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- Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo ibéricoPublication . Glória, Ana; Rosa, Cláudia; Cavadas, BentoO lobo ibérico (Canis lupus signatus) é um predador de topo, cuja função ecológica é muitas vezes incompreendida. Historicamente suscitou muitos ódios e, mais recentemente, preocupações com a sua viabilidade enquanto espécie. Esta investigação diagnostica as concepções dos alunos dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo. Para tal, foram analisados 164 desenhos sobre essa espécie, os quais foram posteriormente classificados em 10 categorias de codificação. De forma geral, os resultados mostram que os alunos possuem uma visão favorável sobre o lobo e que têm alguns conhecimentos sobre as suas características e habitat. Concluiu-se que os alunos representaram frequentemente o lobo no seu contexto ecológico, a uivar e/ou ao luar e personificações dessa espécie e do seu contexto. Por outro lado, também se apurou que algumas crianças manifestaram concepções deturpadas e estereotipadas sobre a espécie lupina porque representaram-na como feroz, agressiva e que deve ser caçada ou presa em cativeiro. Estas concepções erradas podem servir de base para os docentes despertarem nos alunos a consciência da importância do verdadeiro papel do lobo no equilíbrio dos ecossistemas da Península Ibérica.
- Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebésPublication . Linhares, Elisabete; Matos, Ana Claúdia; Aperta, Daniela; Correia, FilipaAtualmente existe um consenso alargado quanto à importância da educação sexual em meio escolar. Dada a especificidade desta temática, as atividades de educação sexual na escola devem envolver e informar as famílias sobre as suas intenções e as suas práticas. As perspetivas de sexualidade que pautam o conhecimento das crianças envolvem o seu contexto de vida mais próximo e as suas experiências, consequentemente, cabe à escola a função de promover o desenvolvimento pleno dos seus alunos. A compreensão da sexualidade passa, inevitavelmente, por incluir diversas dimensões que incluem para além da componente científico-biológica, a vertente afetiva, os valores e o contexto sociocultural de cada realidade. O presente estudo consiste numa investigação de natureza qualitativa, realizado através de uma recolha iconográfica que teve por base o desenho e uma breve descrição do mesmo. O objetivo central desta investigação prende-se com o conhecimento das conceções sobre a origem dos bebés em alunos de uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os desenhos foram elaborados por uma turma do 3º ano. A recolha dos desenhos foi efetuada algum tempo após a abordagem do tema em sala de aula. Através dos dados obtidos, verifica-se que estas crianças possuem, maioritariamente, conceções deturpadas sobre fecundação evidenciando a mãe como a única interveniente neste processo e, por outro lado, os conceitos científicos não são utilizados de forma adequada. Assim, é importante que se invista no esclarecimento e na melhoria das práticas de ensino deixando de se ficar em silêncio e de se sentir pudor na abordagem deste tema, de forma a permitir a construção de conceções mais científicas e uma formação mais sólida das crianças.
- A prática da reciclagem no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Linhares, Elisabete; Cordeiro, Sofia; Marques, VanessaAs questões relacionadas com a Educação Ambiental ocupam, atualmente, uma posição central na vida de cada cidadão. As problemáticas ambientais são diversas e complexas. Tal complexidade conduz, por vezes, a um sentimento de incapacidade para atuar nessas situações. No entanto, não há dúvidas quanto à ligação existente entre o ambiente e o Homem. A atuação de cada um de nós reflete-se no equilíbrio dos ecossistemas. São muitos os desafios que se colocam para travar e minimizar muitos dos desequilíbrios existentes no ambiente e prezar pela sua sustentabilidade. O crescente aumento da população acompanhado por um consumo cada vez maior tem resultado numa crescente produção de resíduos. Importa assimilar práticas mais sustentáveis como reduzir o consumo individual, passando pela valorização e gestão de resíduos e, isto, desde tenra idade. A escola tem assim um papel essencial na formação de cidadãos dotados de conhecimentos, competências e valores de cidadania. A promoção de práticas sustentáveis e a consciencialização ambiental desde a escolaridade básica poderá fazer a diferença em crianças que serão o futuro do nosso planeta. Esta investigação teve como objetivos principais perceber: a) se para os alunos do 1.º CEB a separação dos resíduos é uma prática ou apenas um conceito teórico; b) compreender o papel e os contributos da escola para os hábitos de reciclagem; e c) verificar se existem diferenças de práticas de reciclagem entre as crianças do meio rural e urbano. Para tal, realizou-se um estudo exploratório com recurso ao inquérito por questionário. O questionário destinou-se a crianças do 1.º CEB de duas escolas, uma no meio rural e outra no meio urbano, a frequentar o 3º e 4º ano de escolaridade. Foram analisados 47 questionários. As questões do questionário pretenderam obter informações sobre a caracterização do aluno e sobre algumas práticas e conhecimentos de reciclagem. Os resultados sugerem que apesar da família e da escola contribuirem para a comprensão e implementação de práticas de reciclagem, de uma forma geral, existem ainda comportamentos e conhecimentos menos interiorizados pelos alunos. Parece ser necessário promover mais ações nas escolas para uma maior sensibilização e conhecimento das crianças no que respeita às questões ambientais que afetam as sociedades atuais. A prática da reciclagem aliada a valores ambientais deve ser realizada de forma continuada e significativa para envolver os alunos nestas questões e mantê-los interessados em desenvolver ações mais responsáveis.
