Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.44 MB | Adobe PDF | |||
515.45 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A oficina pedagógica direcionou-se a uma turma com 23 alunos do 4.º ano de uma escola pública de Santarém, no âmbito das
atividades desenvolvidas na semana da Ciência e da Tecnologia 2023. A atividade realizou-se no espaço exterior da Escola Superior
de Educação de Santarém, tendo tido a duração de vinte minutos. Os objetivos principais foram: sensibilizar para a problemática da
poluição dos ecossistemas florestais, identificar as suas causas e promover as respetivas soluções e desenvolver competências de
cariz ambiental que envolvam a participação ativa dos alunos na preservação dos ecossistemas. A oficina procurou promover os
objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o objetivo 13 (ação climática) e o objetivo 15 (proteção da vida terrestre), no
sentido de melhorar a educação e a capacidade dos estudantes para aprenderem soluções no que respeita às alterações climáticas. A
dinâmica iniciou-se com a leitura de uma estória sobre um parque florestal, representativo de um ecossistema fictício em equilíbrio,
destacando danos posteriores causados pelo ser humano e as respetivas consequências para a sobrevivência dos seres vivos. A
análise visual de ecossistemas saudáveis e poluídos foi o ponto de partida para a construção de ecossistemas poluídos, recorrendo à
utilização de legos. Posteriormente, os alunos propuseram soluções escritas em post-its, colando-as em diferentes ramos de uma
pequena árvore. As soluções apresentadas indicam que devem ser colocados mais ecopontos, plantar árvores, não poluir o ambiente
terrestre e aquático, cuidar e ser amigo do ambiente limpando-o e ajudando os animais, bem como participar em campanhas de
sensibilização. A avaliação baseou-se no desempenho, cumprimento do tempo e criatividade dos alunos, com uma avaliação não
formal realizada em grupo no final. Considera-se que os objetivos desta oficina foram alcançados através dos ecossistemas recriados
em legos e das soluções propostas pelos alunos no final da oficina.
Description
Keywords
oficina pedagógica ecossistemas florestais objetivos de desenvolvimento sustentável 1.º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogical Context
Citation
Linhares,E., Nobre,S., Amaro,M., Caridade,M., & Mendes,M.(2024, março 14 - março 15). Oficina Pedagógica: “Floresta, muito mais que árvores”.[Poster presentation]. Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024, Santarém.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Saúde de Santarém