Publication
Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável
dc.contributor.author | Leal, Susana | |
dc.contributor.author | Oliveira, Sandra | |
dc.contributor.author | Loureiro, Ana | |
dc.contributor.author | Messias, Inês | |
dc.contributor.author | Barradas, Luis CS | |
dc.contributor.author | Nascimento, João | |
dc.date.accessioned | 2023-11-03T16:25:00Z | |
dc.date.available | 2023-11-03T16:25:00Z | |
dc.date.issued | 2023-10 | |
dc.description.abstract | As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros. | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Leal, S., Oliveira, A., Loureiro, A., Messias, I., Barradas, L., Nascimento, J. (2023, October 26-27). Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável [Conference presentation abstract]. 5ª Conferência Campus Sustentável, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal. https://prometheus.ipvc.pt/conferences/ccs2023/papers/7526CCS2023.pdf | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.57910/ipvc-prometheus-7526ccs2023 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-9141-05-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4564 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.relation | PT01-KA220-HED-000087984 | pt_PT |
dc.relation | UID/CED/04748/2020 | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | pt_PT |
dc.subject | Educação para o Desenvolvimento Sustentável | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.title | Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viana do Castelo | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 160 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 159 | pt_PT |
oaire.citation.title | 5ª Conferência Campus Sustentável | pt_PT |
person.familyName | Cristina Henriques Leal | |
person.familyName | Antunes de Oliveira | |
person.familyName | Barradas | |
person.familyName | Nascimento | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Sandra Cristina | |
person.givenName | Luís Cláudio dos Santos | |
person.givenName | João | |
person.identifier | CaptSkQAAAAJ&hl=en | |
person.identifier.ciencia-id | C11A-1BD1-73C5 | |
person.identifier.ciencia-id | 3B16-FE0E-C4F5 | |
person.identifier.ciencia-id | 4613-28A7-2E51 | |
person.identifier.ciencia-id | 7C16-4781-DE1C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8796-8289 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1253-7409 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1326-9546 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4283-5829 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35107182300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 15622722-860e-4471-b5c9-32b5bdc3ee02 | |
relation.isAuthorOfPublication | 748ebfa5-544c-484b-88a2-6b253e499c7d | |
relation.isAuthorOfPublication | cd18af44-3453-4204-98e0-bd3b41b1f516 | |
relation.isAuthorOfPublication | e35e8f30-17a1-429e-a1cf-c45df2ff8e09 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e35e8f30-17a1-429e-a1cf-c45df2ff8e09 |