estatisticamente significativas entre tratamentos. Da análise efetuada no ensaio de 2016, apesar de existir uma resposta favorável à aplicação de potássio no número de tubérculos de calibre ≥60mm, não foi possível concluir que tenha havido efeito dos tratamentos ao nível deste parâmetro. No ano de 2016 verificaram-se diferenças significativas entre tratamentos (K1 e os restantes) relativamente aos teores de cálcio na matéria seca da folha e tubérculos.
- Evolução da qualidade de cebola armazenada, variedades "Pandero" e "Legend", em função da temperatura e aplicação de hidrazida maleicaPublication . Santos, Carlos José J. Asseiceira Salgado; Amaral, ArturA cebola representa no Ribatejo um dos produtos hortícolas de maior peso na economia agrícola regional. Os mercados dos produtos agrícolas são caracterizados por uma oferta contínua ao longo dos doze meses do ano. Actualmente é possível, garantir o fornecimento de cebola num apreciável período de tempo; no entanto, torna-se necessário proceder à sua conservação como forma de garantia de escoamento e regularização do abastecimento ao mercado. O material experimental constou de bolbos das variedades “Pandero” e “Legend” provenientes das plantações dos associados da Agromais e aplicação de um anti-abrolhante (hidrazida maleica), para que se tenha cebola não espigada com 6 meses de armazenamento, mantendo um equilíbrio no mercado durante o ano inteiro. As cebolas foram armazenadas em oito combinações; dois grupos da variedade “Pandero” um tratado outro não com HM, conservados a 4º C. Outros dois grupos da mesma variedade um tratado outro não com HM, conservados a 2,5ºC, repetindo a mesma forma na variedade “Legend”, com uma humidade relativa cerca de 75% (recomendada na conservação da cebola). Foram observadas as seguintes variáveis: podridão; espigamento; defeitos menores; defeitos maiores; defeitos totais e perda de peso. As observações foram realizadas em períodos de 15 em 15 dias, com os seguintes dias de conservação; 0; 16; 30; 46 e 59. O objectivo deste trabalho foi perceber os efeitos da hidrazida maleica e diferentes temperaturas (4 e 2,5ºC) sobre os parâmetros fisiológicos dos bolbos de cebola armazenados. Verificou-se uma menor podridão na temperatura a 2,5ºC, a HM reduziu o espigamento na variedade “Pandero” à temperatura de 4ºC, já sem HM o espigamento foi maior na “Pandero” à temperatura de 4ºC; com o abaixamento da temperatura de 4 para 2,5ºC houve uma redução de 5% no espigamento; os defeitos totais não foram afectados pela temperatura,
- Gestão e organização de empresa agrícola, no âmbito da agricultura sustentávelPublication . Nunes, Marco António Braulino; Amaral, ArturA apresentação do presente relatório tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Agricultura Sustentável, de acordo com o estabelecido no regulamento para obtenção do Grau de Mestre por Licenciados "Pré-Bolonha", que abrange as licenciaturas de cinco anos com, pelo menos, cinco anos de experiência profissional. O presente documento é composto por dois capítulos. No primeiro capítulo encontra-se a descrição sucinta do meu Curriculum Vitae, nomeadamente a experiência de formação, aptidões e competências. O segundo capítulo é composto pela apresentação detalhada da experiência e atividades desenvolvidas, ou seja, como é feita a gestão e tomada de decisão na empresa agrícola Courela da Figueira, ao longo de um ciclo cultural. É ainda apresentada uma breve reflexão para cada atividade desempenhada, permitindo demonstrar, mais facilmente, a evolução das competências adquiridas. O percurso académico e profissional realizado permitiram a aquisição de conhecimentos na área da produção agrícola sustentável, bem como um vasto conjunto de aptidões, como a capacidade de trabalhar em equipa, capacidade organizacional, competências sociais e gestão de projetos. A constante vontade de atualizar conhecimentos e adquirir novas competências técnicas tem sido um incentivo para continuar a frequentar cursos de formação, seminários, “workshops” e conferências dedicadas à área agrícola e a outras temáticas específicas.
- Validação do modelo do integral térmico para a ervilha (Pisum sativum L.) para a indústriaPublication . Gaudêncio, Gustavo Miguel Neto; Amaral, ArturA cultura de ervilha assume grande importância na região do Vale do Tejo. A cultura é realizada em sistema de cultura intercalar, na época de outono-inverno, a anteceder a cultura principal de primavera. O escoamento da produção na grande maioria é para a indústria de congelação, por esta razão há uma elevada necessidade de garantir o escalonamento da colheita de forma a perfazer a capacidade diária industrial de um modo contínuo. Perante esta necessidade e exigência cada vez mais rigorosa por parte das indústrias, há a necessidade de recorrer a ferramentas mais precisas para a execução do planeamento de sementeiras e respectivas colheitas, como tal, neste trabalho procurou-se validar um modelo do integral térmico para duas das principais variedades de indústria de congelação, a “Boogie” e a “Naches”. Para o cálculo do integral térmico foi considerado a temperatura base de 4,5° C e procurou-se comparar a data estimada para a colheita tendo em conta as unidades de calor dos três anos anteriores a 2018, ou seja, 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017 com as temperaturas reais de 2017/2018. Tanto a “Boogie” como a “Naches” apresentaram um desvio relativo às datas de colheita inicialmente estimadas para com as datas reais de colheita que não é significativo, pelo que o modelo de integral térmico poderá ser usado para estimar a data de colheita nestas duas variedades. No entanto, quando o parâmetro da temperatura base foi alterado para 1 °C obteve-se melhores resultados no caso da “Boogie”. Para a variedade “Naches” a relação entre os valores observados e estimados da data de colheita foi mais próxima para uma temperatura base de 2°C.