Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
452.36 KB | Adobe PDF | |||
60.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente existe um consenso alargado quanto à importância da educação sexual
em meio escolar. Dada a especificidade desta temática, as atividades de educação
sexual na escola devem envolver e informar as famílias sobre as suas intenções e as
suas práticas. As perspetivas de sexualidade que pautam o conhecimento das
crianças envolvem o seu contexto de vida mais próximo e as suas experiências,
consequentemente, cabe à escola a função de promover o desenvolvimento pleno dos
seus alunos. A compreensão da sexualidade passa, inevitavelmente, por incluir
diversas dimensões que incluem para além da componente científico-biológica, a
vertente afetiva, os valores e o contexto sociocultural de cada realidade.
O presente estudo consiste numa investigação de natureza qualitativa, realizado
através de uma recolha iconográfica que teve por base o desenho e uma breve
descrição do mesmo. O objetivo central desta investigação prende-se com o
conhecimento das conceções sobre a origem dos bebés em alunos de uma turma de
1.º Ciclo do Ensino Básico. Os desenhos foram elaborados por uma turma do 3º ano.
A recolha dos desenhos foi efetuada algum tempo após a abordagem do tema em sala
de aula. Através dos dados obtidos, verifica-se que estas crianças possuem,
maioritariamente, conceções deturpadas sobre fecundação evidenciando a mãe como
a única interveniente neste processo e, por outro lado, os conceitos científicos não são
utilizados de forma adequada. Assim, é importante que se invista no esclarecimento e
na melhoria das práticas de ensino deixando de se ficar em silêncio e de se sentir
pudor na abordagem deste tema, de forma a permitir a construção de conceções mais
científicas e uma formação mais sólida das crianças.
Description
Keywords
Educação sexual Fecundação 1.º Ciclo do Ensino Básico
Citation
Linhares, E., Matos, A.C., Aperta, D. & Correia, F. (2011). Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebés.IPS. Escola Superior de Educação. Poster apresentado no V Encontro do CIED - Escola e Comunidade. Lisboa, Escola Superior de Educação.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação