Repository logo
 
Publication

Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável

dc.contributor.authorLeal, Susana
dc.contributor.authorOliveira, Sandra
dc.contributor.authorLoureiro, Ana
dc.contributor.authorMessias, Inês
dc.contributor.authorBarradas, Luis CS
dc.contributor.authorNascimento, João
dc.date.accessioned2023-11-03T16:25:00Z
dc.date.available2023-11-03T16:25:00Z
dc.date.issued2023-10
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLeal, S., Oliveira, A., Loureiro, A., Messias, I., Barradas, L., Nascimento, J. (2023, October 26-27). Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável [Conference presentation abstract]. 5ª Conferência Campus Sustentável, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal. https://prometheus.ipvc.pt/conferences/ccs2023/papers/7526CCS2023.pdfpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.57910/ipvc-prometheus-7526ccs2023pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-9141-05-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4564
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.relationPT01-KA220-HED-000087984pt_PT
dc.relationUID/CED/04748/2020pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_PT
dc.subjectEducação para o Desenvolvimento Sustentávelpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.titleRevisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViana do Castelopt_PT
oaire.citation.endPage160pt_PT
oaire.citation.startPage159pt_PT
oaire.citation.title5ª Conferência Campus Sustentávelpt_PT
person.familyNameCristina Henriques Leal
person.familyNameAntunes de Oliveira
person.familyNameBarradas
person.familyNameNascimento
person.givenNameSusana
person.givenNameSandra Cristina
person.givenNameLuís Cláudio dos Santos
person.givenNameJoão
person.identifierCaptSkQAAAAJ&hl=en
person.identifier.ciencia-idC11A-1BD1-73C5
person.identifier.ciencia-id3B16-FE0E-C4F5
person.identifier.ciencia-id4613-28A7-2E51
person.identifier.ciencia-id7C16-4781-DE1C
person.identifier.orcid0000-0002-8796-8289
person.identifier.orcid0000-0002-1253-7409
person.identifier.orcid0000-0003-1326-9546
person.identifier.orcid0000-0002-4283-5829
person.identifier.scopus-author-id35107182300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication15622722-860e-4471-b5c9-32b5bdc3ee02
relation.isAuthorOfPublication748ebfa5-544c-484b-88a2-6b253e499c7d
relation.isAuthorOfPublicationcd18af44-3453-4204-98e0-bd3b41b1f516
relation.isAuthorOfPublicatione35e8f30-17a1-429e-a1cf-c45df2ff8e09
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye35e8f30-17a1-429e-a1cf-c45df2ff8e09

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Susana_Leal etal_CCS2023_Oral_Communication.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: