Publicações de eventos científicos_ESGTS
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- Fundraising nas Instituições Particulares De Solidariedade Social: os casos da ABEP, ADESBA e APPDA-LeiriaPublication . Pereira, Agostinho; Pereira, Hugo Daniel Gomes; São João, RicardoQual a importância do Fundraising para a Sustentabilidade Financeira das IPSS?
- Análise dos ativos intangíveis com origem em Investigação & Desenvolvimento e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuárioPublication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Ferreira, LuísProblema de Investigação O investimento/desinvestimento da indústria do vestuário em I&D está relacionado o crescimento/decrescimento do VAB nesse subsetor do setor têxtil português?
- Análise dos ativos intangíveis com origem em Investigação & Desenvolvimento e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuárioPublication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Ferreira, LuísA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a Investigação e Desenvolvimento (I&D, que originam ativos intangíveis gerados internamente) e o Valor Acrescentado Bruto (VAB) no setor têxtil português (subsetor indústria do vestuário), no período de 2010 a 2017, tendo em consideração as categorias de atividade de I&D: investigação fundamental, investigação aplicada e desenvolvimento experimental). A metodologia adotada na investigação empírica é de natureza quantitativa, tendo por base a estatística descritiva e inferencial, com particular ênfase na análise bivariada através de coeficientes de correlação linear. No tocante à metodologia utilizada na revisão da literatura assenta numa pesquisa bibliográfica. Os resultados empíricos na estatística descritiva indicam que podemos tomar como representativas as médias amostrais do VAB e da I&D. Ao estratificarmos a análise por categoria de I&D as médias amostrais não são representativas. Na análise inferencial concluímos que as correlações são positivas e estatisticamente significativas entre I&D e o VAB. Esta investigação original pretende ser um contributo para as comunidades académica e empresarial possibilitando um conhecimento adicional das relações entre I&D que originam ativos intangíveis gerados internamente e o VAB, no período pós definhamento da fileira têxtil (entre 2002 e 2009) e entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC, 2010) para o subsetor da indústria do vestuário.
- Fundraising nas Instituições Particulares De Solidariedade Social: os casos da ABEP, ADESBA e APPDA-LeiriaPublication . Pereira, Hugo Daniel Gomes; São João, Ricardo; Pereira, AgostinhoA presente investigação tem como objetivo ilustrar o Fundraising como estratégia de financiamento em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). A pertinência desta temática, justifica-se uma vez que os apoios estatais concedidos e as verbas provenientes dos seus utentes, per si, não garantem a sustentabilidade financeira destas instituições. A investigação foi realizada, com recurso a inquéritos por questionário efetuados aos representantes de IPSS situadas na região Centro de Portugal e à análise dos seus Relatórios de Atividades e Contas, referentes ao período 2014 a 2022. Os resultados amostrais revelam que nas IPSS´s existe Fundraising, o que se traduz num impacto positivo nos seus resultados, pese embora não possuíam um fundraiser a tempo inteiro. Face ao exposto, é possível afirmar que o Fundraising é uma estratégia viável a considerar para fazer face às dificuldades financeiras vividas nas IPSS.
- Perceções dos Profissionais de Saúde Sobre Sustentabilidade Organizacional: Uma Análise Exploratória num Hospital Privado PortuguêsPublication . Leal, Susana; Beato, SóniaIntrodução. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 visam promover mudanças positivas, em prol de um mundo mais sustentável. Educação de qualidade, erradicar a pobreza, saúde de qualidade, vida na água e energia limpa e acessível são alguns desses objetivos e a sua importância traduz o fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade na humanidade, nos governos e nas organizações. As organizações em geral, e as de saúde em particular, têm um papel a desempenhar para se alcançar esse mundo mais sustentável. A sustentabilidade organizacional concretiza-se através das decisões tomadas a todos os níveis de uma organização, revestindo especial importância a adoção de uma abordagem estratégica, holística e integrada. Este estudo foca a realidade das organizações hospitalares e o papel que estas desempenham na consecução da sustentabilidade organizacional, conceptualizada em quatro dimensões (ambiental, social, económica e institucional). Objetivo. Este trabalho visa medir as perceções dos profissionais de saúde relativas às práticas de sustentabilidade organizacional de um dado hospital privado português. Metodologia. Realizou-se um estudo exploratório, descritivo, seguindo-se uma abordagem quantitativa. Foi desenvolvido um questionário especificamente para este estudo considerando outros existentes (e.g. do setor da educação) e com base na revisão da literatura. Recolheram- se dados primários através de questionário online respondido por uma amostra de 106 profissionais de saúde de um hospital privado português. Dos inquiridos, 75% são do género feminino, 65% são enfermeiros, 26% são médicos, 62% pertencem ao serviço de bloco operatório/admissão cirúrgica, 12% desempenham cargos de gestão, 52% trabalham na organização há 5 ou menos anos, 36% há mais de 10 anos. Resultados. Os resultados estão organizados pelas dimensões ambiental, social, económica e institucional da sustentabilidade. Para cada dimensão apresentam-se as práticas cujas perceções dos profissionais de saúde são mais elevada e mais baixas. De acordo com as perceções dos profissionais, a dimensão com melhor desempenho (maior concordância média) é a dimensão social (55% concordam), seguindo-se a económica (42% concordam) e a institucional (40% concordam); a dimensão com pior desempenho é a ambiental (38% concordam). Estudou-se a existência de diferenças nos resultados devido ao género, idade, antiguidade e função exercida. Conclusão. A organização hospitalar, segundo as perceções dos seus profissionais, apresenta diferentes níveis de desempenho quanto à sustentabilidade ambiental, social, económica e institucional. A dimensão social é a que apresenta maior maturidade ao nível da implementação e a ambiental a que apresenta menor maturidade de implementação. Surgem diferenças significativas nas perceções de algumas das práticas de sustentabilidade entre géneros, idade e função exercida. A antiguidade tem pouca influência nas práticas reportadas. Este estudo representa uma primeira tentativa de mapear o nível de desempenho de uma organização hospitalar ao nível da sustentabilidade, segundo as perceções dos seus profissionais, e sugere áreas de melhoria neste domínio para a organização em causa.
- Conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior quanto à sustentabilidade: a identificação de gapsPublication . Leal, Susana; Nascimento, João António Marujo do; Loureiro, Ana; Barradas, Luís Cláudio; Oliveira, Sandra; Messias, InêsIntrodução. Estudar o comportamento das pessoas em relação à sustentabilidade é fundamental para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Para a implementação e realização dos ODS, o nível de conhecimento dos indivíduos é essencial. As atitudes das pessoas desempenham um papel importante na promoção e realização dos ODS (Guan et al., 2019). Vários estudos têm-se centrado especificamente nos estudantes do ensino superior, medindo os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação à sustentabilidade (e.g., Afroz & Ilham, 2020; Aleixo et al., 2021; Leiva-Brondo et al., 2022; Salas-Zapata & Cardona-Arias, 2021). Afroz e Ilham (2020) constataram que os inquiridos tinham um elevado conhecimento e atitudes positivas em relação aos ODS, mas correlações negativas entre o conhecimento e prática. Objetivos. Este trabalho está inserido no âmbito do projeto Erasmus+ Time2act@SD e visa identificar as lacunas existentes ao nível do conhecimento, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior (EES), no contexto europeu, no que diz respeito à sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e económica. Metodologia. Seguiu-se um estudo de natureza descritivo e quantitativo. Aplicou-se o Sustainability Consciousness Questionnaire de Gericke et al. (2019) a uma amostra de 716 estudantes de instituições do ensino superior (IES) europeias. Dos participantes, 56,7% são do género feminino, 73,5% com idade igual ou inferior a 25 anos. A amostra inclui estudantes de todas as áreas disciplinares, mas as mais representadas são as ciências sociais. Há participantes de 15 países diferentes, mas a maioria das respostas provém de Portugal (35,2%), Turquia (19,6%), Chipre (15,1%) e Eslovénia (13,8%). Resultados. No domínio da sustentabilidade ambiental, as principais lacunas identificadas estão relacionadas com: (i) melhoria da qualidade da água através da redução da poluição; (ii) aumento da eficiência na utilização da água; (iii) promoção da saúde e do bem-estar através de uma maior utilização de transportes com energias limpas; (iv) utilização eficiente dos recursos naturais através da mudança de comportamentos individuais; (v) redução da produção de resíduos através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização; (vi) melhoria da educação sobre as alterações climáticas. No domínio da sustentabilidade social, as principais lacunas identificadas dizem respeito a:(i) boa saúde e bem-estar; (ii) educação para a cidadania global; (iii) igualdade de género. No domínio da sustentabilidade económica, as principais lacunas identificadas dizem respeito a: (i) erradicação da pobreza; (ii) educação para a literacia financeira; (iii) trabalho digno para todos; (iv) redução das desigualdades; (v) garantia de um consumo sustentável. Conclusão. Este trabalho permitiu identificar as áreas onde emergem mais lacunas ao nível dos conhecimentos, atitudes e comportamentos dos EES na Europa. Os resultados podem ser utilizados para melhorar os processos de ensino aprendizagem das IES e delinear estratégias que melhorem a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
- Improving diagnostic models for temporomandibular disease using cost-effective variables:an analysis of the Dimitroulis ClassificationPublication . Geraldes, Carlos Brás; São João, Ricardo; Cardoso, Henrique José; Angelo, David FaustinoTemporomandibular disorders (TMD) are a class of degenerative musculoskeletal and neuromuscular conditions involving the temporomandibular joint (TMJ) complex and surrounding musculature. The etiology of TMD is multifactorial, including biological,environmental, social, emotional, and cognitive triggers. Due to the complexity of the disease’s signs and symptoms, the diagnosis and correct treatment of TMD remain a challenge. The Dimitroulis classification (DC) divides TMD into five categories (DC1, DC2, . . . , DC5) based on the degree of disease severity with an indication for treatment. The classification is based on history and physical examination and diagnostic imaging is used to access intra-articular derangements. This process presented some subjectivity in the analysis and, has significant associated costs. The present study aims to identify variables based on patient complaints with lower associated costs and more objective, prompt, and less burdensome classification.
- Análise dos ativos intangíveis e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuárioPublication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Araújo, Luís Fernando Ferreira de; Ferreira, LuísA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre o Valor Acrescentado Bruto (VAB) e os Ativos Intangíveis no setor têxtil português (subsetor indústria do vestuário), no período de 2010 a 2017, tendo em consideração a dimensão da empresa. A metodologia adotada na investigação empírica é de natureza quantitativa, tendo por base a estatística descritiva e inferencial, com particular ênfase na análise bivariada através de coeficientes de correlação linear. No tocante à metodologia utilizada na revisão da literatura assenta numa pesquisa bibliográfica. Os resultados empíricos na estatística descritiva indicam que podemos tomar como representativas as médias amostrais do VAB e dos ativos intangíveis. Ao estratificarmos a análise por dimensão de empresa, no VAB as médias amostrais são representativas não se verificando o mesmo para os ativos intangíveis. Na análise inferencial concluímos que as correlações são estatisticamente significativas, ou seja, que existem relações positivas entre o VAB e os ativos intangíveis e entre o VAB e os ativos intangíveis nas médias empresas, no subsetor indústria do vestuário. Esta investigação original pretende ser um contributo para as comunidades académica e empresarial possibilitando um conhecimento adicional das relações entre os ativos intangíveis e o VAB, no período pós definhamento da fileira têxtil (entre 2002 e 2009) e entrada em vigor do SNC (2010) para o subsetor da indústria do vestuário.
- Cyber ethics of blockchain, AI and worldcoinPublication . Rodrigues, DarioThis paper discusses the evolution of cyber ethics steered by blockchain technology (BT), artificial intelligence (AI), and, perhaps, Worldcoin, which is an ambitious global project to build a decentralized "proof-of-personhood" encrypted in an anonymous "World ID" for each human being. To investigate the digital conundrum and evaluate the ethical implications of BT, Explainable AI (XAI), and Worldcoin, the "Cyberethics-Mix" framework will be a compass oriented to four cardinal points of ethics in cyberspace: Privacy (data protection), Property (data ownership), Precision (data accuracy), and Pervasiveness (data access). The paper's main conclusion is the ethical desirability of an inclusive and decentralized policy in cyberspace.
- Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education studentsPublication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, AlperA Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).