- e-Moderation in Virtual Environments - Enhancing e-Learning Contexts in Higher EducationPublication . Loureiro, Ana; Costa, Cátia; Oliveira, Nuno Ricardo; Potes Barbas, MariaOur society is changing rapidly, as are all the citizens that are growing and living in this new, technology-enhanced age. Today’s society, and therefore today’s students, are interconnected, living in a digital age; taking advantage of the easy access to networks; being able to multitask. With today’s networked society we can observe a new way of learning that is discovery based. The Web is now not only an informational and social resource, but also a learning tool that enables new ways of creating and sharing knowledge. Thus, it become more open and interactive, stimulating the participation of users, our students become more active to interpret, analyze, discover, assess, act and solve. There is a growing trend in education and training towards the use of online and distance learning courses (e-learning format). This delivery format provides flexibility and accessibility; it is also viewed as a way to provide education in a more effective way to a broader community. Online courses are comfortable; they are built under the missive of “anyone, anywhere, anytime”. Everyone can participate from home or workplace. Online courses can be developed in a variety of ways, for example, using a LMS (Learning Management System), a LCM (Learning Content System), or a Web 2.0 tool (or some mixture). Teachers are becoming challenged to develop new strategies in order to fulfill the needs and enhance the skills of their digital age students. Combining technology and pedagogy, the e-learning keeps the main goal of learning held by the student, as well as the e-content, which should be interactive and multimedia format. With the development of technologies and the growth of Web, many e-learning solutions arose. Higher Education (HE) is a field that has been taking advantage from this technological development, giving students other ways to access education. Social networks appear to be emerging environments providing channels of communication, sharing and distribution that enhance communication with e-learning students, replacing traditional communication with platforms such as Moodle or acting as a supplement that ensures the participation of the whole community. Participating, collaborating and cooperating with peers are very important in e-learning education. Currently there are several gadgets that allow access to Internet and consequently access to wireless network, so more users are connected and are able to interact with others. This reality of being connected to the network called “always on”, leads to the creation of communication strategies that suit both “digital natives” and “digital immigrants” (Prensky). It’s a way of communicating where users spend more time browsing and posting than in e-mail - a clear shift for social websites / social networks. This paper will present and discuss, based on three implemented pilot studies, how students can benefit from the close contact with social networks and virtual worlds in order to enhance their collaborations and interactions and therefore achieve knowledge in an e-learning context. The target of this study was students from HE and the data has being collected by direct observation and questionnaires. We realized the importance of having a tutor along the course to support and moderate students and help them to understand the contents and to interact with peers.
- Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a famíliaPublication . Cavadas, Bento; Botelho, Irina; Pereira, Susana; Pereira, Tânia; Cortesão, VanessaA família possui uma importância crucial para o desenvolvimento das crianças, sendo uma temática abordada com alguma frequência no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo teve como principal objetivo aferir as concepções de 90 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a organização da sua família, através da análise iconográfica dos desenhos que elaboraram sobre o assunto. Num primeiro momento, os desenhos foram analisados qualitativamente, organizados em duas grandes categorias de codificação: i) família nuclear, ii) família nuclear alargada, e classificados em subcategorias de análise. Seguiu-se uma abordagem quantitativa que permitiu aferir que a maior parte dos alunos representou apenas a sua família nuclear, desenhando-a, tipicamente, com a envolvência de um cenário. Nesse cenário, o sol foi o elemento da natureza ilustrado com maior regularidade e as aves foram os animais representados com maior frequência. Pelo contrário, os que representaram a família nuclear alargada desenharam-na maioritariamente sem cenário. Em ambos os tipos de família, os elementos familiares foram desenhados principalmente no exterior da casa, o pai foi ilustrado frequentemente em maior destaque e o aluno representou-se essencialmente ao lado dos irmãos, quando os possuía. Os resultados apresentados neste trabalho poderão servir de base para os docentes desenvolverem actividades que conduzam os alunos a conhecerem e explorarem a diversidade de famílias e a respeitarem as diferenças entre as diversas tipologias familiares.
- Mestrado em Desporto com especialização em Educação Física Escolar - O Excesso de Peso dos Adolescentes: Programa de Intervenção na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama BarrosPublication . Vaz, Cláudia DanifEsta investigação teve como objectivo geral conceber e implementar um programa de intervenção na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Gama Barros (situada no Concelho de Sintra) e, consequentemente, conhecer a aptidão física associada à saúde de todos os alunos que frequentam o 3º Ciclo (7º, 8º e 9º Anos), e avaliar os efeitos do exercício físico no controlo do excesso de peso/composição corporal e na melhoria da aptidão física dos adolescentes. Para concretizar o objectivo referido realizou-se uma avaliação da composição corporal (peso/altura, índice de massa corporal, perímetro da cintura e % massa gorda) de todos os alunos do 3º Ciclo (465). Os alunos realizaram, também, alguns dos testes de aptidão física da bateria de testes do Fitnessgram, em particular os testes de resistência (vaivém) e de força e resistência abdominal. Todos os alunos que se encontravam com o índice de massa corporal maior ou igual a 24 Kg/m 2 foram referenciados com excesso de peso e encaminhados para o programa de intervenção de exercício físico, denominado PEPA. Este consistiu no acréscimo de uma aula de 45 minutos semanais às duas aulas de Educação Física já existentes no currículo Nacional, perfazendo assim um total de 180 minutos de exercício por semana. Dos 72 alunos referenciados (15,5% da amostra) apenas 14 integraram o programa PEPA de forma regular. Os resultados foram considerados bastante relevantes na melhoria da aptidão física e na diminuição da massa gorda dos alunos em geral. No entanto, no que concerne à variável índice de massa corporal, as alterações não foram tão significativas, uma vez que alguns alunos aumentaram. Os trabalhos práticos desenvolvidos em contexto escolar são bastante úteis e fundamentais para uma maior sensibilização, consciencialização e prevenção da problemática do excesso de peso entre os jovens.