Publication
Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebés
dc.contributor.author | Linhares, Elisabete | |
dc.contributor.author | Matos, Ana Claúdia | |
dc.contributor.author | Aperta, Daniela | |
dc.contributor.author | Correia, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2011-11-22T12:43:20Z | |
dc.date.available | 2011-11-22T12:43:20Z | |
dc.date.issued | 2011-11 | |
dc.description.abstract | Atualmente existe um consenso alargado quanto à importância da educação sexual em meio escolar. Dada a especificidade desta temática, as atividades de educação sexual na escola devem envolver e informar as famílias sobre as suas intenções e as suas práticas. As perspetivas de sexualidade que pautam o conhecimento das crianças envolvem o seu contexto de vida mais próximo e as suas experiências, consequentemente, cabe à escola a função de promover o desenvolvimento pleno dos seus alunos. A compreensão da sexualidade passa, inevitavelmente, por incluir diversas dimensões que incluem para além da componente científico-biológica, a vertente afetiva, os valores e o contexto sociocultural de cada realidade. O presente estudo consiste numa investigação de natureza qualitativa, realizado através de uma recolha iconográfica que teve por base o desenho e uma breve descrição do mesmo. O objetivo central desta investigação prende-se com o conhecimento das conceções sobre a origem dos bebés em alunos de uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os desenhos foram elaborados por uma turma do 3º ano. A recolha dos desenhos foi efetuada algum tempo após a abordagem do tema em sala de aula. Através dos dados obtidos, verifica-se que estas crianças possuem, maioritariamente, conceções deturpadas sobre fecundação evidenciando a mãe como a única interveniente neste processo e, por outro lado, os conceitos científicos não são utilizados de forma adequada. Assim, é importante que se invista no esclarecimento e na melhoria das práticas de ensino deixando de se ficar em silêncio e de se sentir pudor na abordagem deste tema, de forma a permitir a construção de conceções mais científicas e uma formação mais sólida das crianças. | por |
dc.identifier.citation | Linhares, E., Matos, A.C., Aperta, D. & Correia, F. (2011). Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebés.IPS. Escola Superior de Educação. Poster apresentado no V Encontro do CIED - Escola e Comunidade. Lisboa, Escola Superior de Educação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/555 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação | por |
dc.subject | Educação sexual | por |
dc.subject | Fecundação | por |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.title | Representações de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a origem dos bebés | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
oaire.citation.title | V Encontro do CIED ( Centro Interdisciplinares de Estudos Disciplinares - Escola e Comunidade | por |
person.familyName | Linhares | |
person.givenName | Elisabete | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-3FC8-245B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0532-4843 | |
person.identifier.rid | JWA-1916-2024 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57216489457 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a |
Files
Original bundle
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: